A frase “Quem casa quer casa” é famosa, mas um item que é quase sequencial é aos outros é a compra de um carro para a família. Para quem já tem ou quer trocar, separei algumas dicas para o melhor momento. Esse assunto sempre cairá para a responsabilidade do homem e precisamos estar preparados.

Antes de tomar essa decisão de compra, é preciso avaliar se um carro cabe mesmo em seu orçamento. Além do valor para a compra você terá os custos de manutenção, pesquisas indicam que um carro custa em média 3% do seu valor por mês. É prudente inserir esses valores em seu orçamento para ver se comporta. O seguro é em teoria 5% aa do valor do carro (eu trabalho com seguro e te falo que esse número está subestimado, determinados carros e locais de residências, chega até a 10 ou 11%) e o IPVA cerca de 4% aa.

O início e o final de cada ano são os melhores momentos para se comprar. Nisso o importante é analisar o ano de fabricação, pois é o período de troca de ano. Aí devemos ponderar se vale a pena comprar um carro com o novo período ou de ano anterior se houver desconto favorável. Além do final do ano, deixe sempre para o final do mês para ir à concessionária, pois é o momento que algumas avaliam o cumprimento de metas e se não batido dão desconto para que isso ocorra. É nessa hora que surgem mais descontos.

Comprar a vista sempre sai mais barato, mesmo sem desconto o valor final de desembolso será infinitamente menor ao de um financiamento ou consórcio. Agora é hilário ler isso em recomendações de economista né!! Quem é que pode comprar um item de 30 mil assim, como se fosse uma itaipava!!?? Acho que o mais importante é que se tiver uma graninha acompanhar esses descontos de 50% do valor e o resto parcelado sem juros. Aí sim vale mais a pena do que desembolsar todo o valor!!

Sempre tem um amigo que vem falar: “Ah faz um consórcio!!”, aqueles caras que acham que é o Gustavo Cerbasi ou o Mauro Halfend. Mas nem para todo mundo  consorcio é vantagem. Existe sim diferença grande com o valor do financiamento, mas o conceito principal do consórcio é de uma compra programada e o bem fica condicionada a um bom lance ou sorteio, o carro não sai na hora. Outro ponto é que não tem juros, mas você paga a taxa de administração e demais taxas atreladas. Por isso dependendo do valor de entrada, o financiamento pode ser mais vantajoso e chegando a 50% do valor do carro tem essas promoções do resto sem juros, como já dito aqui.


Por fim avalie sempre se é o momento de trocar de carro, as vezes a desvalorização do mercado em relação a tabela FIPE faz com que o custo do carro seja maior percentualmente que um novo carro, aí está a hora da mudança. Outros itens podem ser considerados, como se o carro não atender mais a realidade da família ou do proprietário. Mas sempre avalie tudo que está inserido nessa mudança, pois o carro é sim um filho e um FILHO BEM CARO.


Boas tabelas da InfoMoney para tomar a melhor decisão