Bem, que essa época do ano é de estouro dos cartões de crédito todo mundo sabe e sente no órgão mais sensível do corpo (#bolso). Então, esse post é justamente para ajudar noivinhas que já estão com o orçamento muuuito apertado, mas que têm dúvida sobre onde podem economizar sem colocar em risco a qualidade de festa.

Então, vamos lá!

1- Converse muuuuuuuuito. Caso você tenha amigas que irão ajudar com algum item, como preparar cupcakes, bordar monogramas ou porta-guardanapos, embora seja um presente (e como já dizia nossas avós, cavalo dado não se olha os dentes) é preciso explicitar bem como será a decoração da festa, as cores que serão utilizadas, para que não destoem do restante das opções. Dessa forma, com muita conversa, ninguém ficará chateado e você ainda contará com mimos personalizados que ninguém terá igual!

2-A comida servida no casamento é coisa de profissional. Não basta que seja gostosa, o buffet de um evento deste porte tem toda uma logística especializada para garantir que tudo saia perfeito. Os pratos precisam estar prontos na hora certa, a quantidade a ser servida é calculada, a reposição também. Por isso, não vale a pena deixar de contratar profissionais para este item, que é, sem dúvida, um dos mais importantes da festa. Uma maneira de economizar é optar por coquetel servido com mini-porções no lugar do jantar completo. Mães e sogras também estão proibidas de ajudar, pois ficarão exaustas e devem estar lindas e descansadas no grande dia. Lembre-se que o casamento é seu e é judiação colocar as mamães para trabalhar nessa data! hehe Doces e bem-casados só devem ser feitos por amigos quando tratarem-se de profissionais. O risco de surpresas desagradáveis é bem menor! rsrs

3- Saiba dizer não. Se você tem amigos que insistem em presenteá-la com itens que não dominem, saiba recusá-los, de forma delicada e educada. Diga que já estão inclusos no pacote da casa de festas, por exemplo. E ofereça o chá de panela para que possam ajudar, um evento informal e sem chance de erros.

4- Seja esperta. Caso o orçamento esteja apertado, bata muuuuita perna para achar um salãozinho simpático e mais em conta para chamar de seu. Opte por aqueles que sejam agradáveis mesmo sem estarem decorados, assim não será preciso gastar tanto em decoração para deixá-lo bonito. E lembre-se: não é necessário gastar rios de dinheiro para ter uma festa linda e do seu jeitinho!

5- Curta o seu Big-Day! Ok, não deu pra contratar a decoradora dos sonhos. Os chocolates não são da doceira mais badalada. A casa de festas não tem o sonhado jardim para fotos. Seu vestido não é Vera Wang. Mas, e daí? Curta o seu dia com a certeza que fez o melhor que pôde. Invista em alguns itens como buffet, fotográfo e decoração e economize no que for possível, como lembrancinhas com o famoso DIY e seja a noiva mais feliz e deslumbrante do mundo!