Após dar entrada na habilitação civil, quem se casará na igreja tem que dar entrada também no processo religioso. E assim fizemos. O processo é feito da seguinte forma: assim como no cartório, os documentos devem ser entregues na paróquia do noivo ou da noiva. 

Os documentos solicitados foram: certidão de batismo atualizada com validade 06 meses dos noivos (devem ser solicitadas na igreja em que cada um foi batizado, a confecção tem uma taxa de 15 reais); cópia de rg e comprovante de residência dos noivos e das testemunhas do cartório; protocolo de habilitação civil; certificado do curso de noivos;  o pagamento de uma taxa de 80 reais e o agendamento de uma entrevista com o padre da paróquia. Finalizado o processo, os proclamas correm na igreja em que o processo foi instaurado e devem ser levados para a paróquia do noivo também, e devem ser afixados em local visível caso alguém tenha algo contra o casamento (que coisa antiga! Rsrs).

Vale lembrar que assim como no processo civil, cada paróquia tem suas regras e suas taxas. Não deveria ser assim, já que trata-se de um procedimento padrão, mas infelizmente é. Por isso, é muito importante informar-se na paróquia mais próxima a sua residência. Cabe ressaltar que, se tivéssemos optado pela abertura do processo em Copacabana, paróquia do noivo, teríamos que pagar uma taxa de R$180,00! Para fazer exatamente o mesmo trâmite. Porém, lá é cobrada uma taxa de transferência de paróquia, que nada mais é do que uma espécie de autorização para que os noivos deixem de casar na paróquia que teoricamente deveriam e se casem em uma igreja de outro local (fala sério, né!).

Após conclusão do processo civil, é preciso levar a habilitação na igreja.  Os documentos são confeccionados e os proclamas publicados e também devem ser levados na igreja do noivo. Feito isso, devemos entregar o documento na igreja em que será celebrado o casamento.  Caso a opção seja pelo casamento religioso com efeito civil, o processo termina ai e o documento assinado deve ser devolvido ao cartório para confecção da certidão de casamento. Como no nosso caso, optaremos por assinar os papéis no civil, nós mesmos levaremos esse documento na igreja em que casaremos.


Basicamente é isso meninas. Espero que tenha ajudado.

Nossa igrejinha linda!