O assunto desse post surgiu depois de milhões de solicitações de orçamento para cabelo e maquiagem de noivas. Após ficar estarrecida com os valores estratosféricos de alguns profissionais e também com "ataques" de estrelismo de uns indivíduos, comecei a me questionar quanto vale um sonho. Sei que o casamento é um dos momentos mais marcantes na vida de um casal, se não o mais marcante. Mas não podemos usá-lo como justificativa para cometermos absurdos. Não foram poucos os orçamentos que ultrapassaram dois mil reais. E eu já acho a metade disso bem cara, gente. Caso alguém esteja pesquisando roteiros de lua-de-mel (e acredito que 90% de nós estejamos) vai facilmente comparar os valores individuais para uma viagem a Europa de no mínimo sete noites e chegará a conclusão de que, ter o tão sonhado "dia da noiva" com um profissional badalado, custará aproxidamente 50% disso. São poucas horas de trabalho do profissional e se formos bem honestas, muitas dessas makes são facilmente reproduzidas em tutoriais da internet. Além do que, eu acho mega cafona aquelas noivas mascaradas, montadas no pancake e no olhão à la Jade. Acho que a make deve ser bem feita sim, deve durar a festa inteira sim e resistir a rios de lágrimas, mas precisa também ser sutil e elegante. Já vi muita noiva de fornecedor badalado com o cabelo despencado na pista de dança (o coque virou rabo de cavalo) e sem um pingo de maquiagem nas fotos do fim de festa. Mas enfim, gosto é algo bem pessoal mesmo. Sem falar que com esta grana, você renova seu estoque inteirinho de maquiagem só com importadas queridinhas como MAC, Shiseido, Dior, Lancome e ainda sobrará uma graninha.

Não estou criticando aqui quem tem um mega orçamento e condições financeiras para contratar quem bem quiser. Mas essa não é a realidade da maioria das noivas. Muitas, assim como eu, estão arcando com os casamentos sozinhas com seus noivos e tem muitas prioridades como montar uma casa, entre outras. Mas, infelizmente, acabam sendo influenciadas por referências mil e acham que se não contratarem o tal profissional, seu casamento será "menor". Ninguém vai me convencer de que é normal um fornecedor cobrar R$ 900,00 em um ano e no seguinte, seus serviços sofrerem um acréscimo de quase 200%. A justificativa? "Se uma noiva pode pagar em um primeiro aluguel 5 mil reais ou mais, para usar o vestido uma única vez na vida e por pouquíssimas horas, por que não posso cobrar 2500 pela produção dessa noiva?" Eu ouvi isso, gente. E embora concordando que os preços dos vestidos são realmente caríssimos, não posso aceitar essa justificativa como plausível.

Esse fato pode ser facilmente aplicado a outros tantos fornecedores, sejam doceiras, decoradores, cerimonialistas. Basta o profissional adquirir uma certa reputação no mercado, para elevar seu preço a níveis inimagináveis. Sem qualquer alteração ou plus ao serviço que já oferecia. Apenas devido à fama conquistada.

Sempre haverá uma alternativa tão boa quanto, tão competente e profissional quanto, que atenderá suas necessidades dentro do seu orçamento. Basta pesquisar. Não caiam no canto da sereia de que "casamento é isso mesmo, é glamour, e se você não tem bastante grana para gastar com isso, é melhor não casar". 

Ninguém precisa abrir mão da qualidade, é possível ter um casamento lindo, contratando os melhores fornecedores possíveis, dentro do que se pode gastar. Nós, por exemplo, sonhamos sim, com recepções em locais privilegiados e com amplo jardim para fotos, mas quando constatamos não ser possível, buscamos a melhor opção que cabia em nosso orçamento e hoje estamos super seguros e felizes com nossa escolha. Tudo é contornável. Não pense que seu casamento será "menor" caso você opte por não se casar na zona sul, não ter os doces da doceira famosa, ou os bem-casados vindos de outro estado. Não estar vestida com a estilista queridinha das noivas, ou não ter uma escola de samba recepcionando seus convidados. Seja feliz com o que você tem, não se preocupe com uma ficha técnica famosinha, se isso resultar em endividamento. Escolha itens dos quais você não abra mão e que sejam realmente importantes para você, como o fotógrafo do seu coração, mas desapegue sem dó daquilo que tentam te persuadir ser indispensável, quando, na verdade, não é. Existem muitos profissionais idôneos e acessíveis que podem tornar seu sonho realidade. Sem que seja necessário vender um rim.

Curta os preparativos de sua festa, saboreie cada conquista, celebre o amor. Essa é a verdadeira essência do casamento. Você é noiva, vai casar, independente da forma que o seu dia tenha, isso é motivo de alegria e não de frustrações.



Fonte da foto: http://www.vestidadenoiva.com/