Esse post será polêmico. Mas antes que as meninas me apedrejem, quero deixar bem claro que não tenho nada contra ex-noivinhas que se tornam fornecedoras. Muito pelo contrário. Esse mundo dos casamentos é realmente fascinante e apaixonante e pode sim, despertar vocações, abafadas pelos rumos que nossas vidas levam e que são afloradas nos preparativos dos nossos casamentos. Colocá-las em prática é muito válido. Porém, acho que para alguém denominar-se fornecedor, deve se preparar adequadamente primeiro. Estudar o mercado, realizar cursos na área, aprender com profissionais experientes, pois apenas ser ex-noiva não chancela ninguém a atuar profissionalmente no segmento, sem o devido preparo.

Digo isso porque, dias desses, fui a um evento para noivas, realizado por fornecedores iniciantes no mercado. Alguns nem tanto, mas a maioria em busca de posicionamento e um lugar ao sol. E o despreparo foi gritante. Havia um buffet renomado no local, que não conseguiu servir a todos, visto que os fornecedores reuniram-se na porta da cozinha e serviam-se primeiro, esvaziando as bandejas rapidamente. Ora, se eu sou fornecedor, logo anfitrião do evento, irei me preocupar primeiramente em servir meus convidados, nem que isto signifique que eu não seja servido. Essa é a lógica do mercado. Para que servem os eventos, senão servirem de demonstrações do trabalho a ser divulgado e uma ótima oportunidade de vermos os profissionais em ação? Pois bem, se eu estivesse em busca de um buffet (o que não era o caso), não o cogitaria, visto ter passado uma péssima impressão por conta de fornecedores mal preparados na organização de um evento, ainda que de pequeno porte. O que contrasta fortemente com a opinião de noivinhas que o tiveram em seus casamentos e elogiaram bastante o serviço prestado. Um evento mal organizado pode prejudicar fortemente a imagem de um fornecedor conceituado.

Quanto à mesa de doces, problema semelhante ocorreu. Muitos profissionais enchendo sacolinhas de docinhos, como meros convidados normais. Acho feio até que noivos tenham essa postura, uma vez que sabemos perfeitamente o quão deselegante isso é e o quanto desejamos que esse tipo de circunstância não ocorra em nossos casamentos. 

Casamento não é brincadeira. Não é porque achei bacana preparar meu casamento com um orçamento x, que posso brincar de me tornar cerimonialista, decoradora, doceira, etc. Isso é sério, gente. Tem interesse em atuar financeiramente no ramo? Estude! Pratique! Capacite-se! Tenha a humildade de buscar o conhecimento necessário com alguém experiente, que possa lhe orientar e ensinar o caminho das pedras (não, nem tudo são flores). Casamento pressupõe uma logística particular. Não pense que basta preparar bem-casados deliciosos, se comprometendo com mais encomendas do que sua produção sustenta, por exemplo. Ou achar que pode se tornar cerimonialista, achando que a única função da mesma é organizar uma fila de pessoas na igreja. Tenho visto inúmeros relatos de noivas que tiverem problemas em seu casamento por confiarem seu evento nas mãos de pessoas despreparadas, que se aventuram no mercado sem o know how necessário para tal, muitas vezes, cometendo erros primários e não cumprindo com seus compromissos.

Amadorismo não combina com o porte do evento. Sei que muitas vezes os valores cobrados por serviços do ramo são assintantes para noivos e sedutores para quem deseja atuar do outro lado, pois ao planejarmos nosso casamento e buscarmos informações, tudo parece muito mais simples. Mas não é assim. Um fornecedor precisa, além de talento para a atividade a que se dispõe a realizar, parcerias certas para obter êxito. Pense numa doceira, boleira, sem um bom serviço de entrega? Uma maquiadora sem um bom profissional de penteados? Uma decoradora que não possua bons contatos em lojas locadoras de mobiliário? Uma locadora de carros sem motoristas pontuais e eficientes? Um buffet delicioso, mas sem timing de reposição? Complicado, não? Por isso, pesquise bem antes de contratar qualquer profissional para o seu dia. Busque referências, relatos de clientes, pesquise se o profissional é de fato bem preparado ou alguém que está se aventurando em um novo ramo. Certamente, evitará muitos aborrecimentos futuros.