Esse assunto é o que mais povoa a mente de um recente casal. A dúvida é sempre recorrente: “com a grana do casamento eu dou entrada em um apartamento!”. Isso já foi mais do que falado aqui, mas existem pessoas que adiam o sonho da compra da casa própria para a festa e outras que conseguem conciliar os dois grandes sonhos dos brasileiros.

Nesse crescente ano da iniciativa imobiliária e das mais novas formas de se financiar um novo imóvel, ainda vive a teoria de que morar de aluguel acaba podendo ser uma forma de acumular capital pra a compra do imóvel. Recentemente estava comentando o assunto com um amigo e ele bateu pé que eu estava viajando, mas vamos a teoria e cada um tira as suas conclusões. Dinheiro, mulher e carro não se emprestam, portanto o que eu acho ou não acaba não sendo o importante. A teoria é o assunto e cada um toma as suas conclusões.

Antes de mostrar a teoria vou pedir para anularem os seguintes pré-conceitos:

1) “Alugar eu jogo o dinheiro no lixo e comprando eu pago algo meu” – Esqueça esse conceito, pois o objetivo é que em conjunto você acumule capital para a aquisição futura.

2) “O valor do financiamento é tão baratinho, melhor que alugar” – Isso não tem como, pois as vezes as pessoas comparam maça com banana. Antigamente o valor do aluguel girava em torno de 1% do valor do imóvel, hoje chega a 0,45%. O importante é comparar dois imóveis idênticos e de igual porte, tanto no aluguel quanto na compra.

3) “Se não comprar agora no início do casamento, não compraremos nunca” – isso é para quem não tem força de vontade, então não enquadro nenhum dos leitores hehe Quem tem saco de pechinchar mil fornecedores para fazer uma festa, terá um orçamento financeiro controlado e disposição de sobra!!

4) "Imóvel é o investimento mais seguro!!" - não é bem assim, considerando a rentabilidade adquirida pelo aluguel e mais  a valorização do imóvel (IPCA), nada nos garante que estejamos sujeitos a uma desvalorização (aparecimento de favelas próximas, mudanças do plano diretor, acidentes no imóvel e altas e baixas no mercado imobiliária). No Brasil, sem dúvida a segurança de ter um imóvel, um local seguro é tranquilizador, mas não é um investimento totalmente conservador.

A primeira vez que li essa teoria, foi no livro do Gustavo Cerbasi "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" e é no site dele que darei as referências para os cálculos. O mais importante é definir um objetivo de acumulo de riqueza e pensar que como somos jovens, assumir uma dívida de financiamento de quase 20 anos pode acabar tolindo um crescimento profissional (mudança para um emprego melhor mais longe de casa ou até fora da sua cidade).
Para isso e com os conceitos já exemplificados, vamos usar como parâmetro o preço mais ou menos de um imóvel de dos quartos aqui no RJ no valor de 360 mil (que isso, que absurdo!! Também acho). Para os dois casos da compra e aluguel usei o exemplo do empreendimento Spazio Redentore no Rio Comprido. Lá temos imóveis para alugar e para comprar (Links abaixo).

Imóvel: 370.000,00 reais (Valor da parcela a uma taxa de 0,68 ao mês – R$ 3.131,77).
Aluguel de um imóvel no mesmo padrão: 1500 reais.
Aplicando a diferença nos 20 anos teríamos o capital no final de: R$ 662.273,91 
(a uma aplicação de 0,4075% ao mês).

Daria para comprar mais de um apartamento!! Só com a diferença você compraria o imóvel em 161 meses!! (isso porque eu coloquei cenários beeeeeem conservadores mesmo!!).

Resumo:
Qualquer financiamento (independente da instituição) irá gerar JUROS e hoje no final do período você paga praticamente dois apartamentos.
Qualquer investimento irá lhe gerar JUROS e o conceito é em quanto tempo esses dois itens se igualam. Quanto tempo leva para você acumular o valor do imóvel com a diferença da prestação e aluguel.
Brinque também com a tabela do site Mais Dinheiro. O link está abaixo.

Independente da realidade ou não, adquirir uma propriedade é sempre bom e será um bem para os seus herdeiros. O mais importante é tomarmos a MELHOR decisão que podemos. Esse é sempre o objetivo.

Não quero contrariar quem comprou o apartamento e sim dar uma luz a quem hoje não pode comprar. Crie sempre o hábito de poupar algo, por menor que seja. Logo, logo o sonho se realiza!! O crucial é ter em mente o objetivo de acumular riquezas e a independência financeira.


Links:
Site do Gustavo Cerbasi – www.maisdinheiro.com.br