Em primeiro lugar vamos desmistificar uma coisa. A palavra Terno se refere ao conjunto de calça, colete e paletó. O uso de apenas o paletó e calça tem o nome correto de Costume. Eu sempre me referi errado e acredito que muitas pessoas pensem assim, então quando eu falar de Terno aqui estou me referindo ao conjunto das três peças.

O colete é um dos itens do terno completo. Normalmente quando se compra o terno a frente do colete possui o mesmo material, apenas o verso dele é de um tecido diferente como um cetim mais escuro da cor (bem perceptível nos ternos cinzas) e abaixo tem como se fosse um "cintinho" para o ajuste melhor ao corpo. Normalmente ele tem 5 botões e com exceção do último os restantes devem ser mantidos fechados.

O colete foi feito para aparecer, então ele não deve ficar todo escondido por baixo do terno. Deve aparecer um botão do colete, até dois botões no máximo.

Alguns recomendam o uso de suspensório de botões no uso do colete, já que o cinto pode fazer volume e matar um pouco o alinhamento do terno. Eu particularmente não gosto, ainda mais pensando em uma festa que é bem possível que no decorrer você vá retirar o paletó.  Você irá se movimentar e o suspensório não se comportará muito bem, por isso prefiro o cinto sempre.

Formalmente o terno deve estar fechado (nas orientações de fechamento dos botões que já comentei aqui), já na festa e no andar mais informal poderá ser aberto. O colete que não deve ser aberto, salvo depois de semi bêbado na festa hehe

Até onde eu sei (que não é muito) a camisa não deve ficar aparecendo entre o colete e a calça do terno, onde só deve aparecer as mangas e ombros de camisa. O colete é um complemento, por isso as idéias mais clássicas reforçam o conceito do mesmo material e estampa do terno para com isso compor o look.

Existe a possibilidade de usar um colete de tecido/estampa diferente do paletó. Dependendo da combinação pode ficar bacana, mas eu não acho que seja coerente para cerimônia do casamento. Lembre-se que chique é ser simples!!

Bem vindo ao terno de verdade!!