Um mesmo vestido, 22 noivas, inúmeras gerações e uma tradição. Já pensou em se casar, sabendo desde menina o vestido que iria usar? Parece impossível, não? Pois para 22 mulheres de uma mesma família, isso foi realidade. O vestido foi confeccionado em 1910, para o casamento de Beatriz Studart, moça de família tradicional de Manaus. Para famílias abastadas, o costume da época era viajar para a Europa em busca de vestidos para o grande evento. Sendo assim, o vestido foi importado de Bruxelas, capital da Bélgica.



Todo confeccionado em renda, com desenhos de flores e folhas bordadas à mão, o vestido daria início ali a uma história que atravessaria o tempo e futuras gerações da família Franco de Sá, vestindo 22 de suas descendentes, em mais de 3 estados brasileiros. 

A primeira herdeira do vestido foi a primeira filha de Beatriz, Klarisse Franco de Sá, que casaria 30 anos depois, em 1941. E desde então, vestiu todas as demais noivas da família. 
“Minha vó Klarisse teve seis filhos, e minha mãe foi a primeira que usou o vestido. Depois dela todas as sobrinhas, netas e bisnetas usaram ele”, diz a empresária Annik Valentine, que em 1987 casou com a mesma peça. “ A minha mãe foi a primera da terceira geração que usou o vestido e eu a primeira da quarta geração”, conta. Para resistir ao passar do tempo e ao enorme número de casamento pelos quais passou, o vestido é guardado seguindo uma tradição que também atravessa o tempo: depois de usado, deve ser lavado com água da chuva e guardado envolvo em papel de seda azul, para não amarelar a renda.  Embora vestindo tantas noivas, passou por pequenas alterações ao longo do tempo, como a adição de um laço, troca de forros e pequenos ajustes para se adequar às diversas silhuetas das noivas. A próxima noiva da família o usará em breve, pois está de casamento marcado para 2014.





Confesso que achei a história linda, de um valor sentimental tremendo. Deve ser uma emoção ainda maior usar um vestido com tamanho significado, que vestiu sua mãe, sua avó, tias e primas, desde que voluntariamente, é até uma tradição bem bonita de manter. No entanto, não acho legal se for algo imposto, tipo: o vestido é esse e acabou. Acho que cada noiva deve ter total liberdade para escolher aquele que bem quiser. Imaginem só, vc esperar a vida inteira por esse dia e alguém vir e decidir o vestido por vc???? Sem chance, né? Caso eu fosse uma noivinha dessa família, era bem capaz de ser a transgressora e romper a tradição, pq não gostei muito do vestido, não! rsrs Ah e basta saber se o vestido deu sorte às noivinhas, né? Nesse ponto tão importante, a reportagem do Fantástico não tocou! rsrs

Fonte: Fantástico exibido em 24/02/13