Muitas noivinhas se perguntam o que fazer para ter um casamento elegante. Qual decoração, buffet, cerimonial, entre outros, devem ser contratados, a fim de conferir requinte ao enlace. No entanto, muito mais do que uma ficha técnica estrelada, o que confere elegância a um casamento ou a qualquer outro evento, pouco tem a ver com cifras, mas sim com regrinhas de etiqueta que devem ser adotadas em todas as ocasiões.

Assim, um casamento elegante possui convites entregues pessoalmente e dentro do prazo. Não convide pessoas em cima da hora, pois denota a impressão de que, mediante a recusa de alguns convidados, outros puderam ser inclusos. Também é deselegante enviar convites via correios, a menos que sejam para convidados de outras cidades/países. É feio, gente. Eu mesma já recebi um convite dessa forma de uma amiga que morava em um bairro super próximo. Entendo a correria quanto à proximidade da data, mas programe-se. Digo isso, porque, por já ter passado por essa situação, achei super indelicado.

Noiva que atrasa não é elegante. Pelo contrário, é uma tremenda falta de consideração com os convidados. Lembre-se que muitos se deslocaram de longe para te prestigiar, chegaram cedo e ainda serão obrigados a aturar um atraso constrangedor. Claro que imprevistos podem ocorrer, mas nunca programe um grande atraso premeditadamente. Caso tenha receio que seus convidados se atrasem demais, antecipe em 15 minutos ou meia hora (no máximo) o horário no convite. Mas jamais atrase mais de 15 minutos, principalmente, se houver outro casamento na sequencia.

Casamentos na igreja pedem um dress code adequado, não é legal um grande decote, por exemplo, se vc optou por uma cerimônia religiosa. 

Você é a anfitriã. Portanto, proporcione conforto aos seus convidados. Locais muito frios ou muito quentes não são agradáveis. Verifique se há assentos para todos, certifique-se de contratar um bom buffet, que sirva a todos, que mantenha as bebidas geladas. Além disso, tenha em mente que seus convidados possuem gostos diversos, portanto, opte por um cardápio diversificado. Não escolha os itens pensando somente no gosto pessoal dos noivos. Cuide para que haja bebidas dietéticas, itens que agradem as crianças. Caso algum convidado tenha alguma restrição alimentar severa, atente-se para isso tbm.

Cumprimente todos os convidados da festa. Sim, leva tempo. Mas pense que todas aquelas pessoas estão ali para te prestigiar e é muito chato, quando a pessoa vai embora sem ter uma oportunidade de falar com os noivos. No meu casamento, farei questão de ir de mesa em mesa e tirar ao menos uma foto com as pessoas que fizeram o possível e compareceram. Eu sei que isto está em desuso, pois demanda um grande tempo da festa e muitos casais preferem agradecer a todos os convidados pelo microfone. No entanto, nunca é possível dançar a festa inteira e acho que tirar uma foto rápida em cada mesa acaba poupando tempo na verdade, pois do contrário, os convidados, ao esbarrarem com os noivos pela festa, tenderão a pará-los para elogiar o casal, a festa, etc. 

Curta sua festa ao máximo, mas por favor, não fique bêbada! Rsrs É muito deselegante, além de não ter vantagem nenhuma em não se lembrar de detalhes no dia seguinte, apagar na noite núpcias ou levar de recordação uma baita dor de cabeça para a lua de mel. O mesmo vale para convidados. Fazer vexame no casamento alheio é imperdoável, além de uma falta de consideração tremenda com os noivos, que se desdobraram em mil, para organizar a melhor festa possível para todos. Menos é sempre mais. Exagerar no número de atrações, lembrancinhas, flores, arranjos, é over e tira o foco e o sentido principal da festa. Por isso, priorize itens, em detrimento de outros. Além disso, cada item contratado é um gasto a mais, e não vale a pena endividar-se para proporcionar aos outros algo além da sua realidade. É possível, sim, ter um lindo casamento respeitando o orçamento que se tem.

Por fim, é sempre muito elegante enviar um cartão de agradecimento pela presença e pelos presentes recebidos.

Desta forma, um casamento elegante tem muito mais a ver com a postura adotada, do que com supérfluos e exageros. Ser educada e gentil é sempre a maior das sofisticações.