Se você pensa como eu em mandar fazer uma camisa sob medida, precisa saber alguns pontos para efetuar o pedido com o alfaiate. Provavelmente ele irá te perguntar esses itens e você precisa saber o que ele está falando. Isso para não ficar duas horas na dúvida e/ou então ficar concordando com tudo sem saber o que é na verdade.

Uma boa camisa deve ser feita de tecidos naturais (lembram no posto do terno) de 100% algodão ou fibras naturais. Existem diversas opções de cores e texturas, o ideal é ver no alfaiate e escolher com ele a melhor opção para você.

Como o nome já diz, a camisa irá ter as suas especificações nos seguintes itens:


1)   Colarinho: Já falado aqui, mas é bom ressaltar que deve ser do tamanho do seu pescoço com um dedo de volta. Lembre-se de pedir o botão mais largo para abotoar mais fácil.

2)   Ombros: Ele irá medir também e será na medida exata do seu ombro. Para saber é só passar a mão no ombro e ver exatamente a ponta da clavícula. A costura para o caimento vai ao final do acrômio.

3)   Tórax: Não pode sobrar tecido aí. Quando compro uma camisa em loja, logo percebo a diferença. Fica uma sobra de pano depois de colocar a camisa para dentro da calça. Na sob medida isso não existirá.

4)   Manga e Punho: com o botão aberto, estique o braço. O ideal é que o punho esteja uns 2 ou 3 cm abaixo do seu pulso (com as mãos fechadas). Existe o Punho Simples com botão e Punho duplo para abotoaduras. O punho ideal é de 5 cm a mais que  a medida exata do seu punho. Os com botão tem uma variação de modelos.

5)   Corpo: O corte deve ser mais justo ao seu corpo, não apertado, mas próximo ao corpo.

6)   Frente da Camisa: Poderá ser com dupla costura (militar), a frente lisa e outra opção com os botões embutidos.


7)   Bolsos: Para o casamento o ideal é não ter o bolso, acho que fica mais bonita. Mas se quiser tem as opções. É comum colocarmos as iniciais também, fica personalizado e bem original.



8)   Barbatanas: elas vão em uma abetura por dentro do colarinho e servem para deixá-lo rígido. Existem vários materiais e até de prata. Pode ser de plástico que está bom para caramba.



9)   Pregas: O objetivo e ver o que melhor se adéqua ao seu corpo e pense sempre no conforto acima de tudo. Existe a central (estilo americano), a dupla (estilo britânico) e a sem pregas ou costura livre.



Nos tecidos existe uma variação gigantesca. Só vendo mesmo para ter uma ideia. Vão aqui alguns casos mais famosos para já ir escolhendo:



1)   Herringbone ou Escama: Esse desenho é um clássico. Muito usado nas camisas masculinas por ser uma alternativa aos tecidos lisos. Vai bem tanto no social como no casual.

2)   Tricoline: É um dos tecidos mais utilizados em camisaria. Sabe aquela camisa básica    branca (bem branca)? Em 99% dos casos é feita de tricoline. Neste caso a qualidade do algodão pode variar, desde o algodão básico ao algodão egípcio.

3)   Fil a Fil: Tecido composto por um fio tingido da cor predominante do tecido e outro fio branco, produzindo um efeito mesclado ao tecido. Toque suave e agradável para usar durante o ano todo.

4)   Oxford: Tecido encorpado de origem inglesa. O entrelaçamento dos fios é composto sempre por um fio branco e outro colorido formando um efeito cheio de pontinhos no tecido. Diferentemente do fil a fil, o oxford é um tecido bem encorpado e muito usado na camisaria esporte.

5)   Pin Point: Semelhante ao oxford porém com um toque mais suave e os pontos do tecido são menores.




Fontes: 
Camisaria D`Carlos – www.dccarlos.com.br 
Turquesa São Paulo – www.turquesasp.com.br 
Kaffe – www.kaffe.com.br