Então, meninas. Eu não tive chá. Nenhum. Não fiz chá de panela, chá de lingerie, nada. Confesso que nunca tive muita vontade, tanto que fui deixando esse assunto pra depois, até que me vi na reta final dos preparativos sem nada planejado. Teve um certo momento em que dei uma animada e queríamos fazer um chá misto com tema de boteco. Mas festa de boteco chama cerveja, que chama petiscos, que chama muitos amigos e, sinceramente, não tínhamos mesmo grana pra isso a essa altura do campeonato. E então, decidimos que, para não ser do jeito que queríamos, era melhor não fazer. 

Muita gente opinou, dizendo que EU TINHA QUE TER CHÁ, que ia me arrepender depois, algumas madrinhas fizeram alguns movimentos para organizar algo, mas eu não quis. Cara, eu acho de verdade que chá tem que ser algo simples, com comes e bebes no esquema DIY, decoração basiquinha, listinha de presentes de papel ou similar, brincadeiras, noivos pintados e coisas do tipo. Com essa indústria casamenteira que não enxerga limites, vejo os chás se transformando em mini wedding, com noivas gastando horrores, decor elaborada, animadoras, etc. Eu não tenho absolutamente nada contra quem faça o chá nessa esquema, mas, particularmente, não acho que a finalidade seja essa. Sou daquele pensamento antiguinho de que ele serve para que as moçoilas confraternizem com os amigos e familiares e ganhe coisinhas de cozinha. E para isso, não precisa de muita coisa. Porém, mesmo assim, é preciso uma organização básica e claro que os gastos não são baixos. Minha família é italiana e tudo aqui é na base do exagero. Então, eu já sabia que no final das contas, o chá viraria mini-festa com muuuuitos comes e bebes! rsrs

O fato é que, aliado a falta de grana da reta final, eu não me animei pra fazer chá, e desde o início dos preparativos eu fui assim. O noivo sempre quis participar, caso fizéssemos um, e eu não achava justo vetar, já que ele participa em absolutamente tudo dos preparativos do casamento. E para fazer nesse esquema, com homens e cerveja, certamente gastaríamos bem mais do que ganharíamos. É claro que o objetivo final não é somente esse, pois de verdade, acho que é um momento único que deve sim ser celebrado, mas como não era algo importante para mim, eu não fiz e não me arrependi. Não curto muito esse esquema em que cada convidado leva algo, mais uma vez, nada contra quem faça e acho mesmo que nao tem problema algum quando as pessoas se oferecem de coração e por iniciativa própria. Agora, sair distribuindo tarefas e determinando quem levaria ou faria o que não é mesmo comigo. Tem quem ache que organizar os chás é função das madrinhas, eu não compartilho dessa opinião. Acho que madrinhas e padrinhos são pessoas queridas que queremos por perto compartilhando esse momento conosco, todo o resto é consequencia. Ninguém tem obrigação de organizar nada só por ser madrinha, cada uma tem sua vida, suas prioridades e no final das contas, o casamento só é a prioridade na vida dos noivos mesmo. Por mais que as pessoas curtam e ofereçam ajuda, não é obrigação de ninguém.

Enfim, meninas. Não quero desencorajar ninguém a fazer chá, mas no meu caso, foi a melhor opção. Acabei ganhando todos os presentes do chá da minha mãe, sogra e familiares, então realmente não fez falta. Mas acho muito válido sim, pelo momento. Então, elenquem suas prioridades e se o chá for uma delas, programem-se para ele desde o início, para que não fiquem perdidas e falidas como eu fiquei.

Faltam 17 dias e contando!