Roteiro da Itália - Continuação

Dia 9 – Saimos de Veneza de ônibus rumo a Pádua, para visita à Basílica de Santo Antonio. A cidade de Pádua é linda. Na primavera, fica repleta de flores por todos os lados. Sou muito suspeita para falar da Basílica porque adoro Santo Antonio desde pequena, tive bouquet de santo Antonio no casório e oração do desencalhe com medalhinha do santo para as solteiras! Rsrs Então, foi um momento bem especial para mim. No caminho para chegar a basílica, há uma praça repleta de estátuas em semi circulo, muito bonita. De lá, seguimos viagem para Pisa. Ao chegarmos a cidade, pegamos um trenzinho que nos levou até a torre. Almoçamos em um restaurante ótimo bem ao lado dela, tipo uma cantina italiana. De lá, visitamos a Torre de Pisa, o Campanário, Batistério de Pisa, Campo Dei Miracoli, Camposanto Monumentale, todos na Piazza dei Duomo, bem pertinho da Torre. Após a visita, que durou toda a tarde, seguimos viagem rumo à Florença. A região da toscana é belíssima e a paisagem é de tirar o fôlego, diversas plantações de trigo, uvas, girassóis, limões, milho... Sem contar que a primavera toscana é a coisa mais linda de se ver. Vale muito a pena ficar acordado durante a viagem! Chegamos em Florença quase no por do sol, que nessa época, ocorre por volta de 21h. Fomos a piazzale Michelangelo, onde há uma réplica da estátua de Miguelangelo. Dizem que essa praça é o melhor local para se ir assim que se chega a Florença, pois ela proporciona uma vista incrível da cidade e ao por do sol toda essa beleza se potencializa. Há diversos artistas de ruas, barraquinhas e muito movimento. A forma de se chegar a Praça é através da Viale Michelangelo, uma rua arborizada lindíssima. É como um enorme terraço sobre a cidade de Florença. Florença parece uma pintura lá de cima. De lá, retornamos para o hotel Italiana, que é lindo, impecável, décor maravilhosa. Disparado, o melhor hotel da viagem.



Dia 10 – Bem cedo, saímos para conhecer Florença. A cidade é linda, parece intocada pelo tempo. Começamos a visita pela Basílica de Santa Croce, igreja onde estão enterrados Michelangelo, Galileu Galilei, Maquiavel, entre outros. Na Piazza de Santa Croce são montadas arquibancas nos meses de junho/julho onde são realizados torneios de futebol. A praça é muito bonita e cercada de comércios, lojinhas do Pinóquio (que tem origem em Florença), bem pitoresca. De lá, fomos caminhando até a Ponte Vecchio, uma ponte medieval sobre o Rio Arno, com muitas lojinhas e ourivesarias (o famoso ouro de Florença é encontrado ali). Ótimo local para comprar pashminas belíssimas. Seguimos para a Piazza della Signoria, um museu a céu aberto, onde está localizado o Palazzo Vecchio. Em frente ao palácio pode-se observar uma réplica da estátua de Davi, de Michelangelo. Em frente, está localizada a Loggia Della Signoria, uma galeria de estátuas lindíssimas e originais em sua maioria. Ali também encontramos a Galleria Degli Uffizi. Seguimos para El Duomo, para conhecermos a Basilica de Santa Maria Dei Fiori, que é espetacular. Ali tem muitas gelaterias e muito comércio, como a loja da Lindt, a Disney Store, H&M, Zara, entre outros. Vale a pena dar uma olhada, comprei dois vestidos bacanas por 10 euros cada. Há uma feirinha ótima atrás, com mil banquinhas vendendo bolsas de couro, echarpes, souvenirs, etc. Após o almoço, fomos conhecer o Museu da Academia, onde está o Davi original de Michelangelo. Para quem não estiver com grupos ou já possuir o pass, o ideal é visitá-lo próximo ao fechamento, período em que as filas são menores. Vale muito a pena a visita, além do espetacular Davi, há algumas esculturas inacabadas ainda na pedra, como a Pietá, São Mateus e os Prisioneiros, todos de Michelangelo. Há ainda outras obras de artistas ilustres, como quadros de Botticelli, entre outros. No final do dia, retornamos ao hotel para tomarmos banho e seguirmos para uma festa típica toscana na Fazenda Certoza. Gente, o que foi essa festa? A fazenda é maravilhosa e fomos recepcionados ao som de violino e champanhe. O jantar foi fartíssimo, delicioso. Cantavam músicas italianas clássicas, tarantella, os músicos eram animadíssimos, tiravam as pessoas para dançar, uma verdadeira cantina italiana. Fizeram uma surpresa para a gente e falaram no microfone que estávamos em lua de mel e desejarem muitas felicidades, ganhei bombons e tocaram uma música para dançarmos, muito legal. Valeu muuuuuuuito a pena! Fora que o caminho até lá é deslumbrante, cheio de plantações de girassóis, lindo!!



Dia 11 – Acordamos bem cedo e partimos para Siena. Amei essa cidade, totalmente medieval e entre muralhas, intocada pelo tempo. Caminhamos pelas vielas até chegarmos ao Duomo de Siena, uma basílica linda. De lá, caminhamos até a Piazza Del Campo, uma praça enorme em forma de leque, onde estão localizados o Palazzo Publico com o famoso Campanile (campanário), a Torre Del Mangia e a Fonte Gaia, famosa fonte da juventude (tem que beber a água e jogar moedinha na fonte, faz parte rsrs). Caminhamos pelas ruas do centro histórico e seguimos viagem para Assis. É uma cidade bem pequena que vive em função do turismo a Basílica de São Francisco de Assis. Não tenho como descrever a beleza e a paz desse lugar. Comparada com outras, não tem praticamente nenhum luxo, mas é extremamente comovente ver o local onde está sepultado São Francisco e onde encontram-se suas relíquias, como o manto usado por ele, entre outras. É um local de intensa peregrinação, então é muito comum vermos pessoas pagando promessas e rezando junto ao túmulo. Fiquei extremamente emocionada, é uma sensação indescritível. Embora não seja católica praticamente, a energia desse lugar é incrível. A visita é imperdível. Depois descemos e fomos até a Piazza de San Pietro, onde está a Chiesa de San Pietro, totalmente medieval e linda, com um Cristo suspenso por cabos de aço, a sensação é de que está flutuando. A praça é uma espécie de mirante da cidade e rende ótimas fotos. Seguimos viagem para Roma e conhecemos a Villa Borghese, Fontana de Trevi, Phanteon, Piazza Colonna e a sua Coluna de Marco Aurélio e Palazzo Chigi e Palazzo Montecitorio, Piazza Navona.