Sabe uma noiva que abraça todas as responsabilidades do casamento para si? Prazer, sou eu. Com exceção da parceria do noivo (sim, ele não apenas ajuda no casamento, é parceiro mesmo, e nossa contribuição para a realização da festa é igual) que ajuda em absolutamente tudo, poe a mão na massa tanto quanto eu, tem mil idéias criativas e é o responsável por executar muitas ações que não seriam possíveis sem a presença dele, eu peço pouquíssima ajuda e não delego tarefas a ninguém, mesmo quando oferecem ajuda voluntariamente.

Estive pensando esses dias até que ponto isso é saudável. Tenho uma enorme dificuldade em pedir favores aos outros, por menores que sejam, e isso desde novinha. Sei de onde vem a razão desse "problema", mas penso que se eu descentralizasse um pouco as coisas, teria uma reta final dos preparativos um pouco mais tranquila. Embora tudo esteja dentro do cronograma, as decisões acerca dos milhões de detalhes que envolvem a festa tem me deixado uma pilha. Não basta ter escolhido o fornecedor dos bem casados, por exemplo. É preciso decidir a cor da fita e do papel. Não basta ter escolhido o buffet, é preciso decidir as opções que serão servidas. Não basta ter um dj, é preciso definir um setlist ou ao menos, os gêneros que devem bombar a pista e os que devem ficar de fora. E eu poderia listar uma infinidade de mini decisões oriundas de decisões maiores que já tomamos. 

Ao mesmo tempo em que é ótimo estar no controle de tudo, saber exatamente os fornecedores que se tem, quanto custaram e ter escolhido pessoalmente cada um deles dentro de uma gama disponível, saber que o sucesso ou não da festa dependerão exclusivamente de escolhas que vc fez é, no mínimo, assustador. O medo de ter cometido algum erro no meio do caminho é enorme. Eu não quis ajuda nos preparativos do casamento, nem financeira. Justamente porque eu queria coisas específicas e do meu jeito e estava disposta a arcar com elas e seus custos. Preferi que a ajuda fosse revertida na montagem da casa, onde realmente precisávamos. Graças a Deus, não temos do que reclamar com relação a isso. Nossas famílias têm sido muito generosas e estamos ganhando ótimos presentes, de modo que nossa casa já está praticamente completa com tudo que é importante. Mas talvez se eu soubesse delegar ou apenas aceitar ajuda, não estivesse tão estressada como estou agora.

Sei que é normal, que a reta final é exaustiva, que o assunto cansa em nossas cabecinhas, que tem horas que a última coisa que queremos é ouvir falar sobre casamento! Mas queria muito ser menos exigente, menos perfeccionista, menos centralizadora, não ter vontade de escolher até o vestido das madrinhas de acordo com meu gosto, que muitas vezes não é o delas (não estou fazendo isso e deixei as madrinhas à vontade demais até para escolherem, mas às vezes me pego pensando "nossa, esse vestido ficaria muito mais bonito na fulana do que aquele que ela escolheu" hehehe) ou sentir uma dorzinha no coração quando vejo as pessoas abrindo os convites que entregamos e fiquei embalando por 6 horas com todo cuidado do mundo! Sou normal? Rsrs

Enfim, meninas. Se posso deixar uma dica para vocês é: peguem leve! Relaxem, não persigam a perfeição, porque ela não existe e só nos desgasta, se estressem menos com coisas pequenas que podem ser facilmente resolvidas ou até mesmo deixadas para lá, curtam os preparativos e se orgulhem muito das suas escolhas e da festa que terão. Tenho plena consciência de tudo isso, mas como é difícil colocá-las em prática! Por isso, ouçam o que a noiva que vos fala diz, mas não façam o que ela faz! rsrs

Faltam 53 dias! E contando!