Meninas, li essa matéria na edição 25 da Revista Noivas Rio de Janeiro. Achei bem interessante e atemporal e compartilho, na íntegra, o texto com vocês. Espero que gostem e que as dicas ajudem nos preparativos. Irei dividir em dois posts para que não fique muito cansativo, pois são valiosas e quentíssimas, vale a pena dar uma olhada.

Na maioria das vezes, a noiva não imagina que o casamento é cheio de detalhes. Por isso, nem passa pela cabeça dela alugar um gerador, por exemplo. Para ajudar - ainda mais! - na organização do grande dia, fomos atrás dos especialistas do mercado e perguntamos: que dicas você dá para seus clientes? O resultado está aqui, uma espécie de guia com toques dos profissionais.

1 - Comece pela lista de convidados. Ela é a base de tudo. O número de pessoas pode determinar o local, por exemplo, que por sua vez pode determinar o estilo de festa, que pode determinar o vestido de noiva e por aí vai.

2 - Nunca é cedo demais para começar os preparativos. É surpreendente a economia que os noivos poderão alcançar, com o fator tempo a seu favor, para diluir os pagamentos e negociar. Portanto, comece o processo de planejamento imediatamente, se o casamento é o próximo passo de seu plano de vida.

3 - Convide quem convive de verdade com vocês. E na hora de fazer a lista, sempre convidar 20% a mais do número de convidados. Ah! Não contar na lista o convidado que já avisou que não comparecerá ao casamento.

4 - Se possível, faça um ensaio da sua cerimônia uma semana antes. No dia, os envolvidos no cortejo estão nervosos e não assimilam boa parte do que é explicado pelo cerimonial antes da cerimônia.

5 - Os convidados devem ser ecléticos. Pessoas iguais não fazem a festa acontecer de forma tão alegre. É preciso ter gente jovem, pessoas bem vividas e de culturas e pensamentos diferentes.

6 - Fuja das festas padronizadas, vendidas em forma de "pacotes". Elas são repetitivas e chatas. É importante ter um casamento com a cara dos noivos. (Adendo meu: é possível personalizar o "pacotão" com criatividade. #ficaadica).

7 - Escolha o convite com cuidado. Ele deve combinar com o casal e com o estilo de casamento. É o convite que dá uma ideia aos convidados de como será a festa.

8 - Mesmo sabendo o que quer, não defina com tanta antecedência detalhes da decoração que não possam ser trocados. Muita noiva muda de ideia, de cor e até de estilo de decoração.

9 - Antes do casamento, os noivos judeus ficam uma semana sem se falar. Além da saudade, isso aumenta a emoção na hora de reencontrar o amado.

10 - Três dicas fundamentais para garantir boas imagens na hora da cerimônia: um beijo longo, muita troca de olhares e colocar as alianças cuidadosamente, prestando atenção para não cobri-las com as mãos.

11 - Relaxe e curta o momento com o noivo. A troca de olhares, os sorrisos, isso faz toda diferença para uma boa foto. Se cada um ficar em um canto da pista, não tem como captar a emoção de vocês  juntinhos.

12 - O fotógrafo e o cerimonial não sabem quem são as pessoas especiais para vocês. É fundamental ter uma listinha indicando quem não pode ficar de fora do álbum. É muito comum esquecer alguém no calor da emoção. E vale ressaltar como essas fotos são importantes, até mesmo para os casais mais despojados. É melhor "perder" 20 minutinhos da festa do que se arrepender depois ou, pior, ouvir pelo resto da vida aquela sua tia reclamando que não tirou foto com vocês.

13 - Tenha cuidado ao contratar mais de uma equipe de fotografia ou filmagem. Os espaços são restritos, tanto no altar da igreja quanto na pista de dança. Muita gente atrapalha mais que ajuda. No fim, nenhuma das equipes de foto e filmagem contratadas consegue fazer o seu melhor. Além disso, perde um pouco a espontaneidade e a emoção.

14 - Se você faz questão de fotos de detalhes como alianças, convites, cartões, lembrancinhas ou qualquer objeto pessoal que seja importante, leve-os para o making of. É o momento mais calmo do dia e ideal para o fotógrafo se dedicar a esses detalhes.

15 - É importantíssimo reservar tempo para as fotos de vocês juntos. Converse com seu fotógrafo e reserve um tempo no cronograma compatível com as fotos que você deseja nesse momento.

16 - Programe bem o horário com o maquiador para dar tempo de fazer aquelas fotos  só suas, a que vai para o porta-retrato da sua mãe.

17 - A iluminação é um dos pontos mais importantes e também um dos mais problemáticos, portanto contrate um iluminador profissional que entenda de fotografia e filmagem. Lugares bem iluminados proporcionam fotos muito bonitas.

18 - Não escolha fotógrafo baseada em meia dúzia de lindas fotos em um site. Vale muito mais a indicação de pessoas do mercado e de amigas que já tiveram boas experiências em seus casamentos.

19 - Tenha um gerador. É como um seguro do valor que está sendo gasto com toda a festa. Na falta de energia, tudo vai por água abaixo. O gerador será a salvação nesse caso.

20 - A sintonia entre a decoração e a iluminação é essencial para o resultado perfeito.

21 - A graduação de intensidade de luz deve respeitar os momentos da festa. Na chegada dos convidados, o foco é a decoração e a luz deve estar em maior intensidade para valorizar seus detalhes. Com o início da pista de dança, vem uma diminuição gradativa do ambiente em geral até chegar ao ponto em que a luz da pista passa a ser o foco, deixando a animação ferver.

22 - Cuidado com a pista de dança branca, Existem materiais que ficam "enrugados" e geram um risco enorme. O ideal é um material chamado Decorflex, mas que é meio caro e por ser branco, só dá para utilizar uma vez. Folhas de madeira em MDF branca também podem ser uma solução.

23 - Lembre-se que o que fica do seu casamento são as imagens e o vídeo que você contratou. Portanto, nada de fazer o seu casamento com uma prima que acabou de fazer o cursinho básico de photoshop, ou o amigo do seu pai que dará as fotos para vocês de presente. Contrate sempre um profissional, de preferência com experiência em casamento. Não basta ter uma câmera boa para garantir bons cliques.

24 - Não precisa ter lugar sentado para cada convidado. Mas também não pode seguir o estilo "fique em pé e se vire" porque aí a festa vira  "vou-me embora para Pasárgada". Tenha algumas mesas (os mais velhos agradecem) e crie lounges para aquela descansadinha básica.

25 - Certifique-se com o decorador que seja previsto um "lugar de honra" para o bolo ser levado após sair da pista, com viabilidade de acesso para a mesa de rodinha até esse local. Ele é uma "instituição antiga" do ritual do casamento e merece respeito!