Quem nunca foi em uma loja e ficou morrendo de vergonha, pois o vendedor começou a falar várias especificações do produto que não sabíamos?


Para quem não conhece nada sobre os detalhes, vou separar alguns pontos que são importantes e para não ser enrolado no aluguel ou compra.

Tecido
Primeiro de tudo é o tecido. Existem os ternos de tecidos sintéticos (mais baratos) e os de lã fria (mais caros). Nas grandes lojas como Boreli, Dartini, Colombo... os mais em conta são na faixa de R$ 200.  Esses não são de tecidos naturais e sim sintéticos, poliéster e na maioria são de microfibra e/ou viscose. Você logo perceberá por um brilho diferente nas peças.

A outra opção e com melhor caimento temos os de lã fria, que você logo ouvirá nas lojas com os nomes de “Super + uma numeração”. Vai de Super 100 em diante (120, 200...) nesse temos 100% de lã e sem tecidos sintéticos. Quanto maior o número, mais fino e menor a vida útil do terno.

Cuidado nesse caso, pois tem lugares que vendem um Super e você vai ver na etiqueta que a composição tem tecido sintético, o que é um erro. Já ouvi falar que é o Super 80, o que para mim soa estranho. Super para mim é de 100% lã.

Se puder comprar vá de um Super 100 que será um excelente investimento e muito elegante.

Drop
Essa é a diferença entre o paletó e a calça. Normalmente uma calça 40 acompanha um paletó 46 (Drop 6), uma calça 50 acompanha um paletó 54 (Drop 4). Agora se ouvir isso não ficará perdido.

Texturas
São os desenhos que o tecido possui. É só olhar em uma vitrine de uma loja típica de ternos, como a Vila Romana ou Saint Gall e verá essas diferenças abaixo.



Risca de Giz
Como o nome diz, riscas brancas sobre um fundo escuro, em geral marinho, cinza ou preto. Clássico incontestável, foi o favorito de Al Capone.

Olho de Perdiz
É um tipo de tweed mais plano. É outro clássico e leva esse nome pois seu desenho se assemelha ao olho da ave. Geralmente aparece nos tons de cinza e azul. É mais discreto que os padrões listrados.

Príncipe de Gales
É, na verdade, um padrão sobrequadricular por cima de uma quadrícula. Foi lançado como moda por Eduardo VII, quando Príncipe de Gales. Muito usado para ternos, blazers ou calças avulsas,é comum em lã, mas também pode ser visto em linhos ou tropicais. É bem bonito, mas nem o príncipe Charles usa sempre hehe
No casamento acho que não compete.











Corte
Já falei aqui, mas não sobre todas as possibilidades. São eles:

Clássico ou Americano
Mais reto e melhor para quem está mais acima do peso. Tem uma abertura apenas atrás e se for muito magro, vai parecer que o defunto era maior.


Inglês
Mais solto e mais acinturado e a parte do peito é mais justa e as ombreiras são menos marcadas.




Italiano ou corte Europeu
O mais jovial e o mais fácil de encontrar. Por ser mais acinturado dá a impressão de sermos mais fortes e tem duas aberturas atrás (fendas). Bom para os magrinhos.
Esse é o que eu acho ser a melhor opção e será a minha.




Slim Fit
Não chega a ser um corte, mas são os novos ternos mais justos ao corpo. É o que está na moda no momento e para usar tem que estar na capa do Batman. É um terno marcado e acho que não pega bem para a festa. Isso porque estou falando de um terno pronto, se fosse sob medida eu até falaria que estaria OK. Agora achar um na loja exatamente nas nossas medidas!? Seria um achado mesmo.




Não posso esquecer!!
Faça isso tudo bem delicadamente para não cagar todo o trabalho que teve em comprar o terno.

- Abrir os bolsos e retirar a linha que fecha.
- Abrir as fendas (aberturas de trás) do terno e tirar a linha.
- Retirar a etiqueta da loja que fica normalmente na manga esquerda.


Gente, é isso. Espero ter lembrado de tudo e ter ajudado!!