Quem nunca ouviu a famosa frase: “Vou me casar de véu e grinalda, e com tudo que tenho direito” que atire o primeiro bouquet! Rsrs Mas aposto que, assim como eu, você não sabia a diferença entre véu e grinalda. Ou poderia até saber, mas desconhecia que além desses famosos e tradicionais itens, ainda há a mantilha e o voilette. E você, bridezilla do meu coração, que já estava enlouquecida só de pensar em vestido, penteado e sapatinhos de cristal, descobre que tem também uma infinidade de opções para adornar sua bela cabecinha fervilhante. E pior, que precisam combinar perfeitamente com o estilo de vestido, cabelo e maquiagem que você escolheu! (Vou ali cortar os pulsos e já volto! Hahaha)


Bem, vamos às apresentações: 

Véu
O véu é o adorno de tecido leve, tipo tule, que cobre a cabeça, desce pelos ombros e termina na cintura quando curto, ou acompanha todo o corpo indo terminar no chão, quando longo. Há também o véu catedral, que é aquele extra longo, que deve cobrir as escadas do altar.


  
O curto, geralmente, é usado em cerimônias pela manhã ou a tarde, ou ainda realizadas em jardins ou chácaras. É um véu mais informal.

O longo, ao contrário, pede um vestido e um estilo de cerimônia mais formal. Normalmente é usado após às 20 horas e em ambiente fechado. Pode ter de 2,50 até 5m. Maior que isto é desnecessário e incomoda a noiva, já que provoca um esforço ao ser arrastado.




Podem ser simples, sem detalhes ou com algum acabamento: filetes especiais (cetim, sutache dourado, prata), bordado com pérolas ou miçangas ou mesmo um discreto bordado nas bordas.

Quanto mais bordado ou cheio de detalhes for o vestido, mais simples e discreto deverá ser o véu. Algumas noivinhas gostam que ele cubra o rosto e seja retirado apenas pelo noivo no altar.




Voilette
O volilette nada mais é do que um véuzinho usado para cobrir apenas uma parte do rosto. Na Europa ele é muito comum, mas o uso no Brasil ainda é tímido. Pode ser usado sozinho ou com acessórios como flores, plumas, etc. Geralmente pede cabelo preso, principalmente em coques. Deve acompanhar a cor do vestido e combina com todos os modelos. É um item indicado para casamentos diurnos, embora cada noiva faça suas regras no seu casamento. É charmoso e bem feminino.





Mantilha
Tem a mesma função do véu, diferenciando-se do mesmo pela maneira de usá-la, próxima a cabeça, como uma manta mesmo. Geralmente ela é mais trabalhada, feita em tule e bordada em renda e mais pesada também. Também pode ser curta ou longa, porém, a sua escolha requer mais cuidados. Caso o vestido da noiva seja rendado, a mantilha deve ser confeccionada com a mesma renda. O ideal é que o vestido nesse caso seja mais simples, e que preferencialmente não seja de renda nem tenha bordados.






Reza a etiqueta que o uso de um dos adornos listados acima exclui automaticamente o uso de qualquer outro. Ou seja, se vai usar véu, não dá para combiná-lo com voilette ou mantilha e vice-versa. Porém, com a flexibilidade das regras e a ousadia de muitas noivas, há alguns exemplos de uso combinado por ai. Como foi o caso da Sandy, que sambou na cara da sociedade ao usar voilette e véu ao mesmo tempo (vá você fazer o mesmo para ver o que acontece: vai ser massacrada em praça pública! Com as famosas é cool e vanguardista! Rsrs).





Grinalda

Para fechar o post, falaremos sobre a grinalda, que nada mais é, do que qualquer acessório usado pela noiva, e ai estão inclusas as tiaras, headbands, presilhas, fitas, laços, etc. Qualquer ornamento usado  para destacá-la das demais mulheres. Historicamente, o uso da grinalda era símbolo de status e quanto maior e mais opulenta, denotava maior riqueza. Sua função prática era de prender o véu firmemente no cabelo, mas hoje é mais um item de estilo. Existem diversos tipos de grinaldas, clássicas, modernas, românticas, e devem sim acompanhar o estilo do vestido, como todos os demais adornos listados aqui.





Independente do item que ornará sua beleza em seu casamento, a dica é sempre o bom-senso. Lembre-se que o conjunto deve ser harmonioso, por isso, o cuidado na escolha de brincos, pulseiras, braceletes ,também precisa ser ressaltado. Evite  exageros e a tendência de querermos tudo ao mesmo também! Lembre-se: vc é a noiva, e brilhará de qualquer forma. O delicado e elegante é sempre uma aposta segura.