Além de escolher uma série de itens para o casamento, não podemos esquecer os cuidados pessoais com a pele e outros tratamentos estéticos. Não há maquiador que faça milagres em uma pele mal tratada. Por isso, é extremamente importante adotar hábitos de limpeza e cuidados específicos às necessidades da sua pele.

Produtos dermatológicos não são baratos, mas funcionam e se pensarmos na quantidade de cosméticos que compramos e não usamos, ou não vemos resultados satisfatórios, hoje penso que realmente vale muito a pena investir nos produtos corretos, que agregarão muitos benefícios a nossa saúde, ainda que gastemos mais com isso. A relação custo-benefício realmente compensa.

Pensando nisso, agendei uma consulta com a Dra. Adriana Drummond, na Tijuca. Ela é ótima e me indicou os seguintes produtos para a minha rotina de cuidados diários:

- Sabonete líquido Suavié – Darrow – Indicado para peles oleosas e sensíveis. Proporciona refrescância e sensação imediata de limpeza. Percebi que houve uma diminuição visível dos poros dilatados. Gostei bastante. Uso duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

- Eau Thèrmale Avène – água termal da marca francesa Avène, confere suavidade, maciez e hidratação à pele, além de auxiliar nos processos de cicatrização. Outro produtinho milagroso que indico muito. Sempre achei frescurinha borrifar água termal no rosto, ainda mais pelo preço nada convidativo do produto. Mas é impressionante os benefícios  que proporciona, a pele fica ótima, radiante. Borrifo após lavar o rosto com o sabonete e deixo secar naturalmente, de uma a duas vezes por dia.

- Minesol Oil Control FPS 30 – ROC – Filtro solar para uso diário, toque seco, indicado para pele oleosa. Confesso que nunca consegui usar cremes diurnos, pois na minha pele ultra oleosa, nenhum deles resiste à primeira exposição de luz solar. Me surpreendi bastante com esse filtro, pois o rosto fica matificado após o uso. Nenhum resquício de oleosidade. Sem contar, que o filtro solar é um item indispensável na rotina de cuidados diários, diria até que o mais importante deles, dada a função de prevenção ao foto-envelhecimento. Deve ser usado também nos dias nublados ou chuvosos, pois mesmo nesses dias há radiação de luz solar. Uso após a limpeza do rosto, pela manhã.

- creme manipulado à base de ácido kójico e alfa bisabolol: atua no clareamento de manchas  e tem princípios antioxidantes. Uso à noite, após a limpeza da pele.
- cápsulas manipuladas à base de picnogenol: poderoso antioxidante, melhora a textura da pele e atua regulando diversas taxas do organismo.

Por incrível que pareça, sempre soube que minha pele era oleosa, mas nunca me atentei para o fato de que além de oleosa, era também sensível. Sempre achei que a vermelhidão e ressecamento que alguns produtos provocavam eram reações normais dos mesmos, já que eram específicos para retirar o excesso de oleosidade. Porém, a Dra. Adriana me explicou que não, minha pele é sensível e por isso, os produtos indicados por ela seguem essa linha também.

Estou seguindo esta rotina de cuidados e já é notável uma melhora significativa na minha pele. Tenho a impressão que o tom ficou uniforme e ela tbm está macia e com aparência saudável. Confesso que no início, senti falta de um hidratante facial, mas hoje vejo que não é necessário no meu caso, pois a água termal cumpre bem esse papel. Estou adorando os resultados e a ótima sensação de estar fazendo a coisa certa e prevenindo o envelhecimento precoce.

Outra dica que eu acho quente também é tomar vitamina C todos os dias. Tenho feito isso há uns dois meses e, coincidentemente ou não, acho que minha imunidade melhorou bastante. Além de prevenir gripes e resfriados, ela tem ativos antioxidantes, então, com o corpo funcionando bem, isso é refletido externamente. Tomo aquelas efervescentes mesmo, tenho comprado o Energil C, mas há opções em cápsulas tbm.

Não deixe de consultar sua dermatologista, somente ela poderá receitar os produtos certos para o seu tipo de pele.