Já contei para vocês que irei me casar na Casa de Festas Elite, que fica localizada na Zona Norte do Rio. Não tenho problema algum em relação a isso, já que sou nascida e criada na Zona Norte tbm e o noivo, embora more há muitos anos na Zona Sul, passou uma boa parte da vida na Tijuca. Então, tudo certo para nós dois e nossas famílias, já que a casa situa-se em um local de fácil acesso para ambos.

Mas durante esses 6 meses de preparativos, já vi alguns narizinhos torcidos, do tipo: “Ahhhh, mas vocês irão se casar na Zona Norte?” ou “Por que não falaram antes comigo, meu marido é general e consigo o Clube Militar da Urca com um ótimo desconto!” Gente, na boa. A falta de noção das pessoas desconhece limites. Não basta vc arcar com uma festa, proporcionando um ótimo buffet, bebidas diversas e tudo o mais. Pensando em cada detalhe com todo carinho e cuidado. Porque alguém ainda irá dizer que algo não é legal, não é adequado e ainda te oferecer coisas que você não pediu, principalmente opinião.

Recentemente, ouvi uma noiva dizer que tinha amado a casa, achado linda, mas que o noivo vetou completamente, porque: “como assim nos casarmos no Riachuelo? Quer ser assaltada?” Gente, para quem não conhece, o Riachuelo é um bairro super próximo da Tijuca, de carro, sem trânsito, chega-se em 5 minutos! Além disso, a casa está situada em uma rua transversal a duas principais que todo mundo que mora no Rio conhece. Ou seja, de super fácil acesso. Seja do Centro, ou da Zona Sul, rapidamente vc chegará lá, sem se perder! Fico impressionada com pessoas que se casarão no Alto, por exemplo, e consideram o local super seguro! Tem casas lindas, é um bairro nobre, é verdade, mas é ermo, e há inúmeros relatos de assaltos e o que valha por ali. Assim como na maioria dos bairros do Rio de Janeiro. A insegurança, infelizmente, não é um fato isolado e restrito a alguns bairros. Além do que, só pra ilustrar, o Alto também fica localizado na Zona Norte! Não dá pra ter isso como parâmetro, por favor!

Quando decidimos nos casar, nós estabelecemos um teto máximo para o casamento e buscamos as melhores opções possíveis  dentro desse limite. Poderíamos, sim, optar por um casamento mais caro, mas não o fizemos por dois motivos: achávamos desnecessário e encontramos um local que nos atende exatamente da forma que buscávamos.

Visitamos sim, diversas casas no Alto da Boa Vista, Zona Sul e outros locais. Os valores eram até mesmo semelhantes, mas não posso deixar de ressaltar a quantidade de casas decadentes, necessitando de reformas, e com um estilo de decoração total anos 80 que visitamos, vivendo apenas de um passado glorioso. Fomos, inclusive, em uma casa bem famosa, cujo nome não citarei, em que tive muita pena da noiva do dia. Falta de cuidado, lounges sujos, piscina idem, refrigerante sem gás, entre tantos outros problemas que vi. Mas que ainda assim, permanece super recomendada.

Acho super válido que alguém não abra mão de casar nesses locais, como Alto e Zona Sul, desde que não direcione suas opções apenas por esse pré-requisito. Esteja disposta a pagar mais caro se o serviço oferecido acompanhar este valor e não por apenas se tratar de um local valorizado, ou porque as pessoas dizem que é “chique” se casar ali, mesmo o fornecedor deixando a desejar em muitos pontos. Conheço noivas que fecharam casas em que segundo seus próprios relatos, o Buffet não era lá essas coisas, o refrigerante era aguado, os doces precisaram ser substituídos e a decoração não as agradava, mas fecharam para se casarem no Alto (que fique claro que não tenho nada contra o bairro, pelo contrário, tem locais lindíssimos para casar, mas há casas e casas ali, muitas de péssimo acesso). Eu mesma visitei inúmeras casas assim. Eu me pergunto se, no final das contas, os convidados se recordarão do local em que a festa foi realizada ou do Buffet mal servido, da bebida sem gás ou dos docinhos com cara de ontem. Por isso, sempre avaliem muito bem quais serão suas prioridades no seu casamento!

Outro dia, li sobre a famosa discussão entre casa de festas pacotão x contratar itens separadamente e uma noiva dizia não dar para comparar um orçamento de uma casa na zona norte com uma da zona sul, por exemplo. O que na minha visão particular, é totalmente equivocado. Visitei diversos locais na zona sul a preços justos, até mesmo bem mais baratos, mas que não ofereciam o estilo de festa que eu gostaria. Locações baratas e bem localizadas. Tudo é muito relativo.

Acho que não podemos tecer comentários depreciativos baseando-se apenas em um único critério. Quando ainda pesquisava locais, só considerei aqueles que tivessem um ótimo buffet, uma estrutura que me agradasse, uma décor bacana e um pacote que suprisse a maior parte das necessidade e não onde um arranjo extra (totalmente necessário para esconder alguma imperfeição da casa, por exemplo) custasse a bagatela de mil reais. Jamais me casaria em uma região privilegiada se a casa não atendesse minhas expectativas em diversos quesitos. Acho engraçado, pois há muitos locais super procurados e caros, como o Lajedo, Meio do Mato, que embora não se situem em locais tidos como privilegiados, pois geralmente são de difícil acesso, necessitando de uma logística diferenciada, mas proporcionam festas de sonho às noivinhas que os contratam, mesmo fora do tão badalado eixo Alto – Zona Sul, com uma qualidade impecável.

Por isso, acho muito complicado utilizar esse critério da localização isoladamente, pois há uma série de fatores envolvidos. Não deêm ouvidos a quem depreciar de alguma forma suas escolhas, confie nelas e case-se de acordo com seu gosto pessoal e de seu noivo, e seja feliz, independente da opinião e da maldade alheia.

Estou muito orgulhosa do meu casamento, principalmente, orgulhosa de mim e do meu noivo, que estamos fazendo a festa do jeitinho que queríamos, arcando com tudo que contratamos, escolhendo cada fornecedor com muito carinho e muito cuidado, nos cercando de profissionais sérios e competentes, para além de nos agradarmos, proporcionarmos bons momentos em nossa companhia àqueles que amamos. Estamos muito seguros e convictos de nossas escolhas e temos certeza de que será um grande momento em nossas vidas, que o desdém alheio não tirará o brilho da realização desse sonho. Desculpem o mega desabafo, mas estava engasgado! rsrs