(Nota: tá, eu sei que o assunto é velho, que toooodo mundo já falou sobre ele assim que a matéria saiu no jornal. Mas como acho as dicas valiosas e atemporais, resolvi postar assim mesmo. Ele está aqui guardadinho há séculos, mas acabei não tendo oportunidade de publicar).

Cada pessoa possui um estilo próprio que se reflete em tudo no seu dia a dia: o modo de andar, falar, gesticular, os gostos e aptidões pessoais, a maneira de se vestir e se portar, que a destaca entre tantas outras. Todo esse repertório deve ser considerado pela noiva ao planejar seu casamento. Não adianta você ser super "cool" e despojada e insistir em um casamento tradicional para agradar às famílias. Ou vice-versa. É preciso sempre levar em consideração que o casório deve refletir a personalidade e o jeitinho dos noivos, do contrário, não fica legal. Já pensou em todo o tempo dispendido, todo o dinheiro gasto, em uma festa para "cumprir protocolo", em que fica evidente a falta do toque pessoal dos noivos? Por isso, se agradem primeiro. Realizem as suas vontades antes de qualquer coisa. Sejam felizes e tenham o casamento que sempre sonharam. Porém, algumas "regrinhas" serão sempre válidas. Quanto menos detalhes rebuscados e modismos passageiros tiver em seu casamento, melhor. Menores as chances de olhar o seu tão idealizado ábum de casamento e achar que faria tudo diferente. Ou escondê-lo das visitas devido aquela manguinha bufante tão anos 80! rsrs

E para ajudar nessa tarefa, a estilista Carol Hungria (superbadalada aqui no Rio e designer de vestidos belíssimos), autora do "Miniguia de Estilo da Noiva Atemporal", lista 15 dicas espertas para ajudar as noivinhas a acertarem sempre, independente do estilo que tenham, mostrando que algumas coisas nunca saem de moda mesmo, publicadas no Caderno Ela, do jornal O Globo. Confesso que concordo com a Carol em gênero, número e grau. 

1. Use esmalte clarinho. Unhas vermelhas só para casamentos bem despojados ou noivas ousadas.

No dia-a-dia, adoro um vermelhão bem aberto, mas acho que o dia do casamento pede mesmo um ar mais angelical, esmalte clarinho ou francesinha, assim como uma maquiagem também sutil, porém muito bem feita.
 
2. Não desça do salto! Escolha um salto confortável, que você consiga ficar a festa toda. Vestido de noiva chiquérrimo não combina com Havaianas.

Sei que nessa, vão me apedrejar! kkk Mas nunca, nunquinha na minha vida, apesar de achar fofo aquelas havaianas lindas e personalizadas, que 90% das noivas dão como lembrancinha, pensei em tirar o salto e cair no chinelinho no meu casamento. Acho o máximo ver o povo se acabando de dançar e usando o mimo, mas eu não usaria. Deixaria para as convidadas mesmo. 
 
3. Opte por um penteado que, além de lindo, dure a festa inteira.

Essa dica dispensa comentários. O que eu já vi de fotos de noiva produzidas por profissionais badalados, com o cabelo totalmente despencado e sem um pingo de make no fim da festa é de fazer chorar. Lembre-se que seu belo álbum de fotos estará lá, ad eternum, para te lembrar disso.
 
4. Make muito forte pode carregar o visual e te deixar diferente do que você costuma ser. Maquiagem é lindo e toda mulher gosta, só não pode mudar a fisionomia.

Concordo TOTAL com a Carol e quase tenho um mini-ataque quando vejo aquelas noivas transformadas pelo make. Maquiagem boa e bem feita não é aquela que te transfoma em outra pessoa, mas sim disfarça os defeitinhos e ressalta o que vc tem de melhor. Olhão, bocão e carão fica muito legal na night, mas em casamento fica over.

5. Escolha um buquê perfeito, que não combine demais com o seu vestido e nem com a decoração, mas também não combine de menos. Ele precisa ter o mesmo clima da sua festa sem parecer que é parte dos arranjos.

Taí uma coisa difícil de conseguir, pois geralmente estamos tão focadas na paleta de cores da festa que fica difícil mesmo fugir dela no bouquet. Esse item requer muita inspiração mesmo e um fornecedor com bastante bom-gosto e que entenda bem do que faz, ou vc corre o risco de ficar com a sobra da decoração da igreja nas mãos!
 
6. Cuide-se! Hoje em dia é tão simples e acessível fazer limpeza de pele, clareamento nos dentes, massagem modeladora, etc.

Básico, né? Toda noiva quer ser diva, linda e magra.

7. Não dê chilique. Noiva educada é elegante até mesmo nervosa.

Sem dúvida. Não se estresse nesse dia e deixe todas as tarefas e pepinos sob responsabilidade de sua cerimonialista ou alguém de sua confiança.
  
8. Fique linda, mas sem perder sua essência. Seja a sua melhor versão, fique maravilhosa sem fugir do seu estilo. Não se fantasie de noiva, seja uma.

Outro item que concordo MUITO! Seja vc mesma, dê o seu melhor, sinta-se linda e o mais é consequência.
 
9. Já foi o tempo em que casamento era sinônimo de ostentação. Faça o seu do jeito de vocês, com charme e personalidade.

Já dizia Marie Claire que chique é ser inteligente. O simples é o novo chique.
 
10. Experimente um véu, independente do seu tipo de casamento ou do seu vestido (eliminando os curtinhos, claro). Caso contrário, você vai sempre ficar na dúvida se teria ficado lindo ou não. E quem sabe você não se encanta por ele?

Noiva de véu é a coisa mais linda do mundo. Sem mais.
 
11. Fuja das luvas, é cafona por natureza. Mas se mesmo assim quiser usar, opte por um modelo transparente de tule italiano ou de seda com botões forrados.

Ai, gente, luva é brega demais! E menos é mais.
 
12. Marca de biquíni não é sinônimo de “sou chique porque vou à praia”. É brega! E nem pense em corrigir com maquiagem. A base pode manchar todo o vestido, ainda mais depois de suar na pista de dança.

Até eu que sou carioca até o último fio de cabelo e AMO praia, concordo. Meu último verão de cortininha, ano que vem me jogo no tomara que caia.
 
13. Fuja do estilo sexy. Guarde isso para a noite de núpcias e para a lua de mel.

Mais uma vez, a combinação carão - bocão - olhão - decotão não combina com noiva!
 
14. Não adianta estar linda e estar desconfortável. É possível combinar as duas coisas.

Prove quantas vezes forem necessárias seu vestido, grinalda e sapatos. Ande com eles em casa. Não deixe as surpresas desse tipo para o grande dia.
 
15. A felicidade é o melhor cosmético.

Posso curtir mil vezes, Carol? ;)