Nem toda ajuda que vc recebe, é descompromissada e de coração. Infelizmente, é muito comum no meio, pessoas que, embora não deveriam, sejam comissionadas indicando terceiros. Ou seja, vc teve problemas com o fornecedor A. Ai entra em contato com um fornecedor B, que não está disponível, mas te indica o fornecedor C. Não vejo problemas quando se tratam de pessoas que ganham a vida com casamentos, tiram seu sustento disso e, desta forma, estão enviando potenciais clientes para concorrentes. Nada mais justo do que serem recompensadas de alguma forma. Refiro-me àquelas que exercem funções que jamais deveriam ser caracterizadas como comércio. Tive um problema sério relacionado a isso bem próximo ao casamento. Depois contarei a vocês.
 
Família é tudo na vida. Você pode ter amigos maravilhosos com quem possa de fato contar em todos os momentos, mas não há ninguém que te ame mais do que sua mãe, seu pai, seus irmãos. Eles moverão montanhas para fazer algo por vc. E te ajudarão até naquilo que talvez não pudessem fazer confortavelmente. Mas farão, porque amam vc. Amor ágape, incondicional, que não espera nada em troca. Se nos foi possível fazer essa festa de casamento, com a proporção que ela tomou, foi única e exclusivamente pq tivemos MUITA ajuda em outros aspectos, tanto da minha família, quanto da família do noivo. Foram eles que nos ajudaram nos dando a casa, o material da reforma, o enxoval do casamento, todos os presentes do chá de panela que não tive, e os eletrodomésticos mais caros que precisávamos, como geladeira, fogão, lava e seca... Todos do jeitinho que queríamos! Sem eles, NADA disso seria possível. Por isso, nosso casamento é inteiramente dedicado às nossas famílias, sem as quais nada seríamos. E a Deus, por ter tornado tudo possível. E é por essa razão que a cerimônia religiosa sempre foi nosso foco, porque o casamento é isso, a festa é só uma consequência e uma retribuição de todo amor que recebemos, para que possam comemorar conosco.

Muita coisa vai acontecer para testar sua força e sua fé. Cabe a você definir por quais vale a pena lutar. Imprevistos irão ocorrer, aborrecimentos também. Por isso, é muito importante manter a calma e a serenidade, principalmente para não descontar suas frustrações em quem nada tem a ver com isso. Ultimamente, andava brigando por qualquer razão com as pessoas que mais estão me ajudando nessa loucura. E isso não é nada legal.

É preciso ter muito cuidado com o que falamos e, principalmente, com o que escrevemos e publicamos. No mercado de casamentos ocorre algo bem peculiar que não se observa em nenhum outro nicho: qualquer crítica feita é levada para o lado pessoal e encarada como tentativa de destruir a imagem do tal fornecedor. Faço parte de um grupo de noivas muito temido pelos fornecedores em geral e vi inúmeras noivas sofrendo ameaças e sendo constrangidas simplesmente porque expuseram seu relato e suas experiências, nem sempre bem sucedidas. Tendo total direito de fazê-las. Pior do que isso, é que muitas outras noivas são defensoras ferrenhas e não conseguem entender que são a parte fraca da relação, e que uma crítica exposta é para o benefício de todas. Não importa se o profissional foi excelente com um milhão de noivas, ele pode ter errado somente uma vez e ainda assim, a noiva terá total direito de expor suas insatisfação e alertar outras. Cabe ao criticado, entender a crítica como construtiva e como uma oportunidade de aprimorar seu trabalho. É assim que deveria funcionar, mas na prática não é isso que observamos.

Durante os preparativos do casamento, você reavaliará muita coisa. Vai se aproximar de pessoas quem nem imaginava e se afastar de outras até então muito próximas. Vai se surpreender positivamente com a consideração de algumas e com a falta dela de outras. Vai perceber que a vida é um ciclo e que para que outro comece, um precisa se fechar. Isso inclui amizades, hábitos, atitudes, que simplesmente não se encaixarão mais na sua vida. É doloroso, mas te faz crescer.
 
Vai perceber que amigo mesmo é que aquele que suporta a sua felicidade. Porque quando você está por baixo, é fácil as pessoas terem compaixão e pena de você. Mas se você está feliz, se o universo está conspirando a favor, se você está realizando sonhos, só quem te ama de verdade transparece isso e torce, apoia, vibra e se alegra contigo. Ninguém repara no sacríficio que você fez, ninguém quer saber se você juntou suas três últimas PLs, se deixou de viajar nas últimas três férias, se há um ano e meio só paga contratos sem fim e nem sabe qual foi a última vez que comprou uma roupa nova. E simplesmente não entendem como você conseguiu reformar e montar a casa nova, fazer festa de casamento e ter a lua de mel dos sonhos de muitos. Um conselho: depois que tudo passar, reavalie quem merece continuar ao seu lado se intitulando amigo.

Apesar de tudo isso, vai ter certeza de que o casamento é uma das melhores fases da vida, vai sentir saudade de ser noiva, vai continuar apegada por um bom tempo ao grupo de noivas do Yahoo rsrs, vai achar que o grande dia passou rápido, mas que valeu muito a pena, vai viver um dia inesquecível, vai ter fotos para mostrar aos futuros filhos e recordar por uma vida! Vai olhar para trás e ver que fazer festa vale a pena sim, que a vida deve e merece ser celebrada e que tem muito a agradecer!
 
Faltam 23 dias e contando!