Se você começou a ler o post achando que era sobre aqueles lencinhos distribuídos na igreja, se deu mal (brincadeira hehe). Vou falar sobre o lenço do noivo.

Em 1786, o imperador Napoleão Bonaparte enviou durante sua viagem á Índia um lenço de cashmere de presente a sua primeira esposa, Josefina de Beauharnais.

Já em 1810, quando Beethoven se apaixonou por Theresa Malfatti ele resolveu que renovaria seu guarda-roupas na esperança de ganhar o coração de Theresa. E dentre os escolhidos para o novo look estavam os lenços de seda, que ele tanto usou amarrado no pescoço.

Eu pretendo levar um lenço dentro do paletó e acho que é um item para anotar e não esquecer. Não vou colocar no bolso, pois quero usar uma flor na lapela. Mas independente de dentro ou fora do bolso é um item indispensável.

Comecei a pensar mesmo no assunto quando comecei a ver os itens que poderíamos personalizar. Estou querendo bordar nosso nome e data no lenço para dizer que foi do dia.

Agora se você pensou “ah pra que Mané lenço!”, eu me imagino no altar esperando a Dani nervoso pra burro e não quero recepcioná-la suando igual a tampa de marmita. Toda vez que vejo essas vídeos de casamento eu me coloco logo na situação. Quem nunca usou terno, na primeira vez vai suar um pouquinho, não tem jeito.




Quem pensa em colocar o lenço no bolso do paletó, seguem abaixo algumas opções. O que eu sei é que o lenço não deve ser exatamente do mesmo tecido da gravata, apenas tons próximos e nunca exatos.






O material deve ser de um bom tecido, afinal um lenço não é nenhum custo alto. O que não dá é aquele lenço fino e que não seca nada, fica parecendo aquele guardanapo de botequim que espalham mais o óleo pela boca do que absorve algo. Procure tecidos de algodão se for usar mesmo internamente, se for só como adorno escolha a seda ou o linho para ter uma textura diferente da gravata.
Se eu fosse usar um lenço no bolso eu levaria outro por dentro, para não estragar a dobradura do externo.

Como já falado aqui, no uso do lenço no bolso do terno não se aconselha o uso da flor na lapela. Realmente fica muita informação na hora. Tirando o terno de militar que permite tantas coisa penduradas, de resto escolhe apenas um para usar.




Sendo para adorno ou para uma eventualidade, tenho certeza que será muito útil! Por isso não esqueça desse item!!