A indústria das lembrancinhas de casamento cresce em progressão geométrica a cada ano, e a variedade de opções disponíveis é infindável. Tudo o que você possa imaginar é encontrado, e o que não pode, também. Confesso que vejo cada coisa às vezes, que nem acredito (para o bem ou para o mal).

Eu, particularmente, acho que as lembranças devem ser úteis ou comestíveis. Cacarecos não são legais, gente. Acho um dinheiro super mal gasto, cuja lembrancinha provavelmente será descartada no dia seguinte. Acho bacana para os noivos terem uma caneca com suas fotos e data gravadas, ou uma toalhinha bordada com as iniciais, ou um porta-retrato com a foto do grande dia. Mas qual a probabilidade de um convidado guardar um item desses ou deixá-los como decoração das suas casas? Mínima, né? Até vejo algumas opções desse tipo personalizadas com os nomes dos padrinhos, ai até vai, porque é carinhoso e denota um cuidado específico com aquela pessoa querida, mas coisas dos noivos, acho que não rola. Sei que muitas noivinhas não pensam assim, isso é algo bem pessoal mesmo. E cada um deve presentear seus convidados com algo que lhes agrade, sem dar muitos ouvidos a opiniões alheias.

Outra coisa que não entendo é a insistência do mercado em lembranças que nada tem a ver com o casamento em si. Hoje qualquer coisa pode virar lembrança de casamento, qualquer coisa mesmo. Acho bacana quando os noivos presenteiam os convidados ou padrinhos com algo que seja a cara deles ou que tenha sido marcante para a história do casal, desde que pertinente dentro do contexto. Mas, assim, uma lixa de unha com o nome dos noivos gravados? Me perdoem quem gosta, mas eu não curto! rsrs 

Tem coisas que são legais de ganhar, como as havaianas personalizadas, são úteis para usar na festa e podem ser utilizadas depois também. Ecobags também são úteis e diferentes, além de servirem como porta-doces (para o mel ou para o mal! hehe). Docinhos em geral, em compota, em forma de noivinhos, mini-bolo de casamento e etc, costumam fazer muito sucesso.

Outra idéia legal é a foto-cabine ou um caricaturista no evento, desenhando os convidados. Claro que depende do orçamento, mas se formos pensar friamente, o custo de cada lembrancinha deve ser multiplicado por 100, 200, enfim, pelo número de convidados, então mesmo que seja um realzinho, no final não sairá barato. Esse tipo de lembrança agrada porque é direcionada aos convidados, serão itens com a carinha deles e não dos noivos. E dificilmente serão jogadas fora dessa forma.

Lembrando que, assim como os demais itens, cada casamento é único e deve refletir os gostos pessoais dos noivos, independentemente de achismos alheios. Trata-se apenas de uma opinião minha a respeito, que leva muito em consideração, meu orçamento e prioridades. Portanto, sigam sempre suas vontades e tenham a festa como sempre quiserem. Não há certo e errado em casamentos.