Quer saber o quanto alguém pode ser desagradável ou então testar sua capacidade de tecer comentários desnecessários (e não solicitados)? Conte a ela que vc irá se casar. É impressionante como as pessoas gostam de palpitar no casamento alheio.  É uma chuva de dicas, opiniões, alfinetadas, vindas, em 99% das vezes, de pessoas que nunca se casaram, nunca fizeram uma festa na vida e, sabe-se lá porque, estão completamente incomodadas com a sua.

A linha entre ser sincero e deselegante é muito tênue. Vc pode achar que uma festa é um grande desperdício de tempo e dinheiro, que vestidos modelo princesa são para festas de 15 anos, que bateria de escola de samba é item indispensável em um casamento, que vestido sereia é o must da estação  e por ai vai. Pode achar o que quiser, o que não lhe dará o direito de externar isso para os noivos. É feio, é deselegante, é desnecessário.  Primeiro porque cada um tem seu gosto pessoal, fazendo com que tudo se torne muito relativo. E segundo porque não mudará em nada a opinião deles e ainda lhe conferirá a imagem de pobre de espírito. Pobreza de espírito é infinitamente pior do que qualquer outro tipo de pobreza. O pobre de espírito é aquela pessoa que desdenha aquilo que não pode ter, é aquele tipo que sairá falando mal da sua festa, ainda que ela esteja impecável. Pelo simples prazer de criticar. É aquele ser, que achando que estará fazendo um bem enorme para a humanidade, dirá aos noivos que o champanhe não estava gelado o suficiente ou que o buffet não lhe agradou.  O que o pobre de espírito talvez não saiba, é a história por trás de todo casamento, as dificuldades que os noivos enfrentaram, pois certamente, ajuda ele não se ofereceu para dar.

Fico pasma com a falta de delicadeza e sutileza das pessoas. Pior é quando esse tipo de atitude vem de pessoas próximas e queridas, que se julgam muito espertas pq gastaram menos em suas festas, acham que fizeram um casamento perfeito e questionam todas as suas escolhas, na sua cara, na maior cara de pau. Boba é você, que é bem educada, e acaba ficando calada, ao invés de dizer que o bem casado do tal casamento cheirava a ovo e que o salgadinho do buffet fez 3 pessoas passarem mal por 3 dias. Mas ai você se lembra que não é pobre de espírito, que muitas coisas saem do controle dos noivos e que o importante, na verdade, é que as pessoas sejam felizes, independente de bem casado ou o que o valha.

Por isso, se vc que me lê neste momento, é um convidado, seja de um casamento ou de qualquer outro tipo de evento, tente ser uma pessoa bacana, no lugar de críticas, ofereça ajuda, valorize o convite que recebeu, saiba que ele poderia ser destinado a outra pessoa e não foi. Não comente o quanto a fotógrafa do fulano é melhor que a da noiva, não diga que os bem casados da fornecedora X (não contratados pelos noivos) são os melhores que já comeu... Eu poderia ficar aqui listando infindáveis situações constrangedoras que devem ser evitadas pelos convidados, mas prefiro acreditar que o bom senso prevaleça à pobreza de espírito e que aquela máxima já tão batida seja sempre entoada: na dúvida entre falar ou calar, prefira o silêncio. Não compromete a imagem e ainda preserva os dentes.