Após marcarmos a data, algumas pessoas se surpreenderam com a antecedência de 01 ano e quase 05 meses para o casamento, achando-a exagerada. O que pouca gente sabe, é que no início dos preparativos, a ideia era de nos casarmos em novembro de 2013. Até então totalmente leigos no assunto, não tínhamos noção dos custos e do enorme planejamento que torna o casamento possível. Só ai nos demos conta de que a data inicial era inviável. Sim, um ano era pouco, pelo menos para nós, que estamos fazendo o casamento sozinhos. E por mais uma série de razões.

Quando começamos a pensar na hipótese de nos casarmos "direitinho", na versão tradicional, eu era a pessoa mais indecisa do mundo. Isso é uma característica minha, ser confusa e insegura quando há muitas possibilidades de escolha. Até mesmo decidir se faríamos ou não a festa foi uma tarefa árdua. rsrs Decidimos mesmo em dezembro, depois de meses e meses. Hoje estamos super seguros da nossa decisão. E eu, a mais indecisa de todas as noivas do mundo, sei exatamente o que quero e como quero. Um espanto! rsrs Atribuo isso ao fato de termos tido tempo suficiente para avaliar todas as escolhas, com calma e a fundo. O que nos trouxe muita serenidade e paz de estarmos fazendo a coisa certa.


Confira as vantagens de planejar o casamento com antecedência: 


- ter o tempo a seu favor: quanto antes definir a data do seu casamento, mais tempo terá para pesquisar fornecedores, comparar preços, testar tendências. Além disso, após fechar contratos, terá mais tempo para efetuar os pagamentos, o que por si só, já é uma grande vantagem.


- Ter grandes chances de contratar fornecedores concorridos: Você sonha com aquele fotógrafo e já até imagina o seu álbum com aquele toque pessoal que só ele pode dar. Mas quando vai checar a agenda do profissional vem a notícia: infelizmente ele não tem a sua data! E ai você busca uma segunda opção, mas fica aquele gostinho de quero mais. Quando você tem tempo, é muito mais provável que a data esteja livre e ainda que não esteja, você terá um prazo muito maior para pesquisar outro fornecedor substituto.


- Ser uma bridezilla, sim, mas em grau muito menor: não estou dizendo que você não dará umas surtadinhas de vez em quando, mas certamente será uma noiva muito mais tranquila e segura das suas escolhas, porque terá verificado cada detalhe antes de acertar qualquer coisa. E, não tendo um cronograma apertado, e muito provável que você se divirta muito mais do que se estresse.


- Fugir das looooongas filas de espera de igreja e casas de festas muito procuradas: sim, existem locais que possuem fila de espera de 2 anos. Se você é uma daquelas que não abre mão de um determinado local nesse estilo, programar-se com antecedência é fundamental nesses casos. Tem igreja em que no dia em que a agenda é aberta, a fila começa as 3h da manhã! Gente, isso é sério! Aqui no RJ existem várias assim. Então, as noivinhas precavidas tem vantagem. E as datas! Hehe


- Aproveitar ao máximo as feiras de noivas: as grandes acontecem geralmente duas vezes ao ano. Quem marca o casamento com antecedência tem a oportunidade de desbravar algumas delas e fechar contratos em condições especiais e preços imperdíveis.


- Poder bater muita perna atrás do vestido ideal, sapato ideal, grinalda ideal: poder percorrer todas as lojas possíveis e imagináveis, salvar mil inspirações, participar dos bazares, nada disso tem preço! O tempo é sempre favorável ao poder de barganha das noivinhas!


A lista de vantagens é extensa, poderia listar mais um monte delas aqui. Mas ressalto também que isso não quer dizer que casamentos organizados em pouco tempo não possam ser lindos e muito bem planejados. Podem sim, mas será necessário um orçamento maior, certamente. E a correria e proximidade da data costuma deixar as noivinhas com os nervos à flor da pele. Então, sendo possível no seu caso, antecipe mesmo, planeje tudinho e curta muito essa fase, pois ela passa muito rápido!