Finalmente, depois de muitos meses de paixão platônica, fechamos a nossa igrejinha querida: a Santa Cruz dos Militares, no centro do RJ. Desde que fui apresentada a ela pelo Marcelo, passamos a compartilhar do amor por esse lugarzinho especial. Tudo começou antes de nos conhecermos, quando o noivo foi ao casamento de um amigo lá e ficou encantado! E a primeira coisa que fez após começarmos a pesquisa sobre casamentos, foi me mostrar sua queridinha! E realmente, a igreja é muito linda!


Tão linda, tão a nossa cara, que sempre a tivemos como prioridade mesmo. Ao contrário de muitos casais que privilegiam a festa e tem uma casa para comemorar da qual não abrem mão, nós sempre priorizamos a cerimônia religiosa e queríamos muito que ela acontecesse na Santa Cruz dos Militares. Então, em todas as casas de festas que vistamos, levamos em consideração a distância com a igreja, se era contramão, o horário compatível e coisas do tipo. Até visitamos algumas totalmente fora do roteiro (em JPA), mas teríamos  que realizar a cerimônia no local e isso nunca foi a nossa vontade. No final, correu tudo bem e conseguimos conciliar as duas coisas! Fiquei tão feliz e aproveitei que estava na igreja para rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria em agradecimento. Não sou muito religiosa, mas tenho muita fé e sei que tudo que conseguimos e conseguiremos é por vontade de Deus. É ele que está tornando possível o nosso sonho e nos mostrando o melhor caminho a seguir, sempre.


Bem, a primeira coisa que pensei quando cogitamos essa igreja foi: deve ser caríssima! Primeiro por estar localizada no Centro, e depois, por ser histórica e pelo tradicional superfaturamento de igrejas situadas lá (vide Nossa Sra. do Bonsucesso, Nossa Sra. Do Carmo, Antiga Catedral da Sé, São Francisco de Paula, entre muitas outras). Concordo que são igrejas belíssimas, clássicas, super decoradas e de fácil acesso a quase todos os lugares. No entanto, desembolsar R$ 3.000,00 para pôr os pezinhos numa dessas não estava mesmo nos nossos planos nem no nosso orçamento. Para a nossa surpresa, a Santa Cruz custa a metade disso. E não tem as famosas loooooooongas filas de espera. Nossa data estava vaga e abrimos a agenda de 2014! Rsrs


Outra surpresa positiva foi a flexibilidade! Em meio a tantos contratos, multas e regras que permeiam o mundo dos casamentos, a igreja é super tranquila. Quer mudar a data? Pode. Quer trocar o horário? Pode também. Casar no ano seguinte? Tudo bem. E você não desembolsa mais um realzinho por isso.


Sim, ela possui seus fornecedores exclusivos de decoração e músicos (como 90% das demais igrejas). E se você quiser levar de fora? Pode, mas pagará uma taxa por isso (300 reais por serviço contratado com outros fornecedores, que pode ser dividido pelas noivas do dia). Confesso que não achei a taxa abusiva, mediante as que vejo sendo cobradas por ai. Em todo caso, pagando a taxa, a noiva tem a liberdade de escolher o decorador ou músico que quiser. 


Para quem tiver interesse, a igreja possui 03 horários para casamentos: 18:00h, 19:00h e 20:00h. Quem quiser casar com exclusividade paga pelos três horários. Está incluso passadeira, iluminação, celebrante e uma espécie de cerimonialista para organizar o cortejo. Toldo à parte. Quem quiser contratar estacionamento e manobrista paga a taxa de R$ 600,00.


Quem cuida da agenda de casamentos é a Dona Maria, uma fofa! Super atenciosa, respondeu a todas as mil perguntas que fizemos e se colocou à disposição para qualquer dúvida que surgisse posteriormente.


Mais um contratinho fechado com muito amor, gente! Deem uma espiadinha na igreja... Não é linda?? (a suspeita para falar! Hehe)







Fonte das fotos, exceto a acima: Fotógrafa Paula Jardim
Site: http://www.paulajardim.com.br