Sempre gostei de história e tenho um fascínio por livros biográficos. Já li biografias das mais variadas e o que mais me impressiona é visualizar em como o passado interfere na formulação do conceito maior sobre a pessoa. Como vamos nos moldando, baseados nas experiências anteriores.

Com o casamento não é diferente, comecei a pesquisar a história dele na sociedade e como algumas coisas tidas como “normal” atualmente foram sendo moldadas ao longo da história. Todo mundo aprende na primeira aula de geografia que a família é o primeiro grupamento, para depois irmos gerando núcleos até termos a sociedade como um todo. A família é a unidade básica da sociedade, sendo o casamento o pontapé inicial para a sua formação.

Mas como eram as primeiras junções ao longo da história? Como era a importância disso para eles? Como nossos ascendentes mais longínquos que nem conseguimos concatenar se uniram?

Gostei muito de conhecer alguns detalhes e fiquei surpreso como muitas coisas acontecem há muito e muito tempo. Vou postando no cronograma abaixo para não ficar longo demais. O resultado foi fruto de pesquisa simples na internet, posso ter errado em alguns pontos e/ou as fontes podem não ter sido muito confiáveis. Por isso já me desculpo antecipadamente por qualquer erro. Espero que gostem!!

  • Parte 1: História do Casamento: Roma Antiga
  • Parte 2: História do Casamento: Idade Média e Revolução Francesa
  • Parte 3: História do Casamento: Ritual Indígena
  • Parte 4: História do Casamento: Do vestido Branco aos dias de Hoje
Casamento Lauren Bush (Neta de George Bush) e David Lauren (Filho de Ralph Lauren). O vestido foi desenhado pelo pai do noivo.