Meninas, segue a segunda parte da matéria da Revista Noivas Rio de Janeiro, que prometi reproduzir na íntegra pra vocês. Espero que gostem e que as ajude, como ajudou a mim.

26 - Hoje em dia, os chocolates acabam aparecendo mesclados aos doces, não é mais necessário uma mesa exclusiva para eles. Misture um pouco de cada, chocolates, brigadeiros, doces mais artísticos e a mesa ficará espetacular.

27 - O bolo não é mais uma peça de decoração, como uma jarra ou arranjo de flores. Ele é "o bolo", tem personalidade. Não tem que combinar, mas tem que estar em harmonia com a decoração.

28 - Na hora da degustação, não vá sozinha! Leve seu noivo ou alguém que a ajude a selecionar as melhores opções. Preste atenção no visual e no sabor. Pense nos seus convidados e seja democrática. E não esqueça de incluir os doces que as vovós amam, como por exemplo, nozes, baba de moça, olho de sogra, amêndoas, limão, etc.

29 - O casamento não pode ter apenas a hora da comida, onde todos ficam famintos à espera desse momento. Isso gera fila e mal estar. É muito importante que o serviço seja farto e tenha comida durante a festa toda, pois uns chegam com mais fome e outros só vão jantar mais tarde.

30 - É super importante que a festa de casamento tenha pelo menos um ponto fixo (buffet), mesmo que a proposta escolhida seja o menu degustação volante. Uma mesa com risotos ou massas, funciona bem a noite toda, sem filas.

31 - No menu, pense em todos os convidados e não leve em conta apenas o gosto pessoal. Escolha um peixe, um crustáceo, um prato vegetariano, uma carne e uma ave. Hoje em dia, temos diversas tribos e é essencial e muito educado atender a todos.

32 - O menu degustação é a opção "queridinha" dos noivos, pois os casamentos, na maioria das vezes, não têm lugar para todos sentarem. É também uma forma de fazer a pista "bombar", já que as pessoas não precisam sair dela para comer.

33 - Na hora de escolher o cardápio, também leve em consideração o clima e o horário.

34 - Uma coisa legal é oferecer meios para os convidados levarem os doces, como caixas e cones, por exemplo.

35 - Aposte em plaquinhas de identificação na mesa dos doces. Com a variedade de formas dos doces, fica difícil identificar o sabor sem experimentar. Isso evita que o convidado dê uma mordida e largue o doce lá.

36 - Se for comprar uma joia específica para o casamento, escolha algo que possa usar em outras ocasiões. Joias não foram feitas para enfeitar as paredes dos cofres, e sim as suas proprietárias. Maximize o uso delas!

37 - Dizem que a noiva não deve usar pérolas no casamento porque representam lágrimas. Isso não é verdade! Um colar de pérolas brancas, de um único fio é chique e elegante. Mas evite se seu vestido tiver bordados com imitação de pérolas. Nesse caso, tudo parecera falso.

38 - Cuidado redobrado na hora de escolher o acessório para o cabelo se o casamento for durante o dia. Evite exageros. Na dúvida, opte pelo o que não tiver brilho. As madrinhas podem aproveitar a ocasião para usar chapéus e fascinators. Durante a noite, abuse de cristais, strass e tudo o que vier à cabeça. Para as amigas, é a chance de usar aquele casquete inesquecível.

39 - Evite qualquer tipo de peeling faltando menos de um mês para o casamento.

40 - É importantíssimo levar referências (imagens) do que você pensa para o cabelo e maquiagem. Por mais que explique, o maquiador pode imaginar uma coisa diferente.

41 - Dias antes do casamento não é o momento de fazer aquele corte radical que você viu na revista. Principalmente os desfiados.

42 - No dia D, não use nos cabelos cremes ou condicionadores. Lave apenas com um xampu neutro. Os de bebê são super indicados. Isso facilita na hora do penteado. O mousse e demais finalizadores "pegam" com mais facilidade.

43 - Não faça nenhuma das mil escovas permanentes que existem. Elas estragam o cabelo e não deixam eles maleáveis.

44 - Na hora de escolher o vestido, pense no seu biotipo. Depois, leve em conta o seu estilo. Não adianta querer um vestido todo justão se você segue a linha romântica, ou optar por um modelo todo fluido quando você ama roupas mais sequinhas. Pensar no que você veste no dia a dia pode ajudar bastante.

45 - A proposta do casamento geralmente atrela um monte de tradições e significados que nem sempre combinam com seu dia a dia. Uma noiva que vai casar numa igreja não pode pensar em alguma coisa muito decotada ou com as costas todas nuas, por exemplo, mesmo que use esse tipo de roupa sempre. A proposta é ser noiva! Siga o seu estilo, mas leve em conta a ocasião.

46 - Cuide (com disciplina!) do seu rosto. Não há maquiagem que fique incrível numa pele mal tratada, por isso é de extrema importância que a noiva procure um dermatologista com no mínimo seis meses de antecedência. Quanto mais saudável, mais natural e elegante a maquiagem vai ficar, pois precisará de menos cobertura.

47 - Buquê não precisa combinar com a decoração. Se usar as mesmas flores, vai ficar parecendo que pegou as sobras da ornamentação.

48 - Percebeu que vai chorar? Língua no céu da boca! Máscara de cílios à prova d´água e chorar de "ladinho", com a cabeça inclinada, evita borrar a maquiagem.

49 - Está, literalmente, tremendo de nervosa? Segure o bouquet no centro e apoie os cotovelos no quadril. Isso disfarça a tremedeira.

50 - Independente do que seja considerado chique, "in" ou "em alta"; o que é considerado "chiquérrimo" mesmo é receber bem as pessoas que você convidou para estar ali naquele momento com você!