É claro que essa dúvida sempre passou pela nossa cabeça (na verdade passa sempre), ainda mais quando somos nós que arcamos com todas as despesas.

Comecei a trabalhar bem cedo e no meu primeiro emprego eu ganhava 560 reais como Office boy. Pensar que hoje estamos falando da organização de um evento em torno de 30 a 40 mil reais é bem compreensível se colocar em cheque a sua realização. Falo isso só para demonstrar que sei muito bem o preço das coisas. Sei até demais, o que me fez levar até a fama de pão duro na família. Uma vez recebi até um “elogio” de uma tia: “Nossa a sua afilhada está a cada dia mais parecida com você, ela é a maior pão dura!! Não há quem a faça gastar o dinheirinho”. Acho que foi um elogio, mas não sei precisar se foi essa a real intenção do comentário.

Essa minha “mini biografia” hehe é só para explicar que não temos que fazer festa porque o familiar X ou Y quer nos ver casando e dando a festa ou nada do tipo e sim porque nós dois queremos muito registrar esse momento.

Essa realidade é um pouco diferente de quem tem uma festa financiada pelos familiares, que apenas escolhem os fornecedores baseado no que podem. Agora de presente, por mais que reduzido que o orçamento possa ser, foi dado e não sai do seu bolso. Em momento algum quero parecer criticar quem tem essa realidade, até porque adoraria poder ganhar algo do tipo, óbvio!! Só que sem dúvida nenhuma olharei de outra forma cada detalhe contratado.

Provavelmente você já deve ter ouvido milhões de razões para não fazer uma festa de casamento, vou elencar algumas que me parecem mais lógicas. Vou partir do valor que acho que custa uma festa, cerca de 40 mil reais, baseado no tenho pesquisado. Esse valor contempla tudo, igreja + festa + itens que quiser a mais (dia da noiva, convites, aluguel de roupas... nos meus cálculos ficou uma pouco mais que isso, mas vamos ter isso como parâmetro).

- Segundo a ABF com 40 mil reais é possível iniciar mais de 20 tipos de franquias (exemplos como curso Kumon, corretora de seguros e cursos de idiomas);

- Com essa grana é possível dar entrada em um apartamento avaliado em até 200 mil reais;
Com 40 mil reais podemos equipar uma casa inteira de três quartos. Como tudo que tem direito!! Eu sei porque já fiz essas contas. Com direito a TV de LCD, refrigerador, Blu-ray, frigobar no quarto e o que puder sonhar;

- Aplicando hoje 40 mil reais em um fundo de previdência de curto prazo, pode ser da Caixa Econômica mesmo. Colocamos apenas o dinheiro lá como aporte e não depositamos mais nada durante 15 anos. No final desse período teremos uma reserva de R$ 145.699,29 reais. Na poupança você teria uns 126 mil reais. Acho que tá bom né hehe

Essas razões são indiferentes de se você é rico, milionário ou com um orçamento apertado. Dinheiro gasto é dinheiro gasto e na boa, 40 mil fazem diferença para qualquer um!!

Depois disso tudo, vocês vão me perguntar: “Pq diabos você tá fazendo festa, parece maluco!”, a questão é que sempre sonhei com isso e sempre quis uma cerimônia na igreja e tal. Também sei da importância que esse evento tem para minha noiva, é de fato um rito de passagem mais importante para a mulher do que para o homem.  Digamos que 80% é a minha vontade de ter uma festa e 20% é a vontade de ver a carinha de felicidade dela na hora.

Minha bisavó trabalhava em uma casa de família e lá morava com a minha avó, meu avô começou a vida como mensageiro de hotel e veio para o RJ da Paraíba com 13 anos de idade sozinho para trabalhar e eles casaram na igreja Nossa Senhora da Paz com uma recepção. Meus pais casaram na igreja Santa Margarida Maria mais ou menos como nós estamos fazendo e meus sogros também casaram com recepção arcando com todos os custos. Acho que merecemos também, isso só nos demonstra que não existe imposição e sim foco na realização e disposição de privações em outros pontos. Pois é óbvio que teremos que abdicar de algumas coisas em prol da realização do evento (viagens, compras, poupanças...).

Lembro-me de pequeno com um binóculo de ver fotos através de negativos, muito comum na década de 80, vendo as fotos do casamento da minha mãe perguntando por que eu não estava lá. Gostaria que meus filhos pudessem ter o mesmo questionamento.

Não adianta que falar que iremos fazer depois, vamos esperar as coisas melhorarem (mesmo que as coisas estejam boas as pessoas sempre falam isso, talvez uma certa falsa modéstia para ninguém pedir dinheiro emprestado)  e acabaremos não fazendo. Aí virão outras responsabilidades, compras de casa, viagens sonhadas, um primeiro filho... aí que não vem mesmo. Caro sempre foi casar, com a diferença que na época dos pais da minha noiva com 50 mil se comprava uma boa casa para morar. Hoje você faz uma festa e não dá para comprar apartamento em lugar algum do Rio.

Resumindo, hoje sabendo do preço de uma festa consigo manter os dois diálogos abaixo:

Diálogo 1:
Pessoa: - Casar é muito caro!! É um absurdo fazer uma festa! Dá para ir para a Europa e Estados unidos juntos com esse dinheiro!! Sou muito mais fazer uma viagem, comprar mil coisas!!
Marcelo: - Realmente é muito caro mesmo. Dá para fazer muita coisa com esse dinheiro.

Diálogo 2:
Pessoa: - Tem que fazer uma festa de casamento! É um momento único que não volta mais.
Marcelo: - Também acho. Tem que ser feito, é muito bonito, é o momento de início de uma família. Quem nunca sonhou com algo do tipo. Eu faria mesmo!!

Acho que cada um tem a sua realidade, as suas necessidades e sabe o que é melhor para o seu presente e futuro. O que não concordo é denegrir uma coisa, se a pessoa não pode ou não acha que vale a pena. Opinião é sempre bom, mas se a pessoa quer fazer algo tipo irá mesmo fazer. Não criticar é no mínimo educado. Ninguém está pegando o dinheiro pra torrar em Vegas ou ir para a Cracolândia em Sampa. Hehe

Boa sorte para quem está nessa loucura como nós!!