No dia 16 de março, fizemos o curso de noivos na Paróquia Matriz de Nossa Senhora Conceição, em Nilópolis. Vocês devem estar se perguntando o que nós fomos fazer por lá, já que o noivo mora em Copacabana e eu próximo ao Maracanã. Bem, nosso freizinho lindo, que celebrará nosso casamento, é dessa paróquia. E, embora já tenhamos tido a oportunidade de conhecê-lo e nos apresentarmos, eu queria muito mais um momento com ele, ouvir algumas palavras, enfim, queria estar com o coração 100% certo da escolha que fizemos. Também havia tido referências maravilhosas de uma noiva do grupo do Yahoo, que fez o seu curso lá também.

Valeu MUITO a pena ter saído de Copacabana às 06:40h da manhã de um domingo de praia e 40° na sombra, para vivenciar e ouvir atitudes e palavras lindas, experiências de vida de outros casais e sair com as energias totalmente renovadas e um fôlego novo para encarar a reta final dos preparativos. Eu estava me sentindo muito cansada, estressada, sem paciência e foi muito importante e engrandecedor participar, certamente sai diferente de como entrei e pretendo praticar os ensinamentos lá demonstrados na nossa vida de casal que está iniciando agora.

Se vc pensa que será chato, que passará das 07:30h da manhã às 18:30h da noite ouvindo massantemente coisas sobre religião, pecado, etc, está totalmente enganado. O formato é totalmente dinâmico e o conteúdo muito atual e liberal, sim, vc terá palestras sobre direitos civis no casamento, regime de comunhão de bens, métodos contraceptivos, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, psicologia e muitos depoimentos sobre experiências pessoais de casais que passaram por crises, inúmeros problemas e mesmo assim, enfrentaram a tudo juntos e unidos.

Até mesmo as palestras com os freis não tiveram enfoque em religião e sim no amor, na importância e no real significado do casamento. O Frei José Pereira discorreu sobre os sacramentos, com foco no matrimônio, fez uma simulação da sua forma de celebração e escolheu casais para lerem o juramento (o dele é totalmente diferente, não é o clássico “te prometo ser fiel...”) e também os votos que ele mesmo nos dá para ler em outro momento, ele escolheu a mim e ao Marcelo para os ler e foi muito emocionante! Lindo, se existia qualquer resquício de dúvida no meu coração não há mais, a cerimônia dele, a pessoa, o carisma, tudo é perfeito para mim. Estou muito feliz por tê-lo escolhido para esse momento tão importante.

Vale ressaltar que toda a equipe do curso realiza um trabalho de doação gigantesco. Eles doam seu tempo, seu conhecimento, gratuitamente, com o intuito de ajudar e orientar casais que estão começando a sua caminhada. As palestras são ministradas por profissionais, biólogos, advogados, que também estão cedendo seu tempo e suas ferramentas de trabalho pelo prazer de ajudar ao outro. É um ato de amor ao próximo, sem dúvidas. Todos atenciosos, carinhosos, nos deixaram muito à vontade, como se fôssemos amigos de longa data.

Por isso meninas, independente de religião, de casarem na igreja ou na casa de festas, na praia, no campo ou na fazenda, independente de obrigatoriedade ou não, façam o curso! É muito bom, nos toca profundamente e nos surpreendeu muito positivamente. Saí de lá com muito mais vontade de fazer dar certo, muito mais consciência do grande passo que estamos dando e muito mais agradecida a Deus por todas as bênçãos que nos concedeu até aqui e certamente nos abençoará muito mais.

Noivas do Frei José Pereira: FAÇAM O CURSO LÁ! Não é certo dele participar, pois depende da agenda, mas estar junto ao frei, ouvir suas palestras e ter uma simulação do casamento ao vivo não tem preço! Rsrs Sou muito suspeita, mas amei ter essa experiência com ele antes do casamento.



Para quem tiver interesse no curso da Paróquia, seguem os dados:


Paróquia Matriz Nossa Senhora Conceição – Nilópolis
Tel: 2691-3058/2691-2150
Taxa: R$55,00 por casal (é oferecido café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, e o valor é referente a isso. Muito farto, gostoso, vale muito a pena).
Horário: 07:30h às 18:30h sendo realizado em um único domingo, não há obrigatoriedade de assistir a missa.