O objetivo maior do blog, além de partilharmos nossas buscas e conquistas, é ter um registro de todas as informações que utilizamos para fazer o evento.

Como a nossa igrejinha não tem muita informação direta na internet, resolvi elencar alguns pontos que acho marcantes na escolha. Já falei aqui e reforço que na busca pela melhor igreja, sempre quis uma que nos tocasse realmente.

Outro ponto é que queria uma igreja com uma importância histórica na cidade, mas que não fosse muito grande e ocupasse adequadamente nossos convidados. Não queríamos igrejas modernas e nem muito novas, por isso a área do Centro, em particular a Rua Primeiro de Março, sempre foi a minha preferida. Estamos falando de uma igreja de mais de 383 anos de idade.

Espero mostrá-la para as pessoas que não a conhecem e assim ter mais informações disponíveis juntas, pois a maioria do material que li eram muito espaçados.


Vamos a algumas características e histórias da nossa igrejinha que só confirmam o conceito dela ser única!!

Antes um Forte

Antes da Igreja existia ali um forte, denominado Forte Santa Cruz. Para termos uma ideia de como o mar quebrava naquela altura nessa época.

Em 1623 o forte já estava em péssimo estado e foi construído em suas ruínas uma Igreja para os militares. E em 1629 a Santa Vera Cruz foi inaugurada. As festas as São Pedro Gonçalves eram realizadas pelos comerciantes e navegantes das imediações e com isso custeado a manutenção da entidade.

A posição da torre aproveitou o posicionamento de uma rocha para a fundação, já que ali o terreno era muito arenoso, e com o passar do tempo esse torre se tornou referência aos navegadores. Os navios ao entrarem na baía de Guanabara sabiam que ali era localizado o mercado de peixes da cidade.

Praça Quinze em 1790, onde é possível ver as suas torres no lado direito

 Praça Quinze em 1840, onde é possível ver as suas torres já prontas no lado direito


Catedral da Cidade

Tendo em vista as precárias condições da Igreja de São Sebastião (no alto do Morro do Castelo, que foi demolido), o Bispo da cidade colocou a Santa Vera Cruz a categoria de Sé e Catedral. Nos períodos de 1703 a 1704 e de 1734 a 1737 e os ofícios religiosos foram realizados ali.



 Antigos Registros

Piratas no Rio

O corsário francês Duclerc, em 1710, tentou invadir a fortaleza e foi contido, rumou para Ilha Grande e depois conseguiu a entrada na cidade mas foi morto. Duguay-Trouin, no ano seguinte, conseguiu saqueá-la sem encontrar muitas resistências.





















Reforma e Nomeação

Em 1780 foi dado início a sua reconstrução em um conjunto de irmandade, festeiros de Pedro Gonçalves e militares. Essa obra demorou 31 anos para o término em 1811. Na inauguração foi nomeada como Santa Cruz dos Militares e contou com a presença de D. João, seu protetor titulado.


A fachada da edificação foi a primeira construída em estilo neoclássico no brasil, para não perder o equilibro a sua torre sineira foi colocada na parte posterior do prédio, a moda de braga como é conhecida essa prática. Sendo a única igreja com essa característica na capital fluminense.



Mestre Valentim

O altar mor e os laterais foram talhados pelo Mestre Valentim, um dos mais importantes artistas brasileiros do período colonial. Das suas obras, o Passeio Público foi uma das mais importantes e ele teve participações no Mosteiro de São Bento e na Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Eu que sempre adorei história, adorava um livro do meu pai sobre o Chafariz do Mestre Valentim (que fica na Praça Quinze e que todo mundo estudou em algum período da vida). Ao saber que a igreja tinha a participação dele, foi como lembrar de alguns momentos de minha infância.

Mestre Valentim entregando projeto ao Vice Rei

Igreja Imperial

Em 1828, D.Pedro I concedeu o título de Imperial à Irmandade. Esse título D. Pedro II transferiu para si, pouco depois da sua ascensão ao trono brasileiro em 1840.

Foram provedores o Duque de Caxias, em 1870, e o Conde d'Eu, marido da Princesa Isabel e Ministro da Guerra de Pedro II. Dez bandeiras tomadas ao inimigo na batalha de Avaí, em 1868, foram entregues à Irmandade para serem depositadas na igreja, a pedido dos soldados.

 


Inspirações

A fachada adotou um projeto parecido coma Igreja de Gesù (Igreja de Jesus) em Roma e que se inspira na arquitetura da antiguidade.

Igreja de Gesú em Roma

Altar de Igreja

São três os altares do templo. No da Capela-mor está colocada a Cruz sobre o Monte do Calvário, tendo ao pé a imagem de N. S. da Piedade; mais abaixo estão a do Sagrado Coração de Jesus e a do Senhor Desagravado, que constitui uma das grandes devoções da Irmandade. O altar do lado direito é de N. S. das Dores, e o que fica à esquerda apresenta a imagem de S. Pedro Gonçalves.



Museu da Igreja

A igreja possui um museu para preservar os materiais ao longo da sua história, artigos de ouro talhados pelo mestre Valentin e inclusive a cadeira utilizada por Duque de Caxias em seu gabinete quando foi nomeado provedor, desenhos de Debret e as primeiras gravuras feitas da cidade. Essa área por ser muito preciosa, além de vários documentos do período colonial, a parte superior do lado direito não pode ser utilizada.


Ligada ao Vaticano

Ela é a única igreja do Brasil agregada diretamente à Basílica Vaticana, ato este sacramentado em Bula Papal de Pio XI em 1923. O prédio da igreja foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1936. O seu atual provedor é o Coronel de Artilharia Carlos Alberto Barcellos.

No alto de sua porta se pode ler "Aggregada a Basilica Vaticana".




Órgão Berner

Um dos poucos órgãos Berner da cidade inaugurado em 1934 e restaurado em 2007. Ficamos sabendo que é um tesouro da igreja e nem todas as pessoas podem operá-lo. Muito bonito mesmo e dá para ver de longe nas fotos.


O órgão é equipado com 2 manuais de 56 teclas cada um, uma pedaleira de 30 teclas, 18 filas de tubos, 22 registros e 1.100 tubos, conferindo um som maravilhoso que se difunde por toda a Igreja. Só existem dois outros órgãos desses no Brasil.

Na hora em que fomos escolher as músicas a Sra. Sonia Katz nos falou com muito orgulho do instrumento. Anteriormente até ocorreram alguns concertos na igreja pela presença dele. Eu em toda a minha ignorância musical só fiquei lembrando da cena do filme Os Goonies do Spilberg.




Festa do senhor Desagravado

Instituiu-se em 1845, a devoção do Senhor Desagravado, que teve origem em um fato ocorrido na igreja durante uns reparos de pintura que ali se executava.

Foi em 29 de julho, pela manhã. O operário português Augusto Frederico Corrêa, em dado momento, vendo sobre o altar do Consistório a imagem do Cristo morto, desacatou-a, dirigindo-lhe pesados impropérios. Advertido pelos companheiros de trabalho, respondeu-lhes que não temia a Deus e que “aquilo” era apenas um pedaço de madeira sem maior significação. Só acreditaria na existência do Cristo se ele o matasse às 3 horas (hoje 15 horas) daquele dia.

O trabalho continuou, e ninguém mais pensou no ocorrido. Quando o relógio anunciava justamente 3 horas, ouviu-se no templo um lancinante grito, e o operário caiu pesadamente no chão, em frente ao altar de N. S. das Dores, contorcendo-se em horríveis convulsões.

Conduzido em rede para a residência, à Rua do Senado nº 48, ali esteve durante três dias completamente desacordado; no dia 1 de agosto, porém, foi o operário encontrado completamente curado, abraçado a uma imagem da Virgem das Dores.

O acontecimento foi divulgado por toda a cidade, e o Bispo D. Manoel do Monte Rodrigues de Araújo, juntamente com outras autoridades eclesiásticas, dirigiram-se no dia 12 do mesmo mês ao local do delito, e ali entoaram preces em desagravo pela ofensa à imagem do Cristo, e Augusto Frederico Corrêa, de joelhos, pediu perdão pelo desacato, proferindo palavras de fé e arrependimento.

Desde esse dia, comemora-se anualmente na Igreja da Cruz dos Militares a cerimônia do Desagravo, que consiste em uma procissão interna, sendo a imagem conduzi da pelos irmãos, enquanto o capelão, durante o trajeto, reza em voz alta preces de louvor ao Altíssimo.

Piso Impressionante

Não tem nada a ver com o casamento, mas uma das coisas que nos deixou impressionados e como acontece em muitas igrejas é o piso. Na Santa Cruz dos Militares é impressionante a variedade do trabalho. Já vi inclusive alguns fotos de casamento ressaltando isso.

Você pode até pensar "Ah, esse cara é louco para falar do piso", mas gostamos muito mesmo desse detalhe.


Partes retiradas do Site Rememorarte

As fotos dos pisos foram tiradas do blog A Vida numa Goa