Esse tema é bem tranquilo e não tem muitos mistérios. O problema é quando a pessoa resolve inventar, aí que a imaginação pode se tornar a vilã da história.

Na procura por um sapato opte por um modelo Oxford tradicional de amarrar e de couro. O chamado Plain Toe, no formato como o da foto e se puder uma sola de madeira.

O sapato de ponta quadrada já saiu de moda tem um tempinho, por isso os evite. Evite também sapatos muito desenhados, com detalhes de fivelas ou mesmo desenhinhos ou furinhos no couro (tem uns que parecem uma botas de caubói). Eu não escolheria o Cap Toe que tem uma linha no meio da planta do pé, como se fosse uma capa para os dedos, pois acho que tem detalhes demais e isso eu não quero nesse momento.


Nos sapatos estão na moda uns adesivos para colar na sola de dizeres: “Game Over”, “Adeus...Amigos”, “Eu amo esta mulher” e por aí vai. Eu acho que isso quebra o clima e não curto muito não. Vocês estão lá os dois no altar celebrando a união e os convidados ficarão lendo e rindo. Apesar de não ser católico praticante, encaro a cerimônia com tanta seriedade que não vejo esse espaço. Mas isso é gosto.
A Dani também não curte muito não, mas sabemos que eles fazem sucesso e existem diversas frases diferentes para escolher.

Os cintos não tem muito mistério, devem ser na cor dos sapatos e de couro com a fivela prata e não muito grande. Pronto! Simples assim! A diferença de preço do couro sintético para o couro é pequena em relação a durabilidade dos dois. Confiem em mim e invistam no de couro, pois o sintético com o tempo vai ficar marcado, amassado e meio esfarelando na entrada da fivela.

No quesito suspensório eu não conheço nada, mas incluí aqui porque li que recomenda-se o uso nos ternos. Eu nunca usei e não pretendo inaugurar logo no dia do meu casamento, por isso vou de cinto mesmo. O que li na internet é que o seu uso não faz volume no colete. Só acho que se alguém for usar devia tirar as passantes da calça para não ficar com cara de “ih, olha lá, ele tá sem cinto!”.

A recomendação, na verdade, é para o uso de suspensório de botão, que são aqueles que prendem em botões na frente ou internos da calça e se é essa a sua opção, procure se certificar se a calça possui. No de botão, o caimento fica mais leve e é o que recomendam para ternos, diferente daqueles de presilha que ficam subindo a calça um pouco e não iria pegar bem com o terno.

A sua calça deve estar ajustada e o suspensório se tornar um acessório para dar segurança e não usar uma calça grande e esperar do suspensório o papel da segurança, vai acabar sem calça na festa. Se até o Silvio santos foi traído pelo cinto ao vivo!! É melhor tomar cuidado também.

Pior que isso é usar o suspensório curto e dar a entender que tomou um “cuecão”. Não vai pegar bem mesmo!



Nunca, mas nunca mesmo, use suspensórios com cinto. Lembre-se que a simplicidade é sua amiga e parceira da elegância!! Boa sorte e boa escolha!