Sempre considerei a cerimônia religiosa o item principal do casamento, sorte a minha que o noivo também. Claro que a festa é muito legal e também queríamos muito comemorar com nossas famílias e amigos, mas a cerimônia sempre foi a nossa prioridade. Por isso, um dos itens que mais me preocupava era a escolha do celebrante. A igreja que escolhemos possui o padre incluso, porém não sabemos como é seu estilo de cerimônia e, também, se há algum contratempo ou mudança de celebrante na paróquia, será o disponível na época que irá celebrá-lo. Sempre tive medo de ter um padre rabugento no casamento, ou que errasse o meu nome (isso é sério, já fui a um em que o padre trocou o nome da noiva o tempo todo, um horror!), ou que corresse com a cerimônia. Sonhei a vida inteira com uma cerimônia inesquecível e emocionante, então esse era um item de primeira necessidade.


E foi ai que começou a saga... Confesso que depois da minha primeira comunhão (e isso tem muuuuuitos anos) não frequento mais igrejas com regularidade e a única referência que tinha de padre gente boa e carismático ao redor era esse mesmo padre que me comungou, porém, infelizmente, ele faleceu há alguns anos. Então, realmente nao conheço um padre que pudesse celebrar meu casamento com a certeza de que ele faria do jeitinho que eu queria. O Marcelo também não conhece, ele é muito mais espírita do que católico, então estava difícil. 

Resolvemos buscar referências no melhor local que existe para tal: blogs de noivinhas! E chegamos a alguns nomes em comum em 99% deles: o Frei Brás e o Frei José Pereira. Eles são meeeeeeega disputados, então já imaginava que seria difícil, mesmo com um ano e meio de antecedência. E foi ai que veio o primeiro NÃO, mesmo casando em 2014 e em junho, não muito procurado devido a Copa do Mundo: o Frei Brás já tinha dois casamentos na minha data e pra complicar ainda mais, em Petrópolis, ou seja, impossível. Ele foi a minha primeira opção pois sua paróquia é no Rio Comprido, super perto pra mim e assim poderia frequentar algumas missas e conversar com ele. Diante do primeiro NÃO dos preparativos, liguei para o Frei José Pereira, pois  tinha lido inúmeras referências de como sua cerimônia é linda e inteiramente focada no AMOR. Nada de sermões chatíssimos. Nada de cerimônias demoradas ou corridas, mas na medida certa. E marcada pela pessoalidade: ele faz questão de conhecer os noivos e saber um pouquinho da história deles. O Frei não faz os votos tradicionais, o seu “Juramento do Amor” é inspirado no poema “Promessas Matrimoniais”, da Martha Medeiros. Olha que lindo:
 

O noivo diz:  
(noiva),eu quero pertencer a você
Quero ser seu companheiro
seu amigo, seu amante,
na dor e na alegria,
na aflição e no ânimo, 
na derrota e nas vitórias,
nas trevas e na luz.
Para isto, estou disposto
a colocar minha experiência de vida ao seu alcance.
Quero dar-lhe coragem quando você desanimar,
dar-lhe esperança quando você estiver descrente,
quero ser sua força e seu escudo
como me compete como homem
e mostrar-lhe o caminho sempre que a estrada da vida lhe causar embaraço
quero fazer você feliz, muito feliz, todos os dias da minha vida.
Conto para isto com a luz e a força de Deus.



E a noiva diz: 
(noivo), eu quero ser sempre sua.
Quero viver com você na dor e na alegria, 
nos momentos fáceis e difíceis.
Quero entendê-lo cada dia melhor,
quero amá-lo cada dia mais,
Quero dar-lhe ânimo, carinho e força no caminho.
Quero ser a mãe de seus filhos, a amiga de todas as horas,
sua companheira de jornada, a esposa fiel.
Não quero que seu amor pare em mim, mas eu seja apoio
para seu amor a Deus e aos outros.
quero fazer você feliz, muito feliz, todos os dias da minha vida.
Por isto, confirmo o meu amor por você diante de Deus e dos amigos.

 
fonte da foto: www.patriciafigueira.com
 

E não é que esse freizinho lindo e fofo tinha a nossa data??? Ai fiquei tão, mas tão, mas tãoooo feliz!!!


Então é isso gente, o Frei José Pereira será o nosso celebrante!!


Quem tiver interesse nele, entre em contato rapidinho, porque acho que dei muita sorte! Ele é super solícito e atende diretamente as noivinhas interessadas! Não cobra nenhum valor, a contribuição dada fica a critério dos noivos, no valor que desejarem. O máximo nosso freizinho!


Frei José Pereira
Contatos: 99889037 / 26913058 / 26912150 

Frei Brás
Contatos: 98017048 / 22736040