Hoje tomamos champagne (prosseco ou espumantes) apenas nas taças fininhas com o objetivo de preservar o gás,as chamadas taças Flute. Por isso que não se é recomendado girar a bebida dentro da taça. Ok!? 
Essa taça visualmente é mais agradável, pois se permite ver as bolinhas subindo. O recomendável é se encher dois terços da taça.

Até a década de 60 as taças mais comuns eram as mais gordinhas, redondas e bem abertas, chamada de Coupe. Existe uma lenda que essas taças tinham o nome de Maria Antonieta, pois foram feitas usando como molde os seios da rainha por Napoleão. Muitos contradizem essa ideia, mas se você quiser imaginar que está tomando champagne nos seios da Maria Antonieta, vai na fé!


Antigamente existia uma tradição nas festas de se fazer uma cascata de taças com champagne. Acho bacanas essas antigas tradições, apesar de meio cafona eu faria amarradão. Como a Dani odeia, está abortado.

Essa cascata era muito comum na década de 20. O lance é empilhar as taças em formato de pirâmide e começar a encher a taça do topo, de forma que o líquido caia sobre as demais as enchendo também. Propiciando um efeito similar a de uma cascata. Agora, não deve ser muito fácil fazer não. Se eu fosse fazer treinaria antes por precaução.



Nos estados unidos existe o hábito de se contratar uma cascata automática de champagne, onde você despeja dentro de uma máquina e ela vai despejando em saídas o líquido. Ao lado se coloca uma mesa com as taças e os próprios convidados vão se servindo, similar a cascata de chocolate. Não é dessa que estou falando não!


Flute (Flauta em francês) é um tipo de taça com cabo alto e bojo comprido e estreito, especialmente desenvolvida para o serviço de champagne e espumantes em geral. Sua principal finalidade é preservar o gás carbônico presente nestas bebidas o máximo de tempo possível.

Coupe, a taça mais larga e aberta. A preferida do cinema e de Marilyn Monroe. Dizem que para beber os atuais Champagne fabricados essas taças são ruins, pois é fácil entornar, reduzem a espuma e perdem facilmente a gás da bebida. Mas vão sempre ganhar no quesito elegância e sofisticação.




Independente de funcionalidade da taça, eu pretendo ter uma dessas em nossa casa.