Antes de ingressar no mundo dos casamentos, tinha uma visão totalmente diferente da cerimonialista. Achava que podia muito bem organizar um casamento inteirinho sem ninguém dando palpites. Porém, no decorrer dos preparativos, tenho uma outra concepção a respeito. Embora não tenha contratado uma para me orientar durante todo o processo, por ter bastante tempo para organizá-lo e ter pesquisado muito e saber o que cabia no meu orçamento ou não, acho totalmente indispensável a figura da cerimonialista ao menos para o dia do evento, na igreja e na casa de festas.

Porém, há locais que proíbem o cerimonial de fora em seus eventos. O discurso é que não há necessidade, uma vez que há uma equipe eficiente e totalmente harmonizada com o cronograma da casa, para assessorar os noivos e seus familiares e convidados. Há muitas casas de festas que adotam essa postura.

O que posso dizer é que discordo totalmente dessa prática. Acho que se a noiva pagou por um cerimonial para o dia (leia-se igreja + recepção) tem todo o direito do mundo de levar essa cerimonialista que escolheu  e, portanto, confia, para a  sua festa. Não existe isso de não poder levá-la para a festa pela qual a noiva pagou. Ainda que a casa ofereça esse serviço incluso em seu pacote, cabe aos noivos optar pela equipe que desejarem, desde que não haja nada que desabone a conduta do profissional. Sei que há uma listinha de profissionais proibidos em muitas casas de festas, e imagino que elas tenham razões sérias para isso. Mas se não há nada extremo como nesses casos, não vejo motivos para proibições.

Até acredito que não haja má fé nisso, de repente pode ter havido problemas em alguma festa, onde regras da casa possam ter sido desrespeitadas, enfim. Mas a casa de festas se colocar contrária a isso, como uma proibição, não faz sentido. Eu acho importante ter alguém de fora (imparcial) atento ao serviço prestado, responsável pelos brindes e lembranças, momentos e surpresas que os noivos queiram fazer. Alguém que controle as bebidas extras, os doces, bem casados, enfim, tudo aquilo que a noiva contrata e não consta no pacote. Que guarde os pertences da noiva e de sua família. Ou seja, alguém que não tenha vínculo nenhum com o local e que portanto, sendo totalmente isento, zelará para que tudo que a noiva planejou saia de acordo com o esperado.

Não sei o porquê dessa postura rígida adotada por casas de festas, mas fica a dica que, embora algumas vezes conste no contrato (que muitas vezes não lemos as entrelinhas na empolgação), essa cláusula deve ser questionada. E qualquer cliente mais chatinho, que bata o pé e exija seus direitos, provavelmente conseguirá levar sua querida cerimonialista para a festa, sim.

Vamos facilitar as coisas para as noivas e deixar essa decisão tão particular somente a elas, sem imposições, multas e afins? :)