Gente, se tem uma coisa que eu DETESTO é fornecedor que não envia orçamento por e-mail. Aí você recebe aquela respostinha padrão de que será um prazer recebê-los para tratarmos os detalhes do evento, e blá blá blá. Tudo bem que vivemos no mundo do business e eu, como boa publicitária pós-graduada em Marketing que sou, conheço bem as leis que regem os negócios e ter a oportunidade de estar frente a frente com o cliente (e desta forma, encantá-lo, persuadí-lo e enaltecer todas as vantagens de contratá-lo) soa mesmo beeem tentador.

Acontece que "time is money" como diria os seguidores do Tio Patinhas. E noivinha nenhuma está aqui para perder tempo em visitar um fornecedor que pode estar totalmente fora do seu orçamento. E  aí não adianta ser a decoradora master top da parada, não dá e ponto. Seu casamento será lindo mesmo sem ela. Uma coisa é ter a consciência de que um orçamento na época do planejamento do casório é X e na execução será X+Y, outra é a pessoa querer te convencer a desistir da lua de mel, compra do apartamento ou qualquer coisa que o valha para gastar 3X² com aquele discursinho barato de que "Ah, mas é o seu grande dia, porque não contratar uma chuva de prata (papel laminadooooo) pela bagatela de 1000 reais, dá um efeito lindo nas fotos e depois você irá se arrepender! Parcelamos em 10 vezes sem juros!" Comprar no Saara e pedir para a "moça" que vc pagou horrores pra te assessorar em tudo jogar em vocês não pode, não senhora. Ou então, "trabalhamos com a doceira tal (que cobra 300 reais o cento do doce já que tem que dividir o lucro com a boa samaritana badalada que a indicou), se eu fosse você não contratava outra, já vi noiva que ficou sem bolo no dia do casamento!" Sente o drama. E você, bridezilla que é, vai acreditar em tudinho! Tudo bem que tem muito picareta no mercado e é sempre bom valer-se de boas referências, mas precisa ser algo sutil, que soe como uma indicação e gentileza, e não uma declarada forçação de barra, em que os cifrões gritam nos olhos de quem indica (ou impõe, tipo: não trabalho com outra!).

Sim, é o nosso grande dia e queremos que tudo saia perfeito. Mas precisamos estar muito bem preparadas para lidar com pessoas que querem deliberadamente se aproveitar das circunstâncias e tentam te fazer engolir "parceiros super recomendados" quando está piscando em ponto de luz extra e em neon na testa da queridinha, a comissão pela suposta despretenciosa indicação.

A caixinha de Natal está aí gente. E não se admirem se um de seus desejos secretos e inconfessáveis de ano-novo for se tornar a cerimonialista - decoradora - paisagista sensação de 2013. Afinal, dinheiro mole é bom e todo mundo quer.