Acho que uma das maiores preocupações dos casais nos preparativos de casamento é com o fluxo de caixa. Diante de uma infinidade de fornecedores a contratar, e questões diversas com que se preocupar - cerimônia, festa, lua-de-mel, casa nova, reforma, mobiliário, etc, etc, etc - é inevitável se questionarem se darão conta de tudo. Leia-se: terão a grana necessária para uma festa bacana, além de montarem a nova casinha, do jeitinho que sonharam. O casamento é, geralmente, um divisor de águas na vida de qualquer casal, pois são assumidas uma série de responsabilidades até então delegadas a outras pessoas. Não é mais responsabilidade de seus pais manterem a geladeira cheia, a comidinha fresca e a casa arrumada. Sim, o consumo de água, luz, telefone e internet é pago por alguém, e a conta será diretamente proporcional ao consumo (você entenderá os gritos de sua mãe para não se pendurar no telefone como nunca na vida! hehehe).Claro que muitos casais moram juntos antes do casamento ou até mesmo já moravam sozinhos, mas de qualquer forma, dividir a vida com alguém nunca é uma tarefa muito fácil. 

Assim, é fundamental que você e seu noivo (a) conversem muito a respeito de finanças. Não é raro as pessoas se unirem em momentos de dureza, pois são jovens e ainda tem muito a progredir em suas carreiras e o crescimento será conjunto. Essa fase é sempre complicada, pois não raro você estará deixando o conforto da casa dos seus pais, onde seu rico dinheirinho era gasto único e exclusivamente com roupas, viagens, sapatos, despesas com o carro e um curso ali outro aqui, ou seja, em benefício próprio, para dividir uma casa, uma cama, uma conta-corrente e todas as despesas advindas desse compromisso assumido. É por esta razão que muitos casamentos duram poucos meses, pois encarar essa nova realidade requer não apenas muito amor, mas muita maturidade também.

Para ajudá-los nessa tarefa árdua que mexe com o órgão mais sensível do corpo (o bolso) tcompartilho uma ótima dica de livro, principalmente para mocinhas consumistas como eu: As Mulheres e o Dinheiro - Controle o Seu Próprio Destino - , de Suze Orman, uma consultora financeira super badalada dos EUA, comentado por Gustavo Cerbasi, o mago brasileiro das finanças. Admito que ganhei o livro de presente do noivo (alguma mensagem subliminar no presente? hehe) e estou adorando. É super didático e com ótimas dicas para aprendermos a lidar com o dinheiro de maneira consciente e atraindo prosperidade para o resto da vida. Há um plano de autorresgate que tira qualquer noivinha do limbo, podem acreditar.

Vale a leitura, meninas!