Estamos agora na saga para a escolha de um destino de Lua de Mel. A grana ultra mega apertada, mil coisas para comprar para montarmos a casa e ainda estamos com “pretensão” de querer fazer uma super viagem. O Raul Seixas tinha uma música que falava “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Por isso, vamos que vamos sonhando mesmo!!

O nosso principal problema é definir o local exato e termos um norte. Pensamos muito em Cancún ou Punta Cana, mas achamos o gasto médio por dias dessa viagem muito alto. Temos tantos destinos que sonhamos em ir, mas não queríamos pegar um só por pegar para ter uma Lua de Mel em um lugar legal. Estamos na dúvida entre escolher um lugar para ir ou irmos para o lugar que sonhamos. Se eu tivesse que elencar apenas um lugar para conhecer no mundo, seria Paris. Graças a Deus a Dani pensa o mesmo e ficamos nesse grande dilema. Se ferrar um pouquinho ou meter logo o pé na jaca, pois é mais ou menos isso. Dinheiro sobrando nós não temos para viagem alguma, mas sempre rola aquela ideia de fazer uma viagem inesquecível. Afinal, estamos em Lua de Mel né!!??

Nessa onda, fiquei me perguntando de onde surgiu esse termo “Lua de Mel”. Há diversas versões sobre como se originou a lua de mel. Uma delas é de que na Roma Antiga, o povo espalhava gotas de mel na soleira da casa dos recém-casados. Outra afirma que entre os povos germânicos, era costume casar na lua nova, e os noivos levavam uma mistura de água e mel, denominada hidromel, para beber ao luar.

A que reponta mais a antiguidade é de dois mil anos antes de cristo, na Babilônia, o pai da noiva oferecia ao genro hidromel, para ser consumida nos 30 dias imediatos ao casamento, quando os noivos comemoravam, só entre eles, a união matrimonial. Na época, a contagem dos dias era feita pelo calendário lunar, razão pela qual esse período de comemoração ficou conhecido como "lua de mel".

Existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu a tradição atual da lua de mel.

Uma das primeiras referências a uma lua de mel está em Deuteronômio 24:5: "Se um homem tiver se casado recentemente, não será enviado à guerra, nem assumirá nenhum compromisso público. Durante um ano estará livre para ficar em casa e fazer feliz à mulher com quem se casou."

Originalmente "lua de mel" simplesmente descreveu o período logo após o casamento quando as coisas estão na sua fase mais encantadora. Presume-se que ela dure em torno de um mês. O primeiro prazo para isto em Inglês foi honeymoon, que foi registrado já em 1546.

Na cultura Ocidental, o costume de um casal recém-casado sair de férias juntos originou-se no início do século 19 na Grã-Bretanha, um conceito emprestado da elite indiana, no subcontinente indiano. Casais da alta classe teriam um "tour de noiva", por vezes acompanhados por amigos ou familiares, para visitar parentes que não puderam comparecer ao casamento. A prática logo se espalhou para o continente europeu e era conhecido como voyage à la façon anglaise (viagem em estilo Inglês) na França a partir da década de 1820.


Lua de mel no sentido moderno (ou seja, uma simples viagem de férias empreendida pelo casal) generalizou-se durante a Belle Époque, como um dos primeiros exemplos de turismo de massa moderno. Isso aconteceu apesar da desaprovação inicial por um parecer médico contemporâneo (que se preocupou com a saúde frágil das mulheres) e por guias savoir vivre (que lamentou a atenção do público atraído pelo que foi assumida como a iniciação sexual da mulher). Os destinos de lua de mel mais populares na época eram a Riviera Francesa e Itália, em particular os seus balneários e cidades românticas como Roma, Verona e Veneza. Normalmente lua de mel começaria na noite em que eram casados, com o casal saindo no meio da recepção para pegar um trem ou navio atrasado. No entanto, no século 21, muitos casais não saem até 1 a 3 dias após a cerimônia e recepção, a fim de amarrar as pontas soltas com o local de recepção e / ou simplesmente desfrutar da recepção em sua plenitude e ter uma noite relaxante, depois de se recuperar, antes de empreender uma longa viagem.