A nossa casa de festas (Casa de Festas Elite) lançou uma página no Facebook e fomos lá para participar e tal. Dentre outras conversas surgiu a das roupas dos convidados. Lembrei que nunca coloquei nada aqui sobre isso.

Para começar não acho nada deselegante colocar isso no convite. Parece óbvio, mas devemos sempre falar isso para as pessoas. Quem nunca soube de histórias ou viu em fotos de casamento convidados de jeans e camisa polo!? Não é porque o casamento é de dia ou não terá muitas formalidades é que as pessoas podem ir com qualquer roupa não. Se você não colocar no convite aí é que elas vão mesmo ao estilo moda praia!! Se fosse a um casamento de dia iria de terno cinza e gravata, ou algo mais leve. Só se estivesse algo diferente no convite para satisfazer a vontade dos anfitriões. Sem nada escrito, sempre formal.

Partindo desse princípio imutável para mim, estamos nesse dúvida do que colocar no convite. Eu sou favorável ao Passeio Informal e a Dani ao esporte fino. 
Deselegante ou não gostaria de ter isso no nosso convite para ver se nego toma juízo e coloca pelo menos um blazer. Vamos ver como vai ser e ainda falta muito para formularmos ele.



Como já falei aqui acho um absurdo a pessoa não se vestir a altura para ir a um casamento. Se não há nada no convite vá sempre de terno, gravata e paletó. É o mínimo para fazer jus ao investimento que os noivos fizeram!! Vai comer à vontade, tomar um whisky e sua mulher um espumante e você nem para colocar uma gravata e paletó para ficar bem nas fotos!!

Resumindo, algo formal, afinal o casamento é formal e as pessoas estão sendo convidadas e devem seguir isso em respeito aos noivos. Não vem com esse papo de “não gosto de colocar gravata não ou paletó!!” É um dia só, pelo amor de deus. Deixa de ser mulherzinha!! Não ir de gravata é até perdoável, mas um blazer ou paletó tem que ter sim.

Esses são os tipos de trajes escolhidos pelos noivos:

Black Tie ou Gala
Mulheres de vestido longo de tecido mais chique e trabalhados e homens sempre de smoking preto e os sapatos próprios envernizados no black tie. Isso está em desuso no Brasil, mas antigamente era muito comum.
O de gala normalmente é o uso de fraque ou casacas e mulheres sempre de longo.

Passeio Completo
Já falado aqui e para reforçar as mulheres de longo ou até vestidos nos joelhos. Nada de panicats, na boa!! Embalagem a vácuo deixa para a night.
Os homens de terno ou costume e gravata. Aqui no país normalmente os casamentos ocorrem à noite. Por isso invista em ternos escuros. Casamento de dia até rola um mais claro.


Passeio (ou Passeio Informal)
Segundo a Gloria Kalil é um meio termo entre o passeio completo e o esporte fino. O clima aqui é quente, até vai mais ou menos. Aceitaria não ter uma gravata em nosso casamento, mas um paletó ou blazer tem que ter.
Nesse caso os homens não precisam de terno, podendo usar blazer. A própria estilista recomenda se usar o terno colocar a gravata.

Esporte Fino
Na boa, para mim isso não existe. Como de fato ocorre, é o traje mais light tipo eu to cagando que a noiva pagou 6 mil para alugar o vestido e vou estilo pagodeiro mesmo pois só vim beber. Camisa polo em casamento não existe para mim.

Se visse esse traje em um convite iria no máximo sem gravata. Usaria paletó com camisa social e calça. De repente um blazer, mas sempre algo formal.

Aí você se pergunta: “Mas não vai se sentir deslocado não!?”. Eu não!! Quem está certo sou eu e não os outros. Geral sai pelado na rua e eu vou embarcar nessa!!?







Vou tentar convencê-la disso ao longo do tempo e não quero criar expectativa da atitude das pessoas, mas sim que estas vejam e se orientem. Não acredito que as pessoas deixarão de ir por causa de uma roupa que tem no próprio nome a palavra "informal".