Vou começar a entrar no assunto de vestuário, pois já defini como irei vestido e como sei que não mudarei muito até o dia (apesar das possíveis mudanças na moda, eu sou muito clássico). Vocês verão esses temas cada vez mais aqui.

Como já falado anteriormente, acredito sempre que a compra de um terno seja a melhor opção para os noivos. Para quem nunca usou, ter um terno no guarda-roupa é sempre um bom investimento e, além disso, a roupa será DE FATO sua. Falo da propriedade da roupa, pois é notório vermos o noivo com a roupa mal enquadrada ao seu corpo. Encontramos ternos dos mais variados valores, um encaixará no seu bolso.

O objetivo é ajudar na compra do terno para quem nunca comprou e que conheça as diferenças. Se você irá alugar os conceitos se encaixam também.

O ideal é que o terno caia corretamente em seu perfil, em primeiro lugar veja o que melhor se encaixa nos seus ombros, o comprimento e as mangas poderão ser ajustados, já o ombro não pode sobrar e nem faltar. A minha escolha será sempre o terno preto, mas o azul marinho e o chumbo poderão ser vistos com carinho também. Uma leve risca de giz é bem vinda. Opte por pelo menos 100 fios no mínimo para ser um bom terno. Vamos abaixo aos detalhes:

Comprimento do Terno
O comprimento do terno deve ser na altura da articulação do polegar ou cobrir a curvatura das nádegas. Qualquer coisa diferente disso fica parecendo que o terno não é seu.

Sinto bastante essa diferença em um dos primeiros ternos que comprei, pois ainda não sabia as medidas corretas e acabei meio enganado pelo vendedor.





Comprimento das Mangas
A camisa deve aparecer cerca de 1 cm por fora da manga do paletó. Essa situação eu acho que é a mais perceptível para verem que a roupa não é sua. Vale lembrar que ficaremos como um poste esperando a noiva entrar, então nada de ficar tipo fantasma.


Colarinho
O colarinho da camisa deve aparecer cerca de 1 cm também acima da lapela do terno. Não pode ficar aquela dobra, tem que respeitar o caimento em conjunto aos ombros.

Podem lhe falar qualquer coisa, mas isso é inquestionável, o colarinho da camisa nunca deve estar totalmente coberto pelo paletó.



Fendas
Normalmente você verá cortes de uma fenda apenas. Existe também a fenda dupla de origem inglesa. A ultima se encaixa melhor para quem está acima do peso pois é mais fácil para sentar. Existem ternos sem fenda, mas eu nunca mais vi algum e a grande maioria será de duas fendas.

Ao comprar e receber ajustado da loja retire a linha que prende a fenda. Nas lojas eles deixam fechados bolsos e fendas, não se esqueça de abrir ao receber o terno.

Uma vez um amigo veio reclamar comigo: “Poxa o seu terno é bem melhor que o meu, pois o meu bolso é FALSO”. Eu fui e abri o bolso dele e ele quase chorou de felicidade depois de alguns meses usando o terno e aquilo ali sem utilidade. Até hoje eu sacaneio ele. A Dani sabe de quem estou falando hehe


Botões
Os mais comuns são os ternos de 3 botões, mas graças ao Barack Obama que adotou o terno de 2 botões este voltou. A forma de abotoar é conforme a imagem abaixo. O último botão nunca é abotoado.

O que tenho lido é que o terno de 2 botões são para homens mais magros e para os baixos e o de três botões mais indicado aos altos e os gordinhos.


Repare que a abertura maior no peito e demonstração maior também da gravata no terno de 2 botões. 

Eu nunca tiver de dois botões e estou pensando em um para o momento.



Colete
Posteriormente falarei mais deste, que merece um post separado.

Mas ele foi feito para aparecer e não deve ficar totalmente escondido por dentro do terno. Cerca de um botão dele, até dois botões podem aparecer. Ainda mais se usar o terno de 2 botões é provável que ele apareça mais mesmo.

Na foto dá para ver a sobra bem nítida do colete que é de tom diferente do terno. Eu prefiro de mesma cor e estampa.





Bainha da Calça
A bainha deve estar a cerca de 1 cm acima do salto do sapato. A bainha dobrada não é muito mais bem aceita. Prefira a bainha comum. Depois de um tempo usando a bainha dobrada você irá perceber que aquilo ali é um acúmulo de poeira. Graças a Deus essa moda acabou que nunca foi muito bonita. Para ter um terno atemporal peça ela reta.

Tá na moda terno Fit e nele a bainha é entorno de uns 3 ou 4 cm do salto.



Esse é o padrão para que possamos dizer: “Esse terno está ajustado a essa pessoa”. 

Depois falarei de outros itens que são mais ao gosto de cada um e a meu ver são neles que entram a personalidade de cada noivo. De resto todo o noivo deve ter um terno com essas bases descritas.

Tentei mostrar o meu gosto e um pouco da experiência em usá-los diariamente. Boa sorte na aquisição!!