Então o tão esperado dia chegou e sim, você irá casar! E aí a primeira grande dúvida que bate é: em qual mês devo me casar? Afinal, as opções são muitas (doze!!! rsrs), cada uma com suas vantagens e desvantagens. Pânico?? Imagine para uma noiva indecisa like me (bridezilla mode on). heheh Com exceção das noivinhas que possuem uma data especial para o enlace e não abrem mão dela (o que não é o meu caso), essa escolha pode ser bemm chatinha!

Bem, para facilitar as coisas para as indecisas de plantão, seguem algumas diquinhas quentes sobre as características de cada mês, e o que apresentam de positivo e negativo (não, não existe um mês perfeito! rsrs).

Janeiro: A procura por casamentos nesse mês é pequena, o que pode reduzir bastante os custos para contratação de fornecedores. É tipicamente um mês de calmaria para o comércio (galera endividada depois do surto natalino! rsrs), portanto, as chances de barganhar são grandes. Porém, como nem tudo são flores, vale destacar o calor estilo maçarico ligadíssimo da temporada. Alto verão e você com aquele vestidão, veuzão, sapato de salto altão e toda trabalhada na maquiagem, que precisará ser retocada um milhão de vezes. Foras as chuvas loucas e intensas típicas da época. Além disso, a alta temporada leva às alturas o preço de pacotes turísticos.

Fevereiro: Mês de algumas flores muito utilizadas em decorações. Porém o calor ainda é intenso, as chuvas frequentes e a proximidade com o Carnaval requer um maior planejamento, já que muitos convidados viajam nesta época e muitos fornecedores estão em "recesso".

Março: Mês das orquídeas, flores lindas e badalíssimas em decorações (e nobres tá, não pense que estão inclusas no pacote porque não estão, não senhora!). O calor já está mais ameno, porém ainda cai muita água (são as águas de março fechando o verão, já dizia Vinícius).

Abril: ótimo mês para casamentos. A época das chuvas já terminou e as temperaturas são amenas, sendo uma excelente opção para casamentos ao ar livre. Além de não ser tão concorrido como maio, setembro e dezembro. Porém, possui como desvsantagem a gradativa elevada de preços das flores.

Maio: tradicionalmente conhecido como mês das noivas, segundo o IBGE perdeu seu posto para dezembro. O que significa uma agenda não tão lotada quanto parece. No entanto, o dia das mães encarece absurdamente o preço das flores, o que torna maio um mês caro para se casar.

Junho: Início do friozinho e mês das tulipas, flores muito requisitadas por noivinhas! E praticamente impossíveis em outras épocas do ano.Aumento do preço das flores, principalmente rosas, em função do Dia dos Namorados.

Julho: Mês de diversas flores típicas de decoração. O frio está no auge, podendo-se introduzir caldinhos e bebidas quentes no cardápio da festa.

Agosto: mês das superstições e por isso, renegado pelas noivinhas. Vantagem: oportunidade de negocioar valores pela baixa procura.

Setembro: mês concorridíssimo, início da primavera, estação das flores. Temperaturas amenas, pouca chuva e dias e noites belíssimas. Por ser concorrido, resulta em preços caros, agendas lotadas e fornecedores indisponíveis.

Outubro: primavera, época sem chuvas frequentes e auge das flores. Mês concorrido, devido aos remanescentes de setembro. Alta temporada para viagens devido aos feriados do período.

Novembro: início da temporada de calor, e também de chuvas. Primeira parcela do décimo terceiro.

Dezembro:  Décimo terceiro e facilidade para viajar devidos as festas de fim de ano e às férias coletivas e recessos de muitas empresas. Segunda parcela do décimo terceiro. Tem como desvantagens as fortes chuvas, o calor intenso e a agenda concorrida de fornecedores e convidados.

Concluindo: expostos os prós e contras mês a mês, a palavrinha mágica para que seu casamento seja um sucesso em qualquer época é planejamento. Como vimos, pontos positivos e negativos estarão presentes em todos os meses, o que fará a diferença é o seu envolvimento, e o cumprimento do seu cronograma. Agindo desta forma, não importará se a sua data será em  um mês concorrido ou caro, pois quem contrata fornecedores com antecedência não sofre com essas oscilações de preço. Além disso, muitos fornecedores trabalham com tabelas anuais, ou seja, no decorrer de todo aquele ano, o preço não poderá sofrer alterações. Por isso, fuja dos fornecedores abusivos, pesquise e contrate serviços de credibilidade no mercado. Além disso, atente-se para o calendário de feriados e eventos comemorativos e esportivos de sua cidade, pois como a data é marcada com muita antecedência, alguns podem passar despercebidos e causar sérios transtornos na organização. No mais, ame MUITO o seu diazinho, ele estará marcado para sempre na sua história e no seu coração.