Assim que comecei a pesquisar ideias e fornecedores para o casamento, me deparei com a seguinte questão: contratar ou não uma cerimonialista para cuidar dos preparativos, indicar fornecedores e nos assessorar com seu know-how? Sem dúvida, o trabalho do cerimonial vai muito além de organizar o cortejo de padrinhos, daminhas e noivos, ele tratará de todos os detalhes, checará todos os fornecedores, cuidará para que as músicas estejam corretas, controlará o horário da noiva, para que não se atrase muito, nem chegue com a igreja ainda vazia. Distribuirá as lágrimas de alegria, se houver. Além disso, cuidará para que tudo corra bem durante a recepção, para que as fotos com os padrinhos sejam feitas, as lembrancinhas distribuídas a todos, e a festa termine no tempo certo, entre muitas outras funções.

Há duas opções de cerimonial, aquele que oferece assessoria completa durante todo o preparativo (indicando fornecedores, cuidando de itens de decoração, resolvendo todas as pendências, etc) até a festa, prestando toda a assistência necessária aos noivos, e o cerimonial apenas para o dia (podendo incluir igreja e recepção, ou somente a cerimônia religiosa).


Certamente, é um investimento, pois você gasta rios de dinheiro para que tudo flua bem no seu casamento e contar com ajuda e respaldo profissional pra isso é um alento e uma tranquilidade. No nosso caso, optamos por não contratar assessoria completa, pois já havíamos pesquisado tudo e sabíamos exatamente o queríamos e as melhores opções para nós. E tínhamos o tempo a nosso favor também. Porém, a dúvida se devemos ou não contratar uma equipe de cerimonial para o dia, persiste. Tanto a igreja quanto a casa de festas que contratamos disponibilizam pessoas para cuidar de tudo, porém, principalmente na igreja, temos receio, pois a equipe de lá não saberá quem são nossos padrinhos, não ligará para avisar se os convidados chegaram, se todos os padrinhos estarão a postos, pois não é função deles. Então, estamos fortemente tentados a contratar ao menos o cerimonial para a igreja. Quanto à casa de festas, como são feitas reuniões de checklist antes da festa, e tivemos ótimas referências, creio que talvez não seja necessário (embora não tenha RSVP ativo, o que considero fundamental, nem que seja uma amiga ligando para os convidados se passando por cerimonialista #ficaadica rs).


O trabalho do cerimonialista é extremamente complexo, de muita responsabilidade. Qualquer contratempo que venha a ocorrer, o mesmo deverá contorná-lo, oferecendo segurança às noivas. Esse trabalho tem um preço, que geralmente, não é barato. Então o ideal é que cada casal avalie a real necessidade de contratá-lo ou não. Mas de forma consciente e não somente focando na economia, pois se trata de um item de grande importância. Procure alguém com experiência e que aja com profissionalismo. A profusão de ex-noivinhas que decidem trabalhar com cerimonial e assessoria de casamentos é imensa, o mercado é realmente tentador, portanto, seja seletiva, busque referências, e tenha um Big Day tranquilo e muito feliz!