2. Cerimônia

Horário: 19h

No convite: 18:30h



Igreja – Irmandade da Santa Cruz dos Militares


A princípio, eu não tinha uma igreja do coração em que desejasse muito casar, embora soubesse que me casaria em uma. O noivo foi a um casamento de um amigo nessa igreja antes de nos conhecermos e se apaixonou. Quando ficamos noivos, me levou para conhecer a igrejinha do coração dele. Fiquei doida também! Clara, toda branquinha, linda, pequena e aconchegante como queríamos. No dia da abertura da agenda, fui a primeira a marcar um casamento para 2014! Rsrs Já estava com a data marcada na casa de festas, então, não quis arriscar.

Marquei às 19h, o horário do meio. Hoje, não realizam mais casamentos nesse horário, somente 18h ou 20h, para que os recorrentes atrasos (já que a igreja não cobra multa) não prejudiquem os outros casamentos. Até dezembro de 2013 eu seria a única noiva do dia e já estava conformada e até feliz com isso, mas 6 meses antes pintou outra noiva (lá é super comum agendarem casamentos faltando poucos meses). Ela era super tranquila, e tínhamos o mesmo gosto para a decoração. Como eu já havia pesquisado muito esse item, acho que ela só embarcou na minha onda mesmo rsrs A igreja possui fornecedores exclusivos de músicos, toldo e decoração, é possível contratar outros fornecedores de fora, desde que seja paga a taxa de 300 reais por item, que será dividido pelas noivas do dia. Para tocar o sino tem que dar um dinheirinho ao rapaz de lá (50 reais). Eles têm cerimonial incluso para organizar o cortejo e celebrante, mas não usei.

















Celebrante – Frei José Pereira


Assim como a igreja, eu também não tinha um celebrante do coração quando decidi me casar. Não queria o padre da igreja, pois achei a cerimônia padrão demais e queria algo mais personalizado e intimista. Nós sempre priorizamos a cerimônia, então, era muito importante para nós que fosse bem bonita e especial, não queria missa! rsrs Pesquisando, cheguei aos nomes do Frei Brás e do Frei José Pereira. Em janeiro de 2013, o Frei Brás já não tinha a minha data. Mas o Frei José Pereira, sim. Agendei e depois fui assistir a uma cerimônia dele e fiquei apaixonada. Linda, emocionante e fora dos padrões, do jeitinho que eu queria. O curso de noivos só confirmou o que eu já achava. No dia deu tudo certo, a cerimônia foi linda, super elogiada, emocionante, fizemos a cerimônia das velas que eu tanto queria... Meu pai já é falecido e o frei abordou isso de forma tão delicada, fez uma analogia tão linda com o meu bouquet (sem saber que havia o relicário), foi lindo e senti que meu pai foi homenageado. Recomendo fortemente.






Velas para cerimônia das velas – Convento das Irmãs Clarissas


Mesmo convento que as noivas levam ovos para pedir um dia de sol a Santa Clara. É fofo e super bem cuidado. As velas são lindíssimas! Não são baratinhas, mas a venda ajuda a manter o local. Foi indicação do Frei José Pereira. Recomendo muito comprar lá, ficam lindas nas fotos.






Alianças – Vivara


Nossas alianças do noivado eram de lá e eles oferecem a opção de upgrade aproveitando o valor integral pago. A princípio, iríamos trocá-las, mas eu me apeguei muito a elas e não conseguia gostar de nenhum outro modelo. As nossas são bem tradicionais e acho tão lindas alianças nesse estilo, que decidimos mantê-las, já que tinham um significado todo especial. A Vivara oferece polimento e gravação gratuitos e garantia eterna, então somente as polimos umas duas semanas antes do casamento e gravamos a data. Ficaram como novas. Recomendo muito a loja.






Bouquet – Fernanda Leitão


Eu sou tão louca pelo trabalho dela, que quase fechei o meu bouquet faltando 1 ano e 5 meses para o casamento. Tinha que ser ela, todos os bouquets que eu amava eram dela, e não conseguia gostar de mais nenhum. Acabei me encantando por um modelo que ela levou em um evento de noivas que participei e pedi o meu bem semelhante. Ficou lindo, delicado, mais bonito ainda do que imaginei, superou todas as expectativas. Meu bouquet teve um significado muito especial para mim, pois acabou sendo um símbolo para representar a presença física do meu pai no casamento. Ninguém teria feito um bouquet mais lindo, delicado e apropriado como ela fez o meu. Foi sucesso absoluto. Recomendadíssima com toda força do meu ser.





Guirlanda de flores das daminhas – Carla Flores


Cismei que queria minhas daminhas com coroinhas de chuva de prata, acho fofíssimo. E então, na véspera do casamento, lá estava eu na Cadeg para levar as 3 e colocá-las na geladeira. Ficaram lindas, do jeito que pedi. Recomendo.






Decoração da igreja e do toldo, lapelas, bouquet das daminhas e iluminação – Caminho das Flores


Como até 06 meses antes do casamento eu era a única noiva, pesquisei esse item com exaustão. Só recebia orçamentos absurdos, acima de 5 mil, para decoração básica de uma igreja pequena, não conseguia me conformar. Inclusive o próprio fornecedor da igreja, com o agravante de eu não ter gostado nem um pouco do atendimento deles. A Caminho das Flores foi o orçamento mais justo disparado e ainda obtive um desconto muito bom somente por ser noiva do grupo. Como nesse meio tempo surgiu outra noiva, conseguimos acrescentar algumas coisas, como flores nas divisórias da igreja, caminho de chuva de prata, decoração no toldo... Fui a segunda noiva e mesmo assim a decoração estava linda, impecável, as flores frescas, eu amei. Na correria da reta final, acabei não definindo quais seriam as lapelas, embora tivesse comentado que queria algo tipo cravo ou cravínea, bem tradicional. Entregaram um outro tipo de flor, que era até mais cara, mas achei grande e não curti. Não sei se a cerimonialista da outra noiva trocou as lapelas ou se na falta da minha definição enviaram as mesmas da outra noiva ou outro tipo a escolha deles. Segundo a Eunice, ela ligou na véspera e confirmaram que entregariam as que eu queria. Enfim, foi um detalhe, não tirou o brilho do dia e eu realmente acho que esqueci de bater o martelo. Sendo assim, recomendo muito.











Músicos - Sonia Katz


A equipe da Sonia é exclusiva deles, então fui direto neles ver a relação custo-benefício. Ela nos recebeu na sua casa e é uma pessoa extremamente simpática e solícita. Tocou várias músicas na hora para nos decidirmos. Já saímos de lá com contrato fechado e repertório praticamente definido também. Ela é excelente, foi membro da Orquestra Sinfônica por muitos anos, é Doutora em música, participa dos shows de fim de ano do Roberto Carlos, saca muito mesmo de música. Fechamos um sexteto e ficou lindo (quarteto de cordas, órgão e fanfarra). O filho dela de 11 anos entrou com nossas alianças tocando A Thousand Years no violino e foi um dos pontos altos da cerimônia, lindíssimo. Ele não sabia tocá-la, eu troquei de música em cima da hora e ela prontamente disse que estudaria com ele, pois eu me ofereci para trocá-la para não dar mais trabalho. Escolhemos um repertório bem diferente, tivemos de Los Hermanos a Metallica, passando por Led Zepellin a Marcha Nupcial, fanfarra e Ave Maria! E a Sonia embarcou totalmente na nossa. No dia, a Eunice me disse que houve um problema de comunicação entre a Sonia e a assistente do cerimonial, os músicos não viram o sinal para que a música trocasse e os pais acabaram entrando com a mesma música do noivo. Os convidados não perceberam e tirando esse problema, eu recomendo.








Toldo


Eram exclusivos da igreja e foram super corretos. Tirando o fato que tivemos que enviar o comprovante por correios para o dono do toldo, pois ele só trabalha desta forma, foi bem tranquilo.



Chuva de arroz e lágrimas de alegria – DIY


Nós mesmos fizemos os tubinhos de arroz, compramos no Saara com a tampinha dourada, fizemos o rótulo personalizado e colocamos um lacinho. As lágrimas de alegria fizemos com papel vegetal e lencinhos embalados, colocamos um lacinho e o adesivo personalizado. Foi bem tranquilo de fazer.



Plaquinha Lá Vem a Noiva/ E Serão Felizes Para Sempre (frente e verso)– Meu Cantinho da Arte


Fofíssima! Fez o maior sucesso.




Caneta para assinatura – Crown


Compramos uma caneta bonita para esse momento, em uma importadora de Copa. Mas quem for noiva do Frei José Pereira nem precisa se preocupar com isso, pois ele leva uma caneta linda para a ocasião. Acabou que nem usamos a nossa.