Primeiramente, qual a diferença de um whisky 8 anos e 12 anos? Basicamente no whisky 12 anos temos a certeza desse tempo de envelhecimento. Pegue qualquer garrafa de Chivas, Johnnie Walker Black, Ballantine`s 12... e verá bem claro a informação.

Os ditos 8 anos são bebidas vendidas e fabricadas em larga escala, o tempo de envelhecimento não é necessariamente este. Um whisky para estar na categoria de Standard e de Scotch deve ser envelhecido por 3 anos apenas e um Bourbon 2 anos. Isso não irá interferir na qualidade de bebida e sim no seu gosto. Sendo um whisky 8 anos muito agradável sim de se beber. Como o tempo a ser considerado do whisky é sempre do elemento mais jovem utilizado nele, não temos a certeza da idade precisa em um Standard . Ficamos apenas com esse referencial de mínimo para a categorização (3 anos). Tente achar a idade descrita em um rótulo e não encontrará.

Atualmente o Red Label ganhou um apelo muito grande no Brasil e com isso temos as falsificações. Existem alguns que dizem que o Brasil vende mais do que a produção mundial dele pela Johnnie Walker. Por isso que eu sempre evito de consumi-lo fora de casa ou de local que não sei a procedência. Ele original é um excelente whisky, mas evito beber se desconfio.




Minha intenção com esse post é dar uma luz para quem nada conhece da bebida e quer tê-la em sua festa. Meu gosto por um 12 anos se baseia por achar o whisky mais encorpado e mais suave para beber. Se sabe que 70% do sabor e aroma de um whisky, vem do tempo de envelhecimento nos barris. Para quem gosta de bebida e aprecia de fato saberá do que estou falando. Sei também o perfil dos meus convidados e alguns bebem com frequência e sei que o Black Label agradaria a maioria. Meu pai até falou para colocar um 8 anos mesmo, mas eu queria o Black.

Então resumidamente você deverá saber o perfil dos seus convidados e o que você curte. Se não sabe o que ninguém bebe e quer ter a bebida, vai de um standard. Adoraria chegar a um casamento e ter um bom whisky sendo servido, eu estaria nem aí se é 8 anos ou 12 anos. É claro que se me perguntassem: “Qual o rótulo que você mais prefere beber?” eu falaria.

Se a sua intenção é misturar com Red Bull, opte por um 8 anos mesmo. Quando penso em um drink com whisky como Whisk Sour ou Crown and Coke, sempre penso em um standard. Ele irá agradar. Por favor, não faça essas misturas com um 12 anos. Todos os amantes do whisky agradecem.

Os exemplos abaixo serão de importados que com toda a certeza farão bonito na sua festa. São os que eu normalmente bebo. Lembrando que hoje você compra um Black Label por 110 reais e um Red Label por 80 pratas. Essa economia fará diferença quando falamos de quinze garrafas ou mais.

Um whisky leva em consideração muitos elementos para a fabricação e não vou me ater a todas as características. Vou me restringir apenas a ter um boa qualidade e apresentar um bom preço. As questões de aroma, tipos de malte, grãos, cor, tipo de madeira de envelhecimento... vocês pesquisam na internet. Como a intenção é dar opções a quem nada conhece, de nada adiantaria ficar descrevendo uma degustação de cada marca abaixo e também eu nem seria a melhor pessoa para tal. hehe

The Famous Grouse

O símbolo deles, a perdiz vermelha, me faz lembrar muitas datas festivas em minha casa. A marca tem mais de 200 anos de tradição e é um dos whiskys escoceses mais conhecidos. Ele tem um gosto leve e delicado e é muito apreciado por quem gosta da bebida.

Ele tem um aroma intenso e é bem agradável. Considero um bom whisky de dia a dia e um dos melhores dessa relação.

Ele tinha o nome de The Grouse, mas a popularidade foi tanta que posteriormente alteraram para The Famous Grouse. 

Preço na faixa de uns 70 reais.

William Lawson

Ele é um escocês de tradição oito anos e sempre com um bom preço. Estará na faixa de 50 reais e em muitas promoções de 40 a 50 reais.

Para quem quer conhecer um pouco mais da marca, veja os vídeos das campanhas no You Tube são excelentes. Eles contrataram a Sharon Stone para uma propaganda e ficou muito boa. O sloga deles é o “No Rules. Great Scoth”.

Preço na faixa de uns 50 reais.


Jameson Irish Whiskey

Ele é um whiskey mais estruturado, mais encorpado e que tem uma pressão maior ao bebermos sim. Ele é de origem irlandesa e o único exemplar que provei da região. A palavra Whisky só pode ser usada para os produzidos na escócia, por isso a denominação de Whiskey.

Acho que para quem está mais acostumado com um whisky encorpado, ele se encaixa perfeitamente. Se eu não me engano ele é o mais importante da Irlanda.

Ele é uma dos whiskys que mais cresceram nos Estados Unidos a última década. Se você pensa que o único whisky bom é o escocês está enganado. A irlanda é a terra de ótimos exemplares no mundo das bebidas como a Guiness e o licor Bailey`s. 

Preço na faixa de uns 70 / 75 reais.



Cutty Sark

Essa acho que é a melhor relação custo benefício, pois apesar do preço abaixo acabei achando ultra mega em conta na Black Friday. Outro escocês que apesar da fabricação ser de um tempo menor que os outros, já foi muito premiado. Ele é um exemplar que encontrará com muito frequência nos bares mundo afora.

Eu particularmos acho uma das garrafas mais bonitas do mercado e ele é muito agradável e de sabor suave. Achava que ele era um dos dez whiskys mais vendidos no mundo, só que nessa relação que coloquei abaixo ele não aparece. É uma pena, pois é um ótimo exemplar.


Preço na faixa de uns 60 reais.


"Enquanto houver gelo, haverá esperança!"