Assim que comecei a planejar o casamento, não tinha noção de muitas coisas e uma delas era o custo envolvido na tarefa. Ao me deparar com a (dura) realidade, passei a cogitar opções até então inimagináveis, como locar um espaço e contratar todos os fornecedores do casório. Dá muito mais trabalho. Mas em compensação vc faz a festa do seu jeito, decora como bem quiser e não se sujeita a muitas imposições e regras totalmente inflexíveis. Ou seja, consegue personalizar sua festa, o que não é tão fácil no sistema pacotão das casas (embora não seja impossível).

Vou contar para vocês como foi o nosso caso e como fizemos a nossa escolha. Bem, no início, cogitávamos somente a opção das casas de festas. Porém, após muitas visitas e ao constatarmos os valores absurdos dos itens extras de um pacote (sim, um arranjo no centro da piscina pode custar mil reais ou pontos de luz nessa mesma piscina – que sem os mesmos ficaria totalmente no escuro – mais uns 800), começamos a achar que, para ter a festa como  desejávamos, teríamos que gastar muito além do que pretendíamos com itens extras. O grande problema, é que na esmagadora maioria dos casos, esses itens tem preços exorbitantes e totalmente fora do mercado. Por exemplo: o aluguel de um lustre por 600 reais, uma chuva de prata por 800, um arranjo em uma área “pobrinha” e não prevista no contrato mais uns 1000 reais. E aí, a festa fica inviável. É preciso tomar muito cuidado com isso. Geralmente, vc só fica sabendo desses famigerados itens extras uns 60 dias antes do casamento, quando irá para a famosa reunião de checklist com a casa. Então vc surta, pois estará às vésperas do casório, e sem condições de contratar algo por fora (muitas nem permitem isso) e sem tempo e sem cabeça para mais nada, acaba contratando esses absurdos sob a pena de não ter a festa como sempre sonhou (e visualizou tantas vezes nas fotos que o decorador da casa te mostrou sem nunca mencionar o que era extra).

Já visitamos os locais sabendo disso, então começamos a ver outra opção, a de contratar tudo separadamente. Recebemos alguns orçamentos justos, mas era difícil encontrar um fornecedor que nos agradasse por completo (quando a decoração era ok, o buffet deixava a desejar e vice-versa), contratar item a item ficava mais caro, e acabamos chegando a conclusão que sairia bem mais caro contratar os itens dessa forma, fora administrar tudo e ainda achar um local bem localizado e a um custo que poderíamos arcar. Assim, optamos por uma casa de festas que possuía um pacote bem completo, em que os itens extras eram extras mesmo, não contratá-los era uma questão de gosto pessoal, não prejudicariam o resultado final da festa.

Hoje, sabendo o que sei sobre planejar um casamento, aprendido em todos esses meses, e tendo um orçamento maior, provavelmente optaria por contratar separadamente cada fornecedor. Porque nos pacotões da vida, embora vc gaste menos e encontre boas opções, é inevitável chegar a um ponto do planejamento em que você comece a achar determinadas atitudes da casa de festas simplesmente intoleráveis. Seja escolher as flores do casório sem ter que vender um rim por isso, pois o contrato prevê “flores do campo mescladas com flores nobres”, e o conceito de “nobre”, pode acreditar, é muito subjetivo; seja tentar escolher os doces extras sabendo quais serão os itens oferecidos pelo buffet, embora a casa dificulte isso; seja os e-mails que levam dias para serem respondidos (ansiedade de noiva é uma coisa séria, por isso, fornecedores, RESPONDAM AOS E-MAILS. Telefone não á a mesma coisa, além do registro ser muito melhor - sim, vcs produzirão prova contra si mesmos se não cumprirem o prometido no e-mail, mas é assim que funciona, ao menos para os profissionais confiáveis).

É claro que optar por uma casa idônea, certificar-se do que de fato consta no contrato e ter referências positivas de pessoas que se casaram lá é fundamental na hora da escolha e evita muitos aborrecimentos futuros. Porém, acaba sendo praxe no mercado esses preços abusivos, uma vez que é exatamente ai que a casa lucra. Some como agravante o fato de muitas noivas aceitarem essas extorsões sem pestanejar. E o ciclo nunca tem fim.

Por isso, se vc tem tempo e um orçamento mais flexível, pesquise bem qual opção de festa se adequa melhor às suas prioridades. Se vc entende que o buffet é o ponto principal, é provável que os pacotes te atendam bem, já que muitas casas contam com ótimos fornecedores nesse quesito. No entanto, se vc ama decoração e pretende ter uma festa totalmente no seu estilo vintage, por exemplo, é quase certo que o pacotão não seja pra vc. Pesquise, converse com sua cerimonialista, cerque-se de toda a segurança possível, para que o seu grande dia realmente saia do jeitinho que sonhou.