Já comentei aqui que detesto fornecedor que não responde e-mails ou que demora para fazê-lo. Entendo que muitos possuem outros empregos, filhos, família, o que o valha. Mas se vc é um fornecedor e se propôs a trabalhar com noivas, que são seres ansiosos, nervosos e neuróticos por natureza, e quer ter o seu tempo particular de resposta, de acordo com suas necessidades e disponibilidade, sinto informar, mas vc está fazendo isso errado. Não existe um cliente ficar correndo atrás de um fornecedor, implorando por um orçamento, ou o esclarecimento de uma dúvida e a noiva precisar lembrá-lo o tempo todo, de que aquele seu e-mail que sim, é urgente pra ela, e que foi enviado há uma semana, não foi respondido.

As justificativas podem ser infinitas e até mesmo plausíveis e aceitáveis. Mas, das duas uma: ou o fornecedor se dedica integralmente a sua atividade no ramo dos casamentos, de modo que não deixe a desejar, ou esteja disponível em seu celular, e-mail, etc, para retornar os contatos no menor prazo de tempo possível.  A tecnologia está ai pra isso, barata e acessível a todos, para acabar com as desculpas esfarrapadas. Porque em uma semana, a noiva louca, já mandou mil pedidos de orçamentos para outros 200 fornecedores e pode ter certeza que usará o tipo de atendimento recebido como um dos critérios de sua avaliação e seleção.

Se o cara demora uma semana pra responder um e-mail, se vc contratá-lo e precisar de algo urgente para o seu casamento, como uma alteração de última hora, ou mudança de local de entrega, por exemplo, ele poderá demorar esse tempo todo para ler e responder um e-mail?  Vc vai confiar em tratar esse tipo de coisa por telefone, em que nada fica registrado? As chances de ocorrer algum problema são bem grandes, não acham? Hoje em dia, e-mail é ferramenta de trabalho e se eu, na minha profissão, ficar dias sem lê-los ou respondê-los, podem ter certeza que estarei encrencada. Ninguém vai entender o “meu tempo”!

Sinceramente, eu não entendo essa lógica totalmente invertida do mercado de casamentos. Aprendi na faculdade e na vida que o fornecedor deve ser incansável em conquistar e fidelizar seu cliente, provocando encantamento sempre que possível, pois com a concorrência acirrada de hoje, o diferencial é esse. E na boa, não vejo isso acontecer. O que vejo, são muitos fornecedores se achando semi-deuses, acima do bem e do mal, não lhe dando a atenção  devida e considerando a noiva como mais uma. Fornecedores desse tipo não servem pra mim.

Contei há pouco tempo que fechei meus doces com a Louzieh, que é considerada uma das melhores doceiras do país. O atendimento de seu escritório poderia nem ser bom, se seguisse essa lógica, já que seu nome já está consolidado no mercado e certamente não lhe faltam noivas querendo entregar a ela seus casamentos, já que a qualidade é incontestável. No entanto, foi o local em que melhor fui atendida. Tive todos os meus e-mails prontamente respondidos, todos os meus desejos satisfeitos, com um cuidado enorme. Não é a toa que o trabalho dela tem o reconhecimento que tem. Pena que são poucos que seguem esse tipo de exemplo.

Outra coisa que me tira do sério é fornecedor que não tem humildade, e não sabe interpretar uma crítica construtiva. Ora, se uma noiva reclama de algo, seja da demora no retorno, seja do prazo que não foi atendido, seja da qualidade do produto em si, essa é uma ótima oportunidade dele avaliar o seu comportamento, o seu produto e apresentar melhorias, corrigindo as falhas, já tendo conhecimento do que não agrada e do que é uma reclamação recorrente. Porém, a crítica é sempre vista de uma forma negativa, como se as pessoas não tivessem o direito de fazê-la, como se o ônus da relação fosse invertido e nós, clientes, tivéssemos que bajular o fornecedor e sermos muito gratas de termos a honra de tê-los em nossos casamentos. Ahhh, tenha dó.

Tem horas que fico sem paciência de ser noiva e só quero que a minha data chegue logo!