“Toda unanimidade é burra”, já dizia Nelson Rodrigues...
quarta-feira, 17 de julho de 2013 20:34
Postado por Dani
Esse post surgiu após algumas experiências que tive ao ingressar nos preparativos do casório. Acredito que uma das primeiras providências que uma noiva toma assim que marca seu casamento é buscar referências de possíveis fornecedores, através de relatos de outras noivas. Pelo menos, comigo foi assim. Sempre é muito válido ouvir o que outras pessoas tem a dizer sobre profissionais a quem confiaram seu casamento.
Pois bem, esses relatos são super importantes, porém é ainda mais essencial que você mesma experimente o fornecedor, entre em contato com ele, verifique se há a empatia necessária, se o estilo de trabalho dele se adequa aos seus gostos e necessidades, ao tipo de casamento que vc pretende ter. Isso é primordial. Digo isso porque nesse meio, assim como praticamente em todos os outros, não há verdades absolutas. Não contrate alguém apenas porque ouviu 100% de impressões positivas de outras pessoas, pois o que as atende com excelência, pode não atender você. É fundamental que vc tenha suas próprias impressões a respeito do fornecedor, até pq, precisa contar com um time em que confie plenamente, para ter a segurança necessária que um evento deste porte exige.
Comigo aconteceu o seguinte: sempre tive uma grande preocupação com cabelo e make e busquei com a maior antecedência possível referências sobre esses profissionais, visto que costumam ter agendas lotadas. Todas as indicações apontavam para um mesmo nome. Havia pesquisado orçamentos anteriores (de datas próximas) e estavam dentro do que pretendia pagar, pelos serviços oferecidos. Como o profissional não fornecia orçamentos por e-mail (desconfie dessa prática, mesmo que fatores como deslocamento influenciem no preço final, percebi que é muito comum um fornecedor optar por não enviar orçamentos dessa forma para não se comprometer, uma vez que geralmente pratica preços diferentes, levando vários fatores em consideração – local da festa, poder aquisitivo aparente da noiva, entre outros), entrei em contato via telefone. E foi a melhor coisa que fiz, uma vez que o achei extremamente arrogante e estrela nesse primeiro contato. Acredito fortemente na sabedoria popular que diz: 50% de um negócio é o atendimento prestado, os outros 50%, o serviço em si. Um profissional arrogante, ainda que fosse o mago da maquiagem, não serviria para mim, pois trata-se de uma característica que abomino nas pessoas. E jamais me sentiria à vontade tendo uma pessoa assim ao meu lado, no dia mais importante da minha vida.
Por isso, repito: não contrate um fornecedor levando em consideração apenas relatos positivos alheios. Utilize-os sim, como referências, como norte, mas não deixe de tirar suas próprias conclusões a respeito. Depois desse episódio, passei por outros no mesmo sentido. Ouvia maravilhas de algumas doceiras, por exemplo, e quando agendava a degustação, me decepcionava, seja com o atendimento, seja com o produto em si. Infelizmente, muitas pessoas são tão facilmente sugestionadas pela fama de um determinado profissional, que não se atentam para possíveis falhas (muitas vezes gritantes) no seu serviço. Somente para ilustrar esse fato, esses dias mesmo fomos comemorar o Dia dos Namorados em um restaurante super bacana em um hotel do Leblon. Antes de decidirmos por ele, buscamos referências e havia muitos relatos positivos e também alguns negativos, reclamando do atendimento e dizendo que não valia o que custava. Fomos mesmo assim e foi tudo maravilhoso! Música perfeita, comida deliciosa, ambiente acolhedor e romântico e uma vista sensacional. Se tivéssemos nos orientado somente por opiniões alheias, buscando um local com avaliações 100% positivas, teríamos deixado de viver uma experiência maravilhosa! E assim é tudo na vida, se para tudo fosse necessário unanimidade, como seria sem graça a vida!
Avalie, pesquise, deguste, experimente, agende uma audição com os músicos que lhe recomendaram, bata um papo para sentir a vibe daquela cerimonialista famosa, tente averiguar de perto a qualidade de tudo aquilo que deseja contratar. Nada substitui a nossa avaliação a respeito dos profissionais. Tenho ouvido muitos depoimentos de pessoas que contrataram profissionais badalados, renomados, e tem encontrado diversos problemas no trato com os mesmos, por se tratarem de pessoas difíceis, inflexíveis, que negligenciam o desejo dos noivos. O resultado final pode até ser mesmo bom, mas será que vale o stress ou ter um casamento lindo mas que em nada remeta ao gosto do casal? Acredito ser muito mais válido contratar alguém que talvez não tenha fama, mas que trabalhe bem e esteja preocupado em ouvir vocês e lhes proporcionar um casamento do jeitinho que sonharam, qua não será igual ao de fulano ou beltrano, mas que será a cara do casal, mesmo que considere um cortina de voil brega (já ouvi fornecedora falar isso de uma cliente que a contratou e queria o item). Afinal, o conceito de brega é relativo, não? E, além disso, orientação é uma coisa, imposição do gosto pessoal e vontades são outras, bem diferentes.
Por isso, avaliem bem e cerquem-se de profissionais com quem tenham afinidade e sintam-se seguros com o trabalho executado. Nada paga ter paz no coração nesse momento de stress natural dos preparativos.
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18 de julho de 2013 às 08:40
Estou passando por isso... Em relação ao músicos. Estou em dúvida entre duas empresas e recebi só elogios para as duas. Até poderia escolher a com preço menor, mas resolvi marcar uma reunião pessoalmente, para poder me decidir.
Acho que a empatia conta muito! Às vezes é o que faz a gente deixar de fechar!
Adorei o post!
Bj
18 de julho de 2013 às 08:50
Tem toda razão!
Fiz orçamentos e visitas a fornecedores tops de mercado, e alguns só pela resposta de email, já risquei da minha lista, outros tive que visitar e riscar após a conversa arrogante!!
É exatamente isso que você falou, estrelismo pode faturar, mas não necessariamente faz o melhor serviço, tem muita gente com qualidade igual ou superior, que trabalha com muito mais humildade, que faz e acontece!!!
18 de julho de 2013 às 10:00
Mto bom ver que vc tem lucidez... rsrsrsrs
Ótimo post como sempre!!!
bjs
fernandamouta.blogspot.com
A noiva que só falta 8 dias!
18 de julho de 2013 às 14:32
Dani, você traduziu exatamente o que penso a respeito do assunto. Por aqui também temos aqueles profissionais superfamosos, mas que são altamente arrogantes e antipáticos. Não adianta, comigo não funciona.
Além do custo benefício, um fato que conta muito pra mim na hora de contratar é a empatia.
Penso assim: se essa pessoa tá me tratando mal nessa hora que ele tem que "me conquistar", imagina como vai ser quando já estiver contratado?
Corro léguas de gente assim! rs
beijos
19 de julho de 2013 às 01:14
Meninas, assino embaixo de tudo o que disseram. Empatia é fundamental, bom atendimento também, qualidade então, nem se fala. Temos sempre que ter o senso crítico muito apurado, pois nem toda recomendação é isenta de interesses escusos. E nesse mundinho dos casamentos, é muito fácil nos deixarmos influenciar pelo "canto da sereia" de alguns fornecedores, que, não raro, vivem de um passado glorioso e um presente decadente.
OLHO VIVO, SEMPRE! :)
6 de novembro de 2013 às 15:02
Nossa, Dani! Adorei esse post! Principalmente este trecho:
"Acredito ser muito mais válido contratar alguém que talvez não tenha fama, mas que trabalhe bem e esteja preocupado em ouvir vocês e lhes proporcionar um casamento do jeitinho que sonharam, qua não será igual ao de fulano ou beltrano, mas que será a cara do casal, mesmo que considere um cortina de voil brega (já ouvi fornecedora falar isso de uma cliente que a contratou e queria o item). Afinal, o conceito de brega é relativo, não? E, além disso, orientação é uma coisa, imposição do gosto pessoal e vontades são outras, bem diferentes."
Trabalho com decoração e realmente ainda não tenho anos de experiência. Porém, garanto que faço meu trabalho sempre ouvindo a opinião dos noivos, respeitando os gostos deles e, claro, o que cabe no orçamento dessas pessoas. Ao contrário de algumas decoradoras famosas que já conheci que querem fazer o casamento com aquele padrão de alta sociedade para depois poder colocar no portfólio que fazem casamento de luxo. ai, ai... Me cansa!
Bjo,
www.alegriadecasar.blogspot.com