Esse post surgiu após muitas e muitas conversas sobre o orçamento do casório, quanto pretendíamos gastar, quanto de fato já foi gasto, o que ainda gastaremos, e cheguei à conclusão de que o assunto finanças contextualizado com casamento é algo que depende muito da perspectiva de quem analisa. 
 
Caso você seja um espectador, ou seja, esteja olhando de fora a situação, certamente vai achar que é muita grana, um rombo nas finanças de qualquer casal, etc etc etc. E aí eu te direi que depende.  Depende porque, muitas vezes, o que realmente precisamos para pôr nossas finanças em dia é de foco e de um grande objetivo. Pode ser comprar um apartamento, fazer a viagem dos sonhos ou casar. Sim, casamento é uma grande meta pela qual vale a pena poupar, se planejar e gastar com sabedoria. Sou o maior exemplo disso. Antes de ter foco no que realmente queria, eu era muito "gastadora". Comprava sem pensar, se entrava em uma loja e gostava de 3 vestidos, eu não tentava escolher um (não que eu tivesse grana sobrando para os 3, era falta de planejamento total mesmo e muita culpa depois), levava todos. Isso se agravava em determinadas épocas do ano, como Natal, aniversário de pessoas queridas e etc. Não, eu nunca fui endividada (se meu nome for negativado, sou demitida na mesma hora! rsrs) e sempre tive alguma poupancinha, mas mesmo assim, os valores do meu cartão de crédito eram bem altos e poderiam (deveriam) ser destinados à realização dos meus sonhos e não à compras impulsivas sem sentido.

Pois bem, trabalho em uma instituição financeira que frequentemente traz profissionais muito bons para palestrar sobre finanças pessoais. E uma dica importante e comum a todos eles é: não importa o quanto você ganha e sim como você gasta. Isso é uma grande verdade, pois não raro as pessoas se pegam olhando para a vida financeira do seu colega de baia, que viaja para o exterior todo ano e você se pergunta como, já que ganham a mesma coisa. Será que ele gasta com as mesmas coisas que você? Ou tem um planejamento que o ajuda a realizar tudo o que pretende?

Com casamento é a mesma coisa. Sim, é muita grana. Mas digo com propriedade que, se não fosse esse grande plano de vida, eu provavelmente estaria gastando com coisas supérfluas e no final do mês continuaria me perguntando para onde foi o dinheiro. Hoje, penso mil vezes antes de comprar qualquer coisa e nem carrego cartões para cima e para baixo, pois tenho um objetivo maior. E espero levar esses ensinamentos para a vida.

Por isso, não pense que casar irá arruinar seus planos de casa própria, troca de carro ou daquele MBA dos sonhos. Ao contrário, pode mesmo proporcionar novos e sadios ares a sua vida financeira. Pode te mostrar que poupar é possível, planejar também e que você não morrerá caso não compre roupas novas todo mês ou se for mais seletiva nos programas sociais. Desta forma, veja bem onde tem deixado o seu suado dinheirinho. Avalie seus hábitos de consumo e conquiste prosperidade e realização para a sua vida.