Itália

Paris é deslumbrante, linda, sofisticada, apaixonante. Mas eu tenho um caso de amor com a Itália. Não podia ser diferente, pois a minha família inteira, inclusive meus pais, são italianos, embora tenham vindo ainda pequenos para o Brasil. Por isso, o valor sentimental é enorme. Totalmente familiar para mim, já que meus avós sequer falavam português, ter a oportunidade de resgatar e conhecer minhas origens, foi uma experiência indescritível. Foi incrível ver de pertinho de onde surgiram muitas tradições familiares, entender muitas manias e viver o cotidiano italiano por alguns dias. A Itália, com exceção de Roma, é muito romântica e de uma beleza sem igual.

Dicas:

- Diferentemente de Paris, o Inglês na Itália é bem mais difícil de ser empregado. Muitos não falam. Não foi necessariamente um problema, porque eu entendia muita coisa, e com paciência dá pra entender o básico e estabelecer a comunicação, ainda que limitada. Rsrs Os italianos adoram brasileiros e fazem a maior festa ao nos descobrir, mas são meio rudes por natureza. Não espere muita paciência para escolher os pratos ou muita cordialidade no atendimento. Fomos muito bem atendidos na maioria dos lugares, mas em outros, nem tanto. 

- Nós optamos por contratar um pacote de excursão na Itália, pois queríamos fazer um circuito de várias cidades, cujos deslocamentos são bem extensos. Não queríamos alugar carro e nem ficarmos carregando malas de um lado para o outro, pois sabíamos que a viagem a Paris seria bem cansativa, principalmente porque viajamos no dia seguinte ao casamento. Então, deixamos essa parte da viagem para curtirmos a lua de mel e ficarmos mais tranquilos, bem no estilo Comer, Rezar e Amar mesmo. Rsrs É perfeitamente possível desbravar várias cidades italianas sem excursão, mas se você não estiver muito no clima mochilão, recomendaria fortemente alugar um carro com GPS. As auto estradas são maravilhosas e bem sinalizadas e considero a opção mais confortável.

- Não compramos o Pass nas cidades italianas, pois os tickets já estavam inclusos nos passeios que contratamos. Mas caso vá por conta própria, é uma boa pedida para poupar tempo.

- Optamos pela operadora Lusanova e recomendamos muito!!! Não utilizam aquele esquema de excursão chata, em que se conhece mais os locais de ônibus. O roteiro, cronograma, pontualidade, são perfeitos! Conhecemos muita coisa, de verdade!! O guia, embora francês, dominava completamente o português do Brasil e o gupo era todo formado por brasileiros. Conhecemos muita gente bacana e logo viramos o xodó do grupo por estarmos em lua de mel! Rsrs Todos os guias eram locais, conheciam muito da história das respectivas cidades e falavam português em um nível muito bom. Indico demais e certamente faria outra viagem com eles.

- Diferentemente de Paris, na Itália wi-fi free é item de luxo e considerado diferencial de alguns locais, por isso, praticamente todos os hotéis cobram pelo uso do serviço e cobram caro. Muitos cafés e restaurantes possuem e geralmente, colocam uma placa na entrada para alardear o benefício. Conseguimos nos virar muito bem em Paris somente com Internet, fazendo ligações internacionais via internet através do viber. Na Itália, recomendo a compra de um chip europeu, que é barato e recarregável, e funciona perfeitamente.

- A Itália é muito mais barata que Paris. Há diversas opções de pratos e combos por 10 ou 11 euros por pessoa. Os frutos do mar são maravilhosos e muitos frescos, se optar por eles, sempre fará uma excelente escolha. As pizzas são enormes, todas as refeições na Itália são muito bem servidas. Pegamos dias bem quentes e de sol forte, mas é bem difícil achar bebidas verdadeiramente geladas. E em muitos locais, não há gelo.