As pessoas acabam confundindo os termos, na verdade todos são vinhos espumantes fermentados duas vezes, por isso temos aquelas famosas bolinhas. A diferença entre os nomes é a região de origem de cada um e com isso seu valor se altera também.

Os Champagnes são os mais célebres dos três e o primo rico do trio. Seguido pelo Prosecco de excelente qualidade e com características de mais seco e por último o Espumante que estão a cada dia melhores.

Independente de gosto ou não, sem dúvida nenhuma a presença de um vinho espumante irá engrandecer a sua festa e a impressão que os convidados terão dela.

Napoleão Bonaparte dizia sobre o Champagne: “Na vitória, você o merece; na derrota, você precisa dele”.

Espumante
Chama-se de “vinho espumante” a todo vinho que, quando aberta a garrafa, gera espuma, isto é, possui gás carbônico. Ele pode ser branco, rosé ou tinto, e cada um deles poder ser seco, meio-seco ou doce. Pode ser elaborado com uma grande variedade de tipos de uvas.


O primeiro vinho espumante foi produzido na França, na região vinícola de Champagne, tendo como um dos mentores, um padre beneditino de nome Don Perignon. O sucesso que este vinho alcançou foi tanto que, atualmente, todo país produtor de vinho elabora os seus espumantes.


Pode ser feito por dois métodos: o Champenoise, método particular, onde se submete o vinho a uma segunda fermentação dentro da garrafa e o método Charmat, no qual a segunda fermentação se dá em um recipiente de aço inoxidável, hermeticamente fechado.

Na Espanha é chamado de Cava; na Alemanha, de Sekt; nos Estados Unidos, de Sparkling Wine e na França, fora da região de Champagne, de Mousseux ou Crémant.

Todo espumante deve ser tomado bem gelado (entre cinco e sete graus), devido à alta acidez e ao gás carbônico. É parceiro ideal para quase todos os tipos de pratos.

Champagne

Vinho espumante inteiramente produzido em terras da região de Champagne (França), apenas de uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e/ou Chardonnay. Sempre produzido pelo método “Champenoise” , podendo ser branco ou rosé. Não existe champagne tinto. Festivo, refinado, elegante, espiritual ... é considerado o mais nobre de todos os espumantes.












Prosecco

Vinho espumante produzido na região do Veneto, na Itália, com uma uva chamada “prosecco”. Elaborado pelo método charmat, é sempre branco. Leve e delicado, é geralmente indicado como aperitivo ou para acompanhar pratos leves.





















Nós escolheremos um espumante para a festa pois é o que entra em nosso orçamento e é o que normalmente bebemos mesmo e um champagne para o brinde.  Estamos recaindo por um espumante que vimos na feira “Casamento Certo”, o espumante francês Veuve Du Vernay, só não sabemos se escolheremos o Brut ou o Brut Rosé. Para o brinde escolheremos o champagne Veuve Clicquot Brut para ficar bonito nas fotos.