Hoje em dia temos milhões de casas de empréstimos consignados ou financiamento. Já ouvi histórias de pessoas que pegaram empréstimo para fazer uma festa de casamento. O que eu condeno veemente, sou mais do que a favor como disse aqui para a realização do evento. Mas loucura não aconselho a ninguém. Faça a coisa bem pensada, junte uma reserva com o companheira (o) e contrate o que está dentro da sua realidade. Não adianta ficar vendo as fotos do casamento da Angélica ou da famosa da estação que você só irá se decepcionar. Tenho certeza que encontrará uma forma de viabilizar.

Por isso a minha dica é traçar primeiro o que você não quer de maneira nenhuma e se situar no que realmente está dentro do orçamento. Aqui no rio espaço Lajedo, MAM ou Hípica são locais impossíveis. Locais lindos, mas fora da realidade de uma penca de pessoas.

O engraçado é que hoje em dia para comprar qualquer carro de 20 mil, existem trilhões de tipos de financiamentos, sem nada de entrada e tal. Quando se fala de uma festa de casamento, falam para você que é 35 mil reais para pagar em até 10 dias da festa e você tem que achar normal. “Ah tá, tranquilo. Esse mês eu ganhei o salário do Ibrahimovic. Vai mole”.

Um DJ de uma festa é um preço. Vai falar para ele que é casamento só!! Venha preparado porque as coisas são caras mesmo. É como aquela história de leilão de licitação na iniciativa pública, é um preço dos produtos para a empresa X e três vezes maior para a Petrobrás. Só que a Petrobrás é você!!

Dá um sentimento estilo Pistoleiro sem Nome do Clint Eastwood, dá vontade de pegar uma arma e falar “Tá certo mesmo isso, é impressão minha ou você está me roubando?!!”. Pois tem lugares que só falta o cara vir armado no estilo faroeste mesmo, porque é um assalto mesmo. O cara vem armado, e você está tão na pilha que é como se estivesse também. Dá vontade de levantar, não falar seu nome e ir embora. Beira a algo ofensivo.

O que eu to querendo dizer é que o preço apresentado não justifica os serviços. A santa matemática é a mesma para todos. Não é possível. Vocês devem estar achando que eu to exagerando e tal, mas já recebi:

Orçamento de decoradora sem entrar com nenhum material para um projeto (projeto você entende um desenho no AutoCAD) de R$15 mil reais. É claro que tinham mil detalhes de organização e é claro também que ela tem a maior experiência nessas ocasiões. Mas não estou falando de pouco dinheiro.

Em um orçamento para uma casa de festas, tinha alguns extras. Um deles era uma chuva de prata na hora da dança de R$ 895 reais. O problema é a sujeira depois ou o preço do papel picado? Caraca meu irmão, com essa grana eu contrato uma senhora da limpeza o mês inteiro, já que o preço deve ser da limpeza né, sei lá. Como pode isso??

Tenho outro de um conjunto de velas em uma piscina de mil reais. Mil reais em meia dúzia de velas, aí dá para falar que casar é barato. O caro é comprar vela.

Não estou aqui para falar mal não, e nem ficar diminuindo o trabalho de ninguém. Cada um sabe o preço do seu trabalho e se recebi orçamentos desse tipo é porque tem gente que paga. Só não desista quando receber algo do tipo, existem muitas pessoas fazendo um bom trabalho. O ideal é acharmos algo que possamos dizer: “Esse preço vale a pena. Não é barato, mas o meu dinheiro está sendo bem investido.”.